3
Entreverdes e aventuras

Expedição Agulhas Negras & PrateleirasParque Nacional do Itatiaia

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 890,00

Sobre Parque Nacional do Itatiaia

A Viagem

No planalto do Itatiaia encontram-se os picos mais cobiçados do estado do Rio de Janeiro. O Pico das Agulhas Negras (2.791m) e a Serra das Prateleiras (2.515m) se destacam pela formação rochosa distinta de todas as outras montanhas da Serra da Mantiqueira. O acesso é feito por subidas formadas por várias rampas e lajes de pedras típicas do local. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas e cadeirinhas para se ter total segurança. O visual de 360° do alto dos cumes permite contemplar o Vale do Gigante, Pedra do Altar, Morro do Couto e diversas outras montanhas do Parque Nacional do Itatiaia e região. As suas faces repletas de paredões e fendas são constantemente visitadas por escaladores de todo o Brasil e não pode faltar na sua lista de conquistas!

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Itanhandu (MG)

Chegada na rodoviária de Itanhandu/MG e transfer para a pousada, com acomodação em quarto coletivo. Jantar não incluso.

Hospedagem em refúgio
Transfer
2º dia

Pico das Agulhas Negras (2.791m)

 Após café da manhã, transfer de 1h30 até a entrada do Parque. Dia de conquistar o imponente Pico das Agulhas Negras (2.791m), o 5° ponto mais alto do Brasil. Seu acesso é feito pela Rota do Pontão, caminho bastante técnico, uma verdadeira escalaminhada que exige muita desenvoltura para alcançar o topo! Do alto é possível contemplar os raros afloramentos rochosos do Parque a as principais cadeias de montanha do entorno, além da Serra do Mar próximo ao litoral do Rio de Janeiro. Retorno pela mesma rota. Jantar quente e pernoite em quartos coletivos.

Duração: 5 a 7 horas
Distância: 10 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 400 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  400 m

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Serra das Prateleiras (2.515m)

 Após café da manhã, novo transfer para o Parque com o objetivo de conquistar o cume de uma das formações mais interessantes, a Serra das Prateleiras (2.515m), com seus enormes empilhados de pedra que aguçam a nossa imaginação. A trilha ao contrário do Agulhas, onde subimos o tempo todo por dentro de uma enorme fenda, trazendo uma sensação de maior segurança, a subida às Prateleiras é feita pela borda do enorme maciço rochoso, onde maior parte do tempo ficamos expostos junto aos paredões e abismos da montanha. Após alcançarmos o cume, teremos tempo para contemplar a conquista e só depois faremos a descida pela mesma rota. Transfer para a pousada e banho disponível antes de retornar para casa

Duração: 4 a 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 230 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 230 m

Café da manhã
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Passagem de ônibus de volta após as 17h.

- Roteiro sujeito a disponibilidade de vagas liberadas por dia para subir o Pico das Agulhas Negras e Prateleiras. Em caso de lotação serão escolhidos outros atrativos como Pedra do Sino, Asa de Hermes, Chapada da Lua, Morro do Couto, entre outros.

- Neste formato é necessário apenas mochila de ataque para carregar lanche de trilha, equipamentos pessoais e água.

- Fique atento às recomendações dos guias, principalmente sobre os equipamentos de segurança para passagens de escalaminhada e se necessário, de rapel.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque
  • Mochila (de 30 a 45 litros)

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!