7
Entreverdes e aventuras

Travessia dos Lençóis MaranhensesLençóis Maranhenses

Roteiro de 7 dias 6 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de consulte-nos

Sobre Lençóis Maranhenses

A Viagem

Imperdível!! Você tem que ver.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

+
Ver mais
Vassouras

Vassouras

+
Ver mais
Praia de Caburé

Praia de Caburé

+
Ver mais
Atins

Atins

+
Ver mais

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / São Luís

Embarque em sua cidade de origem com destino a São Luís. Chegada no aeroporto e transfer para o hotel. 

Hospedagem em hotel
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Barreirinhas / Atins

Saída pela manhã, entre 06h50 e 07h30, com destino a Barreirinhas (260 km asfaltado - duração média da viagem é de 04hs). Parada no trajeto para um café da manhã regional ou lanche (não incluso). Recepção em Barreirinhas com instruções para o roteiro e em seguida almoçaremos em self servisse local ou em Vassouras (a confirmar no dia da chegada, devido ao tempo de viagem - almoço não incluso). Após almoço, embarcaremos em lancha voadeira com destino a Atins, descida pelo Rio Preguiças (01h de viagem). Durante o percurso faremos paradas em Vassouras, Caburé (Pequenos Lençóis Maranhenses) e Mandacaru. Desembarque no porto do Atins e traslado para Pousada. Restante do dia livre e pernoite em Atins.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
3º dia

Atins / Rio Negro / Baixa Grande

Após o café da manh, sairemos às 06hs (ou conforme a tábua de maré) para o início da aventura. Embarcaremos em veículo 4x4 até a foz do Rio Negro (20km em carro 4x4 pelo litoral). Ao chegarmos na Foz do Rio começaremos a primeira caminhada, cerca de 8km pelas dunas (aprox. 04hs) até chegar à Baixa Grande - um dos Oásis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Durante todo o percurso contemplaremos as lagoas mais isoladas do Parque Nacional. Nas paradas, o importante é se refrescar e usar o protetor solar. No início do dia serão distribuídos frutas secas, castanhas e barra de cereal para recompor as energias durante a caminhada. Em Baixa Grande, após acomodação, almoço e jantar regional (não incluso) à base de galinha caipira, bode ou peixes – também há opções para veganos e vegetarianos preparados pelos moradores do Oasis. No final do dia poderemos assistir ao pôr-do-sol em uma Duna bem próxima ao Redário. Noite livre para vivência com os moradores locais. Pernoite em Redário no Oásis Baixa Grande*.

* No redário é disponibilizado uma rede e lençol para cada cliente. A pernoite é realizada em um barracão de palha que acolhe não só nossos grupos, como demais agências locais; O oásis conta com banheiro único para todos os clientes com chuveiro (sem água quente);

Acampamento
Café da manhã
4º dia

Baixa Grande / Queimada dos Britos

Após o café da manhã, sairemos às 06hs (ou a combinar com o guia), para continuarmos nossa aventura. Neste dia faremos uma caminhada de 09km (aprox. 05hs). Durante todo o percurso contemplaremos as melhores lagoas do Parque. Nas paradas o importante é se refrescar e usar o protetor solar. No início do dia serão distribuídos frutas secas, castanhas e barra de cereal para recompor as energias durante a caminhada. Em Queimada dos Britos nos acomodamos e aproveitamos para conhecer o povoado e seus personagens, este outro Oásis no "meio" do Parque Nacional já foi palco de filmagens como Casa de Areia e muitas reportagens Nacionais e Internacionais. Almoço e jantar regional (não incluso) à base de galinha caipira, bode ou peixes - também há opções para veganos e vegetarianos preparados pelos moradores do Oasis. Noite livre para vivência com os moradores locais. Pernoite em Redário no Oásis Queimada dos Britos *.

* No redário é disponibilizado uma rede e lençol para cada cliente. A pernoite é realizada em um barracão de palha que acolhe não só nossos grupos, como demais agências locais; O oásis conta com banheiro único para todos os clientes com chuveiro (sem água quente);

Acampamento
Café da manhã
5º dia

Queimada dos Britos / Betânia / Santo Amaro

Após o café da manhã, sairemos às 04hs (ou a combinar com o guia), e deixaremos a Queimada dos Britos para seguirmos a caminhada até a Betânia (17km – aprox. 7hs) com chegada prevista às 11hs. Nas paradas o importante é se refrescar. No início do dia serão distribuídos frutas secas, castanhas e barra de cereal para recompor as energias durante a caminhada. Este trecho é o mais conhecido pelas maiores lagoas do Parque. Chegada em Betânia e parada para almoço (não incluso) no restaurante da Dona Chagas. Após descanso, traslado até Santo Amaro, o ponto final da caminhada. Restante do dia livre para conhecer a pacata cidade. Pernoite em Santo Amaro.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
6º dia

Santo Amaro / São Luís

Às 08hs sairemos de Santo Amaro com destino a MA 402 (36 km, 40min, estrada de terra e asfalto). Troca de veículo e embarque entre 09hs e 09h30 em veículo privativo com destino a São Luís (200 km, 03h, asfalto). Chegada por volta das 12hs em São Luís para embarque com destino a sua cidade de origem.

Hospedagem em hotel
Café da manhã

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- O trajeto foi todo calculado com os possíveis imprevistos. Temos um monitoramento na base de Barreirinhas via telefones de apoio nos Povoados visitados durante o trekking. Trabalhamos com a minimização dos impactos, respeitando a cultura local. Este roteiro exige esforço físico, não aconselhamos para passageiros sedentários, que tenham problemas cardíacos, hipertensos ou alérgicos a picadas de insetos.

- Indicamos levar pouca bagagem, pois o percurso será feito todo a pé. As bagagens maiores seguirão no micro-ônibus/van e ficarão guardadas em nosso receptivo, onde serão entregues na chegada à Santo Amaro. Sugerimos levar uma mochila pequena de no máximo 20l ou 30l apenas com 05 mudas de roupa, higiene pessoal, toalha, máquina fotográfica, boné, óculos escuros, protetor solar, repelente, lanterna, medicamentos pessoais e água.

- Quaisquer bagagens extras não são de responsabilidade de transporte do guia, o mesmo não tem obrigação de levar mochilas dos clientes.

- Temos mulas de propriedade dos nativos do Parque que cobram a diária no valor de R$ 350,00 (valor a confirmar), que pode ser dividida entre os participantes do trekking em comum acordo. Cada mula leva o peso máximo de 60kg.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque de médio porte (20 a 25L) apropriada para trekking
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna de cabeça
  • Powerbank

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.