7
Entreverdes e aventuras

Parque Nacional Serra da Capivara + Serra das ConfusõesSerra da Capivara

Roteiro de 7 dias 6 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 4.422,00

Sobre Serra da Capivara

A Viagem

Localizado no sudeste do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara abriga o maior complexo de sítios arqueológicos do planeta. Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, ele abrange uma área de 129 mil hectares de serras, vales e boqueirões de preservação da diversidade da fauna e flora da caatinga.

Imperdível!! Você tem que ver.

Museu da Natureza

Museu da Natureza

+
Ver mais
Desfiladeiro da Capivara

Desfiladeiro da Capivara

+
Ver mais
Sítio do Meio

Sítio do Meio

+
Ver mais
Grotão da Esperança

Grotão da Esperança

+
Ver mais
Caldeirão dos Rodrigues

Caldeirão dos Rodrigues

+
Ver mais
Museu do Homem Americano

Museu do Homem Americano

+
Ver mais
Serra Branca

Serra Branca

+
Ver mais
Circuito do Perna

Circuito do Perna

+
Ver mais
Baixão das Andorinhas

Baixão das Andorinhas

+
Ver mais
Trilha Hombu

Trilha Hombu

+
Ver mais
Boqueirão da Pedra Furada

Boqueirão da Pedra Furada

+
Ver mais
Gruta do Riacho dos Bois

Gruta do Riacho dos Bois

+
Ver mais
Janela do Sertão

Janela do Sertão

+
Ver mais

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Petrolina / São Raimundo Nonato

Recepção no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina/PE. Em seguida, traslado para São Raimundo Nonato com duração prevista de 4h de viagem.

Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Desfiladeiro da Capivara / Fábrica de Cerâmica / Sítio do Meio / Museu da Natureza

Após café da manhã, deslocamento de 42 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, com centenas de pinturas rupestres, datadas de até 12.000 anos, que retratam o cotidiano dos povos que viveram na região. Almoço no Barreirinho e depois visitação a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. A tarde, visitaremos o Circuito do Sítio do Meio, grande abrigo sob rocha, onde durante as escavações foram encontrados uma machadinha de pedra polida que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos. Em seguida, visitaremos o Museu da Natureza onde ficaremos até o final da tarde. Retorno ao hotel.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
3º dia

Grotão da Esperança / Caldeirão dos Rodrigues / Museu do Homem Americano

Após o café da manhã, deslocamento de 35 km até o início da trilha. Nessa manhã percorreremos 9 km com desnível que chega a 170 metros. Iniciaremos por pequenos sítios arqueológicos até chegar ao Gordão da Esperança (vista panorâmica). Em seguida, caminharemos até o Circuito do Caldeirão dos Rodrigues, um dos principais sítios do Parque, onde o visitante pode observar um conjunto de pinturas belíssimas. Nesse abrigo foi realizado uma escavação onde encontraram fogueiras que datam de 18.000 anos. Parada para almoço na comunidade Sítio do Mocó. A tarde, visitaremos o Museu do Homem Americano. Retorno ao hotel.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
4º dia

Serra Branca / Circuito do Perna / Baixão das Andorinhas

Após o café da manhã, deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca. Em seguida visitaremos sítios históricos e locais onde os maniçobeiros viveram antes do Parque. Parada para o lanche de trilha. E em seguida, deslocamento até o Circuito do Perna, local onde se encontra alguns sítios com várias pinturas do cotidiano do povo que viveu naquela época, entre elas destaque para uma cena de sexo grupal. No final da tarde, visitaremos o Baixão das Andorinhas, local onde o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá em especial ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
5º dia

Serra das Confusões / Circuito da Gruta do Riacho dos Bois

Após o café da manhã, deslocamento de 100 km até a cidade de Caracol (entrada do Parque). Conheceremos os locais mais visitados do parque iniciando com uma vista panorâmica maravilhosa chamada de Janela do Sertão. Logo após visitaremos a Gruta do Riacho dos Bois, uma fenda em uma formação de arenito com mais de 1 km de comprimento, local visitado por aventureiros desde antes da criação do Parque (criado em 1998) e por isso foi o primeiro a ser aberto aos visitantes. Em seguida teremos uma trilha para conhecemos um olho d'água. Nesse dia teremos lanche de trilha. Retorno a São Raimundo Nonato.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
6º dia

Trilha Hombu / Boqueirão da Pedra Furada

Após o café da manhã, deslocamento de 30 km até a chegada a Trilha Hombu, com a visita a casa da família Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar na região). Em seguida, uma trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, onde poderemos observar a vegetação local, a qual sofreu adaptações para sobreviver na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Almoço na comunidade Sítio do Mocó. Após o almoço visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontra alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). A noite, visita noturna ao Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no continente americano (50.000 anos). Retorno ao hotel à noite.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
7º dia

São Raimundo Nonato / Petrolina / Origem

Após o café da manhã check out no hotel. Retorno a Petrolina/PE, para embarque no aeroporto Senador Nilo Coelho.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
8º46'60" S, 42º37'32" W

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

8º46'60" S, 42º37'32" W

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Capivara

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Capivara, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!