5
Entreverdes e aventuras

Expedição Circuito PNIParque Nacional do Itatiaia

Roteiro de 5 dias 4 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 1.890,00

Sobre Parque Nacional do Itatiaia

A Viagem

O Circuito PNI foi criado com objetivo de fazer a conexão dos principais acessos ao maciço do Parque Nacional do Itatiaia, localizado no coração da Serra da Mantiqueira. Durante a expedição vamos acessar diferentes caminhos e vias dessa região privilegiada para as atividades ao ar livre e contemplação de suas raras formações geológicas! Faremos as 3 travessias de maior expressão: Ruy Braga, Rancho Caído e Serra Negra. Serão 4 dias de intensa vida de montanha, longas distâncias, cumes, travessias de rios e visuais distintos das faces montanhosas do planalto do Itatiaia! A expedição prevê um formato misto de Cargueira e Fast-Trek, sendo necessário a troca de equipamentos com o apoio de uma logística criativa. Venha vivenciar essa experiência única, provocar seus instintos mais profundos e transpor esse desafio!

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Cruzeiro (SP)

Chegada na rodoviária de Cruzeiro/SP e transfer para a pousada, com acomodação em quarto coletivo. Jantar não incluso.

Hospedagem em refúgio
Transfer
Transporte terrestre (táxi)
2º dia

Travessia Ruy Braga

Café da manhã as 6h e transfer de aproximadamente 40 mim até a cidade de Itatiaia-RJ, onde daremos entrada na portaria da parte baixa do Parque. O primeiro dia é feito com mochilas cargueiras subindo a rota conhecida como Ruy Braga, que nos leva a base das montanhas da parte alta e entre os principais vales que nos levarão para todas as direções dessa histórica região. Na subida da serra, além de diferentes perspectivas dos picos do planalto, cruzaremos também antigos abrigos, com destaque para o abrigo Massena, a 2.200m de altitude, que recebeu esse nome em homenagem a José Franklin Massena, pioneiro do alpinismo brasileiro, o primeiro a escalar o pico das Agulhas Negras, em 1856, que para ele se constituía no pico mais alto do Brasil. Pernoite em barraca e jantar.

Duração: 8 horas
Distância: 19 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.700 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  370 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Travessia Rancho Caído

Antes do sol nascer já estaremos todos em marcha até chegar ao Abrigo Rebouças onde faremos uma pausa para reforçar o café da manhã e fazer a troca de equipamentos – de mochila cargueira para mochila de ataque. A próxima Travessia é o Rancho Caído, que segue circo-navegando as montanhas do planalto do Itatiaia, favorecendo visuais em diferentes perspectivas das raras formações rochosas do Parque! São aproximadamente 26km até a Vila da Maromba em apenas um dia, um grande desafio recompensado com uma acomodação confortável em pousada e jantar quente.

Duração: 10 a 12 horas
Distância: 21 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 560 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 1.600 m

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
4º dia

Maromba / Matão

Após café da manhã é hora de continuar o circuito pelo Parque! O próximo trecho é um antigo caminho conhecido como a rota do queijo, trilhas centenárias usadas até hoje pelos tropeiros para levar aos vilarejos os produtos da região. A trilha começa na cota aproximada de 1.300m de altitude do Rio Preto, que divide os estados de Minas e Rio e segue 8km montanha acima e mais 3km pelos campos altos até chegar em uma pousada/abrigo de uma atenciosa família mineira do vilarejo Matão, onde será o nosso jantar com uma deliciosa comida caseira. Pernoite em acomodações coletivas.

Duração: 5 a 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 900 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 490 m

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
5º dia

Matão / Fragária

Após café da manhã, dia de fazer a última conexão. Caminharemos rumo aos campos de altitude para transpor o planalto do Itatiaia sentido Vale da Fragária. Durante a caminhada vamos cruzar várias vezes as águas geladas do rio Aiuruoca até chegarmos Cachoeira das Fadas onde faremos a parada mais longa para descanso. Na sequencia voltaremos por uma nova rota no entorno do Parque Nacional do Itatiaia. Almoço em restaurante na descida da serra e regresso para pousada para banho antes de voltar pra casa!

Duração: 5 a 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.000 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 350 m

Café da manhã
Almoço
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Neste roteiro é necessário de uma mochila cargueira e uma mochila de ataque (opção de aluguel).

- Passagem de ônibus de ida para a cidade de Cruzeiro/SP.

- Passagem de ônibus de volta após as 17hs via Itanhandu/MG.

- O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 2 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar no primeiro dia sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque de médio porte (20 a 25L) apropriada para trekking
  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!