3
Entreverdes e aventuras

Expedição Pico de Santo AgostinhoSerra da Mantiqueira

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 780,00

Sobre Serra da Mantiqueira

A Viagem

O Parque Estadual da Serra do Papagaio – PESP foi criado em área contínua ao Parque Nacional do Itatiaia e juntos protegem um dos maiores fragmentos de vegetação nativa da Mantiqueira. Dessa vez a proposta da expedição é cruzar o ponto mais alto do parque, o Pico Santo Agostinho, localizado na Serra do Garrafão, com 2.359 metros de altitude. A novidade está na subida pela face leste do cume, passando por antigos caminhos escondidos pela densa floresta que protege rios e nascentes tributários do Rio Verde. O trekking continua em ascensão e a mata dá lugar aos campos de altitude, até alcançar o ponto culminante do Parque, de onde se tem uma visão de 360o da região, sendo possível contemplar o maciço do Itatiaia, a Serra Fina (Pedra da Mina e Pico dos Três Estados), a Mitra do Bispo, a Careta, o Papagaio, entre outras serras que compõem a magnitude do Complexo da Mantiqueira. Trekking, cume, contemplação, culinária local e lendas que contam as origens que dão nome à Serra do Garrafão fazem parte dessa jornada nada convencional.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Itanhandu (MG)

Chegada na rodoviária de Itanhandu/MG e transfer para a pousada, com acomodação em quarto coletivo. Jantar não incluso.

Hospedagem em pousada
Transfer
2º dia

Usina dos Bragas / Pico Santo Agostinho

Após café da manhã, transfer de 50mim sentido Itamonte até a antiga Usina dos Bragas. O trekking começa em mata fechada, protegida do sol, um single-track de 4km até chegarmos na faixa de transição para os campos de altitude na cota dos 2.000mts. A partir deste ponto a subida é constante mas de inclinação média suave e aos poucos a paisagem ganha amplitude e os ambientes campestres dos topos de montanha se revelam em grandes dimensões diante da nossa pequena escala humana. Antes de conquistar o cume da travessia, faremos uma parada para almoço reabastecidos de água pura direta da nascente. E quando a trilha alcança a borda escarpada de um grande maciço rochoso, é sinal que chegamos ao Pico do Santo Agostinho. Momento pra curtir um fantasioso pôr do sol, jantar quente e pernoite em barracas.

Duração: 6 a 8 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.200 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  140 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Pico Santo Agostinho / Serra do Garrafão

No dia seguinte um café da manhã sem pressa, no ritmo do sol que vai colorindo o céu e revelando a silhueta das terras altas da Mantiqueira. Em seguida faremos caminhadas contemplativas no topo da serra com uma visão privilegiada de 360o da região, especialmente da Serra Fina e dos afloramentos rochosos do Itatiaia. O caminho de volta são apenas 4km de descida até a base oposta da montanha, onde se encontram imensos altiplanos alagados a quase 2000 metros de altitude, um cenário bastante peculiar da Serra da Mantiqueira, mais conhecida como Serra do Garrafão. Um carro estará nos aguardando para retornar à Itanhandu. No caminho de volta faremos uma parada para comprar os melhores queijos da região, mel, cachaça, doces e outros produtos artesanais da Mantiqueira. Almoço opcional.

Duração: 5 horas
Distância: 4 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 0 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  690 m

Café da manhã
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Levar recipientes para no mínimo 2 litros de água para seu consumo diário.

- Neste formato a equipe de carregadores estará responsável pela montagem do nosso acampamento, sendo necessário apenas mochila média para carregar lanche, saco de dormir, isolante, equipamentos pessoais e água.

- Toda a bagagem extra (que não será usada durante a travessia) o cliente só terá acesso no último dia no horário do transfer de volta.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque
  • Mochila (de 30 a 45 litros)

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!