4
Entreverdes e aventuras

Travessia da Serra FinaSerra Fina

Roteiro de 4 dias 3 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 1.480,00

Sobre Serra Fina

A Viagem

A Serra Fina vem se consolidando como uma das principais travessias de montanha no Brasil. E não é por menos, com mais de 2mil metros de desnível acumulado, o ambiente hostil com noites frias e dias quentes aumentam o desafio de transpor suas cristas. Situada na tríplice divisa entre os estados de MG, SP e RJ, sustenta longos trechos de trekking próximos da cota de 2.500m, incluindo a Pedra da Mina, 4° pico mais alto do país com 2.798m de altitude. Suas trilhas são técnicas e seus pontos de acampamento são estrategicamente posicionados nos cumes ou ao seu redor, tendo sempre um visual incrível e diferente a cada dia. No formato de expedição LEAVE NO TRACE, a proposta se torna ainda mais ousada. Planejada com grupos de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente, cada participante deve estar apto a manejar e levar seus equipamentos e suprimentos para a permanência na montanha. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / Itanhandu (MG)

Chegada na rodoviária de Itanhandu/MG e transfer para a pousada, com acomodação em quarto coletivo. Jantar não incluso.

Hospedagem em refúgio
Transfer
2º dia

Pedra da Mina (2.798 m)

Após café da manhã, transfer de 40 min aproximadamente até o início da trilha na Toca do Lobo. Logo de cara a Serra Fina já apresenta seu cartão de visita, a dura subida para alcançar o Alto Capim Amarelo, exigindo muito esforço dos trekkers para vencer os quase mil metros de desnível e virar seu cume a 2.392 m de altitude. Após uma parada para reforçado lanche de trilha, o trekking continua com a subida da crista do Melano, dropando suas cumeadas até chegarmos à base na face oeste da Pedra da Mina, de onde faremos o ataque ao 4° mais alto pico do Brasil com 2.798 m de altitude. Acampados no alto de toda a Serra da Mantiqueira teremos o privilégio de contemplar o pôr do sol e visuais de 360° que impressionam pela imensidão do horizonte. Pernoite em Barracas, jantar quente.

Duração: 12 horas
Distância: 12 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.700 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  465 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Pico dos 3 Estados (2.665 m)

Depois do café servido, nosso dia começa pelos labirintos formados pela vegetação densa do Vale do Ruah, último ponto de abastecimento de água até o final da travessia. Seguiremos por trechos de escalaminhada até o topo da crista do Cupim de Boi, de onde se tem visão privilegiada das pitorescas formações rochosas do Parque Nacional do Itatiaia, entre elas a Serra das Prateleiras, o Pico das Agulhas Negras e o Morro do Couto. A nossa jornada tem pela frente ainda conquista de mais um cume de forte expressão, o Pico dos 3 Estados (2.665 m), que reúne três cristas distintas, cada uma vertente para um estado, fazendo assim uma tríplice fronteira entre MG, SP e RJ. Pernoite em Barracas, jantar quente.

Duração: 8 horas
Distância: 6 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 350 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  500 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
4º dia

Alto dos Ivos (2.524 m)

Amanhecer no Pico dos 3 Estados é sempre uma surpresa, exceto pela certeza de fortes correntes de vento que nos despertam para o último dia de travessia. Após o café e desfazer o acampamento, é hora de marchar pelo Alto dos Ivos, sem aclives tão acentuados e longos como os dias anteriores. Ainda sim o trajeto nos reserva muita serra, mata e campos de altitude. O trecho final perde bastante altitude até chegar ao Sitio do Pierre onde o transfer estará a nossa espera. Iremos para uma pousada para banho antes do retorno.

Duração: 8 horas
Distância: 10 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 200 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  1.300 m

Café da manhã
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Marcar passagem de ônibus de volta após as 17h.

- O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.

- Serviço de carregador opcional (consulte-nos).

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila (de 50 a 60 litros)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!