5
Entreverdes e aventuras

Expedição Katere - Parque Nacional do JauAmazônia

Roteiro de 5 dias 4 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 10.530,00

Sobre Amazônia

A Viagem

O maior parque florestal de água doce do mundo ainda guarda enigmas a serem desvendados. Pela logística relativamente complicada de acesso, suas trilhas, cachoeiras e igarapés são turisticamente muito pouco explorados. Macacos, preguiças, botos, pacas e aves podem ser observados em pernoites na selva, ou do rio, próximo à hora do pôr-do-sol. Na estação da seca, as ariranhas são o destaque. Comunidades ribeirinhas, com genuínas manifestações culturais nortistas, dão o toque humano a uma região onde a natureza ainda comanda o espetáculo. O sistema aquático do Parque e composto por 3 grandes rios (Unini ao norte, Carabinani ao sul e Jaú ao centro) e uma infinidade de pequenos igarapés de águas negras. O nível de água destes rios apresenta uma grande variação durante o ano. O roteiro apresentado aqui se refere ao período da cheia (mar-jul). As matas encontradas nas margens dos rios são chamadas de Matas de Igapó, e são submetidas a períodos de 6 a 8 meses de inundação durante o ano. As matas não alagadas são conhecidas como Floresta de Terra Firme. Esta é a típica floresta tropical úmida, com árvores que chegam a mais de 35 m de altura, como a Samaúma. Sua diversidade chega a 200 espécies por ha.

Recomendado para quem dispõe de pouco tempo mas procura uma experiencia mais completa.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Manaus / Novo Airão / Anavilhanas

Traslado e embarque 09hs em veículo climatizado. Chegada a Novo Airão próximo a hora do almoço. Almoço a bordo. Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf. Inicio da Expedição Katerre pelo arquipélago de Anavilhanas. Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras. Parada para banho com boias no Rio Negro. Retorno a embarcação, prosseguimos navegando até o Mirante do Madadá. É servido um leve jantar a bordo. Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 pisos com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.

Traslado aeroporto / hospedagem
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
2º dia

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá. No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com bóias no Rio Negro. Retorno à embarcação. Zarpamos com destino a Praia do Sono. Pescaria de piranhas e visita a comunidade. Pernoite ancorado na praia (seca) ou no igarapé (cheia).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
3º dia

Parque Nacional do Jaú

O dia amanhece na Praia do Sono. No caminho para o Parque Nacional do Jaú, parada para conhecer as ruinas de Airão Velho e petroglifos (cheia). Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque. Pequena caminhada para visitar a grande aárvore da Amazônia, a Samaúma. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos. Estação da Cheia: ancoragem e incursão pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis). Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
4º dia

Parque Nacional do Jaú

 Ancoragem na Comunidade do Aturiá – passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, brincadeiras com as crianças, futebol, artesanato. Visita a arvore gigante na floresta próxima à comunidade. Trilha aquática em canoa de pescadores, para visualização do macaco Bicó e outros animais da região. Banho na cachoeira do rio Jaú (estação da seca).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
5º dia

Parque Nacional das Anavilhanas / Manaus /Origem

Viagem de retorno Jaú-Novo Airão. Em Novo Airão, interação com Botos Cor de Bosa. City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, e atrações da cidade. Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar. Traslado Novo Airão - Manaus, chegada prevista para 15:30 hs.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

Obs.: Para efeito de preservação do roteiro, alguns nomes de logradouros são fictícios. As atrações permanecem fidedignas.

A empresa se resguarda de direito de proceder modificações do roteiro apresentado de acordo com o nível do rio, condições de navegação ou condições climáticas que possam interferir na atividade proposta.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Poncho para chuva

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna
  • Powerbank

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Amazônia

Abaixo mais opções de roteiros para a Amazônia, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros