7
Entreverdes e aventuras

Cicloturismo Rota do CacauIlhéus / Itacaré

Roteiro de 7 dias 6 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 7.500,00

Sobre Ilhéus / Itacaré

A Viagem

Esse roteiro nos convida a uma imersão no universo do Cacau e do Chocolate, conhecendo sua história, patrimônio e gastronomia, através de bucólicas fazendas seculares e paisagens diversas marcadas pela diversidade da Mata Atlântica. Ficaremos hospedados em pousadas charmosas em Ilhéus, Serra Grande e Itacaré. Durante nossa aventura iremos pedalar, caminhar e remar por paisagens naturais de grande beleza protegidas por uma série de Unidades de Conservação, como APA Itacaré/Serra Grande, considerada reserva da biosfera pela Unesco por sua beleza natural e diversidade de fauna e flora e o Parque Estadual da Serra do Condurú. Mais do que uma viagem de bicicleta, essa é uma jornada de imersão sensorial e cultural na identidade de uma das regiões mais belas, e ainda pouco conhecidas do sul da Bahia.

Destaques: Pedal por estradinhas de terra, vicinais e por praias desertas com as nossas excelentes Mountain Bikes Cannondale, passando por fazendas de cacau, cachoeiras e lagoas; Caminhadas a beira mar e pela Mata Atlântica; Remada de canoa havaiana ao pôr do sol em Itacaré; Degustação de chocolate de origem e muito mais.

Para quem é essa viagem? Essa viagem é indicada para pessoas de espírito aventureiro, fisicamente ativas, que valorizem experiências autênticas na natureza, combinando esporte, cultura e boa gastronomia. Pedalaremos entre 20 e 35 quilômetros por dia, sempre com o suporte do nosso carro de apoio e equipe de guias, o que permite que ciclistas iniciantes e famílias (idade mínima 14 anos) também vivam essa experiência de forma segura e confortável. Não precisa ser um ciclista experiente, mas o viajante deve gostar de andar de bicicleta, ser fisicamente ativo e ter espírito de equipe.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Ilhéus / City tour

Após traslado a pousada e almoço (não incluso), faremos um passeio em Ilhéus para conhecermos a história e os marcos arquitetônicos da principal cidade da Costa do Cacau, imortalizada pela literatura de Jorge Amado e pelo ciclo de prosperidade relacionada a lavoura cacaueira. No fim do dia faremos o ajuste da bikes e teremos uma conversa sobre a programação dos próximos dias e instruções de segurança.

Obs: Recomenda-se chegar ao aeroporto de Ilhéus até as 12h30.

Hospedagem em Ilhéus.
Almoço e jantar no local de sua preferência (não inclusos). Sugestão: Restaurante Vesúvio

Hospedagem em pousada
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Travessia Ilhéus / Serra Grande (35km, relevo plano)

Após o café da manhã sairemos do hotel com nossas bikes, rumo ao vilarejo de Serra Grande, num percurso de aproximadamente 35 km, dos quais 25 km pela praia marcada por coqueirais e pequenos rios. Este percurso plano pela praia, realizado na maré seca no início da viagem, é
ideal para irmos entrando no clima na Bahia e adaptação aos equipamentos.

Hospedagem em Serra Grande.
Almoço e jantar no local de sua preferência (não inclusos). Sugestão: Toca da Tapioca

Hospedagem em pousada
Café da manhã
3º dia

Serra Grande e seus segredos (16km de bike com 260m de altimetria + 9km de caminhada)

Hoje faremos um passeio de bike pela bucólica vila de Serra Grande, conhecendo seus principais mirantes e represa. Depois seguiremos por estradinhas de terra até a Fazenda Juerana Milagrosa, uma das fazendas de cacau mais bonitas de preservadas da região! Rodeada pela Mata Atlântica nativa, esta fazenda protege incríveis cachoeiras, lagos, rios e mirantes em sua Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), além de produzir cacau orgânico, demonstrando que é possível conciliar conservação e produção sustentável. Faremos uma caminhada leve, de aproximadamente 30 minutos, pela mata e plantações de cacau, até chegarmos a sua cachoeira “Milagrosa”. Recarregaremos nossas energias com um delicioso almoço vegetariano, preparado com ingredientes frescos da fazenda. Após uma merecida “ciesta”, a depender da disposição do grupo, faremos um pedal por um single track (trilha) até a Foz do Rio Tijuípe, um dos locais mais belos, preservados e selvagens de toda a Costa do Cacau. 

Hospedagem em Serra Grande.
Almoço na Fazenda Juerana Milagrosa (incluso) e jantar no restaurante de sua preferência (não incluso). Sugestão: Beco Burguer, Pizzaria da Praça.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço
4º dia

Biodiversidade, chocolate e praias (40km, 387m de altimetria)

Iniciaremos o dia pedalando por uma estrada vicinal sombreada pela mata atlântica preservada pelo Parque Estadual do Conduru, no alto de um platô, o que garante muitos locais com vista panorâmica para o mar azul da Bahia, além do frescor da brisa atlântica que nos acompanhará ao longo do dia. Visitaremos uma Fazenda que produz cacau, chocolates, baunilha em favas e laticínios deforma orgânica, onde seremos recebidos pela simpática e talentosa proprietária, que nos aguardará com um brunch preparado com ingredientes frescos e claro, chocolates. Após um breve tour pela propriedade e bem hidratados/alimentados, faremos uma parada para banho em uma lagoa próxima ao Parque Estadual do Conduru, e retornaremos pedalando pelas praias do Sargi e Pé de Serra até o Hotel. Fim de tarde livre para curtir o fim do dia e acompanharmos a chegada dos pescadores em suas jangadas.

Hospedagem em Serra Grande.
Brunch na fazenda (incluso)

Hospedagem em pousada
Café da manhã
5º dia

Caminhada das 4 Praias + Canoa Havaiana (6km de caminhada e 3km de remada, aprox.)

Hoje conheceremos 4 praias paradisíacas de Itacaré: Itacarezinho, Engenhoca, Havaizinho e Gamboa. Após deslocamento de aproximadamente 20 minutos de carro iniciaremos uma caminhada suave pela Mata Atlântica até a praia de Itacarezinho. Seguindo por uma trilha
fechada e pela costa chega-se a deserta praia da Gamboa, e depois a praia de Havaizinho. Com mais 30 minutos de caminhada chegamos a praia da Engenhoca, indicada à prática do surfe pela qualidade de suas ondas, e com estrutura de quiosques para uma água de coco gelada, petiscos e tapiocas. No fim de tarde faremos uma remada em canoa havaiana pelas águas calmas da foz do Rio de Contas, que permite apreciarmos o pôr do sol sob uma perspectiva única. Atividade em equipe, que não requer experiência prévia, ideal para fechar o dia de uma forma especial.

Hospedagem em Itacaré.
Almoço e jantar em Itacaré, no restaurante de sua preferência (não inclusos).

Hospedagem em pousada
Café da manhã
6º dia

Taboquinhas e Vila Rosa (29km bike, 345 altimetria)

No dia de hoje descobriremos os segredos da bucólica Vila de Taboquinhas (zona rural de Itacaré), que na primeira metade do século XX foi um importante polo cacaueiro. A partir de Itacaré pedalaremos por pista de asfalto em estrada pouco movimentada, paralela ao Rio de
Contas e com trechos sombreados até o centro de Taboquinhas e seguiremos à charmosa Fazenda Vila Rosa, onde seremos acolhidos por seu lindo jardim, piscinas naturais e lago que nos convidam a um banho. Faremos uma visita guiada para conhecer o processo de colheita, fermentação e secagem do cacau e fabricação artesanal de chocolate, com degustação. Almoço (não incluso) em um restaurante típico às margens do Rio de Contas, com uma vista incrível, e retorno realizado a Itacaré de barco.

Hospedagem em Itacaré.
Almoço no Rio de Contas e jantar no local de sua preferência (não inclusos).

Hospedagem em pousada
Café da manhã
7º dia

Itacaré / Ilhéus / Origem

Após o café da manhã, retorno para o aeroporto de Ilhéus e embarque à sua cidade de origem.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

Orientações para o planejamento da chegada e partida à região
- O acesso de chegada e partida é realizado pelo Aeroporto de Ilhéus. Recomendamos que os participantes cheguem no dia 1, preferencialmente na parte da manhã (até as 12h30), para aproveitar o passeio pelo Centro Histórico de Ilhéus.
- No último dia está previsto um único transfer de Itacaré a Ilhéus (aproximadamente 1h40 de duração). Nesse sentido, com base no horário de retorno do grupo, iremos agendar o transfer para um horário que possa atender a maioria dos participantes, sem a necessidade de traslados adicionais (não inclusos).
- Caso prefira antecipar ou prolongar a estada na região, nossa equipe poderá auxiliá-lo na reserva de hospedagens e outros serviços.

Equipamentos
- Trabalhamos com a linha Trail da Cannondale. Bicicletas aro 29, com freio a disco hidráulico, suspensão dianteira, um quadro moderno com posição de pilotagem confortável e uma relação de marchas leve que garantem a segurança, o conforto e a performance ideal para nossas vivências. E também com as Marcas Oggi, Caloi e as espanholas Megamo e Merida (aro 26). Todas com suspensão dianteira e freio a disco.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para Itacaré

Abaixo mais opções de roteiros para Itacaré, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos