3
Entreverdes e aventuras

Travessia Vale do ParaisoSerra dos Inhames

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 780,00

Sobre Serra dos Inhames

A Viagem

Inhames é um pequeno povoado de Santana do Pirapama/MG, situado à margem direita do rio Cipó, próximo à região da Lapinha, a 170 km de Belo Horizonte. Há mais de duzentos anos o local é utilizado como acesso para as tropas que cruzam regiões inóspitas da Serra do Espinhaço em direção à Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro. O nosso destino é o Rancho Vale do Paraíso, propriedade particular no alto da serra onde não se tem acesso de carro e nem mesmo luz elétrica. Ficaremos hospedados em abrigos cuidadosamente construídos de pedra e cobertos de capim nativo, instalações simples que nos oferece todo o conforto pra quem busca a paz de locais que se perderam no tempo. Faremos atividades de trekking (bate e volta) que dão acesso a rios, piscinas naturais, cachoeiras e campos do cerrado no entorno do Rancho. É um roteiro indicado para os pais que desejam iniciar seus filhos em atividades outdoor, para grupos de amigos ou mesmo para os mais experientes que buscam um final de semana imerso a natureza sem abrir mão de uma clássica caminhada em montanha.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Belo Horizonte / Inhames / Vale do Paraíso

Encontro às 9h no vilarejo do Inhames, no município de Santana do Pirapama, a 175 km de Belo Horizonte. No local uma tropa de mulas cargueiras estará a nossa espera para levar toda a bagagem extra, sendo necessário apenas uma mochila de ataque para enfrentar a Serra do Inhames. A subida é curta, de apenas 2km, mas de forte inclinação. Do alto da serra avistaremos o Vale do Paraíso e mais 2km de descida suave nos leva até as instalações do Rancho, onde faremos uma pausa para um lanche reforçado. Próximo ao Rancho, a menos de 1 km, está o um enorme poço de águas escuras, ideal para banho e para curtir o sol da tarde, antes de um delicioso almoço tardio a beira do fogão a lenha. Noite livre sempre acompanhada de uma boa prosa com nossos anfitriões que moram no rancho.

Duração: 8 horas
Distância: 12 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 820 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  480 m

Jantar
Lanche de trilha
Hospedagem em refúgio
2º dia

Vale do Paraíso

O segundo dia são diferentes opções de trekking para conhecer as cachoeiras e piscinas naturais intocadas no Vale do Paraíso. Pra quem preferir um hiking mais curto, pode optar por uma trilha de 6km (ida e volta) para conhecer a Cachoeira Andorinhas com 70m de altura aproximadamente, chegando até o topo da queda com visual para as imensidões da Serra do Espinhaço. Já o grupo com mais disposição e experiência, uma jornada de 22km (ida e volta) até o enorme poço do Soberbo é um desafio que vale a pena. Apesar da longa distância o trajeto permanece no fundo do vale em planície com pouquíssimo desnível altimétrico. De volta da caminhada é só deitar nas redes para curtir o pôr do sol e esperar a noite escura para observação do céu e aquela refeição caseira a beira do fogão.

Duração: 6 horas
Distância: 4 a 22 km

Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
Hospedagem em refúgio
3º dia

Vale do Paraíso / Inhames / Belo Horizonte

Café da manhã sem pressa, atividades livres no gramado pra quem quiser meditar, alongar ou praticar yoga emolduradas pela montanha. Opção de conhecer a tropa de muares e dar uma volta em montaria. Bem próximo do Rancho passa trechos de remanso do rio onde podemos nadar ou flutuar com bóias de pneus e conhecer o encontro de águas termais. Depois do almoço e com as energias renovadas cruzamos a Serra de volta para o povoado de Inhames, onde teremos um local para trocar de roupa e tomar banho antes de pegar o transporte de volta para casa. Saída do vilarejo do Inhames prevista às 16h e chegada prevista até as 20h em BH.

Duração: 6 horas
Distância: 4 a 22 km

Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- O transporte até o Inhames é em carro próprio (175km de BH). Vamos ajudar na organização de carona solidária.

- Todas as refeições no Rancho estão incluídas e a cozinha é aberta como a da sua casa para comer e preparar um lanche extra.

- Bebidas alcoólicas a parte (Fiquem a vontade para levar a sua bebida preferida).

- Previsão de chegada em Belo Horizonte às 20h.

- Despachar a bagagem extra em bolsas pequenas, apenas com os pertences necessários, pois todas as bagagens serão transportadas por mulas cargueiras (tênis para trilha, chinelo, toalha, roupas de ginástica, nécessaire, roupa de cama ou saco de dormir). Temos cobertor e travesseiro para todos.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila de ataque (pequena)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque
  • Saco de dormir (5ºC)

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.