Sobre Serra Fina
A Viagem
A Serra Fina vem se consolidando como uma das principais travessias de montanha no Brasil. E não é por menos, com mais de 2mil metros de desnível acumulado, o ambiente hostil com noites frias e dias quentes aumentam o desafio de transpor suas cristas. Situada na tríplice divisa entre os estados de MG, SP e RJ, sustenta longos trechos de trekking próximos da cota de 2.500m, incluindo a Pedra da Mina, 4° pico mais alto do país com 2.798m de altitude. Suas trilhas são técnicas e seus pontos de acampamento são estrategicamente posicionados nos cumes ou ao seu redor, tendo sempre um visual incrível e diferente a cada dia. No formato de expedição LEAVE NO TRACE, a proposta se torna ainda mais ousada. Planejada com grupos de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente, cada participante deve estar apto a manejar e levar seus equipamentos e suprimentos para a permanência na montanha. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Origem / Itanhandu (MG)
Chegada na rodoviária de Itanhandu/MG e transfer para a pousada, com acomodação em quarto coletivo. Jantar não incluso.
Toca do Lobo / Pedra da Mina
Após café da manhã, transfer de 40 min aproximadamente até o início da trilha na Toca do Lobo. Dia de grande desafio, transpondo cumes e vales profundos da Mantiqueira até alcançarmos nosso primeiro objetivo, o Alto Capim Amarelo (2.392 m), altitude que manteremos grande parte do dia. Trechos longos de duras descidas também farão parte do trekking, até chegarmos à base na face oeste da Pedra da Mina, onde teremos a última subida do dia que nos levará ao acampamento no 4° mais alto pico do Brasil (2.798 m). Pernoite em Barracas, jantar quente.
Duração: 8 a 10 horas
Distância: 13 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.700 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 465 m
Pedra da Mina / Sítio do Pierre
O segundo dia de jornada tem pela frente a conquista de mais um cume de forte expressão, o Pico dos 3 Estados (2.665 m), que reúne três cristas distintas, cada uma vertente para um estado, fazendo assim uma tríplice fronteira entre MG, SP e RJ. Mas antes mesmo do acesso ao cume pela crista do Cupim de Boi, faremos uma imersão pelo majestoso Vale do Ruah, onde está a nascente do Rio Verde, um das mais altas do país. Na descida passaremos pelo Altos dos Ivos até chegar ao Sitio do Pierre onde o transfer estará a nossa espera. Iremos para uma pousada para banho antes do retorno. O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.
Duração: 8 a 10 horas
Distância: 15 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 570 m
Perda acumulada de elevação (PAE): 1.800 m
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
- Marcar passagem de ônibus de volta após as 17h.
- O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.
- Serviço de carregador opcional (consulte-nos)
- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.
Cancelamento
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Bastão para caminhada (opcional)
- Mochila (de 50 a 60 litros)
- Saco de dormir (0ºC)
- Isolante térmico
- Cantil / Garrafa para água
- Saco estanque
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Gorro
- Meias de trekking
- Calça de trekking
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Blusa Fleece
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Repelente de insetos
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Lanterna de cabeça
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para a Serra da Mantiqueira
Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Mantiqueira, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros