Sobre Jalapão
A Viagem
No coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, com seus rios de água pura e cristalina, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva existe uma das últimas regiões onde a Natureza se mantém intacta: o Jalapão.
Chamado de Deserto do Jalapão, é na realidade um grande Oásis, pois, apesar do solo arenoso, esta região serrana possui nascentes e belas cachoeiras, além de uma grande diversidade de Flora e Fauna do Cerrado. O início é em Palmas, capital do Tocantins, e a jornada de encantos e descobertas é feita em veículos especialmente adaptados.
As atividades do roteiro são variadas: Caminhadas e banhos em praias fluviais, canoagem e safári fotográfico, contemplar o Pôr-do-Sol do alto das Dunas e o brilho das estrelas ao redor de uma fogueira amiga... E além da lembrança do que vai vivenciar você poderá trazer o artesanato feito com o nobre Capim Dourado.
Imperdível!! Você tem que ver.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Vivencie o Jalapão com muita comodidade e atividades para não esquecer mais a viagem!
Origem / Palmas
Chegada em Palmas, capital planejada e a mais nova do Brasil. Recepção no aeroporto e traslado para acomodação em Palmas no hotel / pousada Girassóis. (28 km em asfalto). Pernoite em Palmas.
* Traslado para a pousada incluso para todos os voos da TAM, Gol e Azul com chegada em Palmas às sextas, a partir das 08h da manhã até as 01h30 da madrugada de sábado.
Palmas / Jalapão / Cânion Sussuapara
Após o café da manhã em Palmas, aproximadamente as 08h15, sairemos em direção ao Jalapão. (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho passaremos no distrito de Taquaruçu, um dos pólos de turismo da capital, e almoçaremos na cidade de Ponte Alta. Aqui acaba o asfalto e a cidade é o último local onde se pode comprar protetor solar, repelente, e demais itens que precisar. Após almoço, iremos visitar o Cânion Sussuapara, um verdadeiro oásis e bem refrescante. O acesso ao cânion é uma trilha de caminhada curta, com descida e subida íngremes em terreno firme de cascalho e terra, com trechos dentro de água e sobre pedras (aprox. 400m de ida e volta). Seguiremos então em direção à misteriosa Serra da Muriçoca, onde no caminho cruzaremos as nascentes do rio Vermelho margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, se vislumbra toda a imensidão do Jalapão e podemos identificar a Serra da Jalapinha, a Serra do Espírito Santo e mais longe no horizonte a Serra Geral da Bahia. Ao final do dia chegaremos ao Safari Camp Korubo (120 km em estrada de terra), localizado às margens do rio Novo, onde o guia e colaboradores irão apresentar e dar dicas sobre o dia a dia no camp. Após um drink de boas-vindas será servido o jantar. Pernoite no Safari Camp Korubo.
Canoagem no Rio Novo / Dunas
Neste dia, para os mais dispostos, sugerimos solicitar ao guia que nos acorde bem cedo para irmos até o Mirante do Safari Camp, onde apreciaremos o nascer do Sol atrás da linda Serra do Espírito Santo. De lá também é possível utilizar o telescópio terrestre para avistar as serras ao redor do camp e as falésias que formam as Dunas do Jalapão.
Após o delicioso café da manhã às margens do rio, serão dadas as instruções sobre o uso e a prática da Canoagem. Sairemos da prainha do Safari Camp, onde desceremos o rio Novo, apreciando sua natureza selvagem (aprox. 01 hora – nível fácil, contemplativo). O rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia branquinha forma belíssimas praias, que nos convidam a todo instante à nadar e mergulhar em suas águas puras e cristalinas, tendo também um toque de aventura e emoção em suas corredeiras. Retornaremos ao Safari Camp para almoço. À tarde após um merecido descanso no redário ou prainha do Safari Camp, faremos um passeio até as Dunas do Jalapão (traslado de 18 km ate o início da trilha, de nível fácil). No trajeto passaremos pela Comunidade do rio Novo com uma breve parada na ponte para fotos do rio e suas corredeiras. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas, formando um visual surreal e de natureza pujante com gigantescas falésias que mudam de cor de acordo com a luminosidade proporcionando um belíssimo pôr-do-sol. Jantar e pernoite no Safari Camp Korubo.
* Nos meses de Agosto e Setembro, a Canoagem será substituída pela trilha no Cerrado.
Fervedouro do Soninho / Cachoeira da Formiga / Mateiros
Após café da manhã, partiremos para o fervedouro e cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que nasce é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas; é pura diversão. No percurso atravessaremos o Vale do rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. Do lado esquerdo estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos ajudam a formar o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. Esta rota é rica em visuais e isto convida aos viajantes a se posicionarem nas janelas e mirantes dos veículos para sentir o ar puro, apreciando a paisagem, e tirar fotos. Chegada ao Fervedouro do Soninho (75 km em estrada de terra). No local também é possível tomar um banho nas águas do rio Sono, um dos principais afluentes do rio Tocantins, onde a água gelada contrasta com a água quentinha do fervedouro. Dependendo da disponibilidade e de tempo, poderemos também visitar o Fervedouro do Ceiça - Glorinha (pequeno fervedouro com capacidade limitada). Almoço no posto avançado da Korubo próximo ao Fervedouro do Soninho. Saída em direção a Cachoeira da Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda, uma experiência única no Jalapão. Partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde se pode usar o celular e comprar artesanato do capim dourado, sorvete, etc.... Jantar e pernoite no Safari Camp Korubo.
Mirante da Serra do Espírito Santo
Pela manhã sairemos para a Trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo (24 km em estrada de terra). Este local selvagem e misterioso possui vista panorâmica de toda a região do Jalapão de onde poderemos também ter uma noção de como se formam as famosas Dunas através das forças hídricas. Caminhada de 8 km com subida íngreme de 800m no início da trilha e o restante em terreno plano e firme. Retornaremos ao Safari Camp para o almoço. A parte da tarde será livre para curtirmos o acampamento ou para uma caminhada leve nas proximidades. Jantar e pernoite no Safari Camp Korubo.
* Os passeios do roteiro são de níveis fáceis, porém a subida do Mirante da Serra possui nível médio e envolve grande esforço físico, não sendo recomendada para pessoas com problemas cardíacos, de idades avançadas ou sedentárias. Estes clientes deverão permanecer no Safari Camp curtindo o maravilhoso rio Novo e suas trilhas no entorno.
Cachoeira da Velha / Palmas
Após o café da manhã, visitaremos a Cachoeira da Velha (70 km em estrada de terra). Esta é a maior cachoeira do Jalapão, com suas imponentes quedas de 25 metros em forma de ferradura. Depois caminharemos por uma trilha leve até chegaremos a prainha da Cachoeira. Local extremamente agradável e sombreado com águas rasas e cristalinas. Após lanche, hora de retornarmos a Palmas. Chegada ao hotel / pousada Girassóis em Palmas. Pernoite em Palmas.
Extensão Serras Gerais
Após a visita à Cachoeira da Velha e Prainha, ao invés de retorno para Palmas, parada para pernoite em pousada simples em Ponte Alta.
Palmas / Origem
Neste último dia da viajem, teremos a manhã livre e transfer para o aeroporto de Palmas.
Extensão Serras Gerais
Lagoa do Japonês / Pedra Furada (6º dia)
Após café da manhã, saída em direção a Pindorama do Tocantins. Pindorama é um município localizado nas Serras Gerais do Brasil, e da lá iremos para a Lagoa do Japonês.Total de 57 Km de Asfalto e 28 Km de Estrada de chão. Serras e paredões de calcário surgem no meio do cerrado e formam um verdadeiro oásis. De dentro de uma linda gruta de calcário, há uma nascente de água cristalina formando uma das lagoas mais bonitas da região. Um cenário perfeito para flutuação, snorkel ou simplesmente relaxar em suas águas transparentes. Parada para almoço. Na parte da tarde, saída para contemplação do pôr do Sol na Pedra Furada (35 Km de Ponte Alta). No caminho teremos uma parada para um banho refrescante em uma cachoeira que leva o mesmo nome por estar localizada bem próxima da pedra. Um gigantesco conjunto de blocos areníticos conhecidos como Morros Testemunho foram esculpidos pelos ventos há milhões de anos e reinam solitários na paisagem. Sua beleza cênica dá um toque místico ao atrativo. Ao final da tarde, revoada de pássaros chegam ao local onde se aninham para passar a noite que em conjunto com o pôr do sol proporcionam um belo espetáculo. Retorno a Ponte Alta para jantar e pernoite na pousada simples.
Ponte Alta / Origem (7º dia)
Neste último dia da viajem, após café da manhã, retornaremos para o aeroporto de Palmas.
Programação padrão (7 dias)
* Traslado para o aeroporto realizado em qualquer horário entre 03:00 da manhã e 18:00 hs.
Extensão Serras Gerais
Saída as 07:30 da manhã (previsão de chegada no Aeroporto de Palmas por volta de 10:30 hs)
*Viajantes que realizarem a Extensão Opcional para Serras Gerais e que desejarem ficar na cidade de Palmas ao invés de ir diretamente para o aeroporto, o transfer será finalizado no hotel Girassol Plaza e não haverá o transfer posterior para o aeroporto.
Canoagem no Rio Novo
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.
Safari Camp
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Mochila de ataque (pequena)
- Cantil / Garrafa para água
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Calça de trekking
- Bermuda
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Sandália, papete ou crocs
- Chinelo
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
- Lanterna
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para o Jalapão
Abaixo mais opções de roteiros para o Jalapão, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros