4
Entreverdes e aventuras

Expedição Vale do ParaísoSerra do Espinhaço

Roteiro de 4 dias 3 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de consulte-nos

Sobre Serra do Espinhaço

A Viagem

O nosso destino é o Vale do Paraíso, propriedade particular com mais de 3mil hectares no alto da Serra do Espinhaço, próximo à região da Lapinha, a 170 km de Belo Horizonte. Ficaremos hospedados em abrigos cuidadosamente construídos de pedra, instalações simples mas com muito requinte, que nos oferece todo o conforto necessário para quem busca a paz de locais que se perderam no tempo, onde não se tem acesso de carro e nem mesmo luz elétrica.

A programação inclui atividades de hiking (bate e volta) e um circuito de trekking com overnight camping, oportunidade de experimentar uma noite em acampamento selvagem. As trilhas dão acesso a rios, piscinas naturais e cachoeiras de excepcional beleza cênica. O Vale do Paraíso é uma imersão no que há de melhor na Serra do Espinhaço, uma mistura de cerrado, campos rupestres e vales que se estendem pela única cordilheira do país.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Belo Horizonte / Inhames / Vale do Paraíso

Saída de Belo Horizonte às 5h em direção ao vilarejo do Inhames, no município de Santana do Pirapama, a 170 km de Belo Horizonte (3h de viagem aproximadamente). No local uma tropa de mulas cargueiras estará a nossa espera para levar toda a bagagem extra, sendo necessário apenas uma mochila de ataque para a caminhada. São 3km de aproximação do paredão da serra, até iniciar a subida por centenária trilha de tropeiro. A subida é curta, de apenas 2km, mas de forte inclinação e muita escadaria de pedra. Do alto da serra avistaremos o Vale do Paraíso e mais 2km de descida suave nos leva até as instalações do Rancho. Bem próximo ao Rancho, a menos de 1km, está o um enorme poço de águas escuras, ideal para banho e para curtir o sol da tarde, antes de um delicioso almoço tardio a beira do fogão a lenha. Noite de briefing sobre a experiência Overnight Camping do dia seguinte e checagem dos equipamentos.

Duração: 6 horas
Distância: 9 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 820 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  420 m

Transporte terrestre
Hospedagem em hotel/pousada
Jantar
Lanche de trilha
2º dia

Overnight Camping

No segundo dia daremos início ao circuito de trekking. São 16km de caminhada pelo alto da serra, onde a vegetação do cerrado dá espaço para os típicos campos rupestres que caracterizam as regiões mais isoladas da Serra do Espinhaço. Pelo caminho faremos paradas em cachoeiras e rios para banho e contemplação de um cenário totalmente inóspito. Nosso acampamento será à beira das corredeiras do rio de pedras, onde se forma o enorme poço do Soberbo com mais de 4mil m2 de espelho d’água. Durante o overnight camping o grupo terá a oportunidade de ajudar na montagem das barracas, na preparação do jantar e de compartilhar experiências.

Duração: 8 horas
Distância: 16 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 600 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  700 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Soberbo x Vale do Paraíso

Café da manhã nos primeiros raios de sol e momento livre pra quem quiser nadar nas águas do Espinhaço. Desmontagem do acampamento, preparação das mochilas e pé na trilha, dessa vez pelo fundo do vale em planície com pouquíssimo desnível altimétrico. O trajeto passa ainda pela surpreendente Cachoeira do Rubi, até chegar novamente ao Rancho Vale do Paraíso, onde faremos nosso almoço. De volta da caminhada é só deitar nas redes para curtir o pôr do sol e esperar a noite escura para observação do céu e confraternizar com direito a cerveja especial ou aquele vinho direto da adega do próprio Rancho.

Duração: 5 horas
Distância: 12 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 280 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  160 m

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
4º dia

Vale do Paraíso x BH

Café da manhã sem pressa, atividades livres no gramado pra quem quiser meditar, alongar ou praticar yoga emolduradas pela montanha. Opção de conhecer a tropa de muares e dar uma volta em montaria. Bem próximo do Rancho passa trechos de remanso do rio onde podemos nadar ou flutuar com boias de pneus e conhecer o encontro de águas termais. Depois do almoço e com as energias renovadas cruzamos a Serra de volta para o povoado de Inhames, onde teremos um local para trocar de roupa e tomar banho antes de pegar o transporte de volta com chegada prevista até as 20h em BH ou no Aeroporto de Confins.

Duração: 4 horas
Distância: 7 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 230 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  570 m

Transporte terrestre
Café da manhã
Lanche de trilha

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Consulte-nos para datas e valores.

Informações gerais

- Para os que vierem de avião retorno pelo aeroporto de Confins a partir das 21:00.

- Todas as refeições no Rancho estão incluídas e a cozinha é aberta como a da sua casa para comer e preparar um lanche extra.

- Despachar a bagagem extra em bolsas pequenas, apenas com os pertences necessários, pois todas as bagagens serão transportadas por mulas cargueiras.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila de ataque (pequena)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque
  • Saco de dormir (5ºC)

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.