3
Entreverdes e aventuras

Travessia Lapinha x TabuleiroSerra do Espinhaço

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 1.290,00

Sobre Serra do Espinhaço

A Viagem

Lapinha-Tabuleiro é uma das mais clássicas travessias no setor sul da gigantesca Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende por mais de 1.200 quilômetros, indo da região central de Minas Gerais ao norte da Bahia. A expedição se inicia no bucólico distrito Lapinha da Serra, localizado no município de Santana do Riacho, à 140 km de Belo Horizonte, e termina em Tabuleiro, distrito à 19km da sede de Conceição do Mato Dentro. No formato de 3 dias, o percurso inclui a subida ao Pico do Breu (1.687 m), cruza o alto curso do rio Parauninha, e segue atravessando a serra da borda oeste para a borda leste, onde se encontra a mais alta cachoeira de Minas, a cachoeira de Tabuleiro, com seus 273 metros de queda livre. Os acampamentos são realizados no quintal dos poucos moradores que ainda resistem e perpetuam um modo de viver particular no alto da serra. A Travessia Lapinha-Tabuleiro é sem dúvida um excelente cartão de visita para quem deseja se iniciar nas terras que parecem sem fim da colossal Serra do Espinhaço.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Belo Horizonte / Lapinha / Tabuleiro (parte alta)

Saída de Belo Horizonte às 5h30 em transporte fretado com destino à Lapinha da Serra, deslocamento de 2h30 aproximadamente. A caminhada começa suave mas logo se aproxima do paredão formado pela Serra do Breu, onde teremos pela frente uma subida de 4km contornando toda a base do Pico da Lapinha, de onde se tem uma visão privilegiada da Lagoa da Lapinha e região. A rota segue para ponto mais alto da nossa travessia, o Pico do Breu, com 1.687, sendo necessário uma pequena escalaminhada para conquistar o cume. Em seguida fazemos a descida pela face oeste do Breu, até chegar ao leito do rio Parauninha, ideal para um descanso e um banho de rio. Depois é hora de seguir rumo sol nascente e cruzar a espinha dorsal que divide importantes bacias hidrográficas. São mais 9km até a nossa próxima base, a casa do nosso casal anfitrião, Zé da Olinta e Dona Maria. Jantar e pernoite em barraca. No local há infraestrutura de banheiro e opção de banho quente.

Duração: 10 horas
Distância: 21 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 940 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  750 m

Hospedagem em barraca
Jantar
Lanche de trilha
Transfer
2º dia

Tabuleiro (parte alta)

O segundo dia é uma recompensa pelo esforço de percorrer um longo trecho de trekking no dia anterior. Após café da manhã, partimos apenas com mochila de ataque para um bate e volta (10km no total) até a parte alta da Cachoeira do Tabuleiro. As águas do Ribeirão do Campo vão formando poços, esculpindo paredes e criando blocos de pedra, até chegar na extremidade máxima do paredão e cair em uma queda livre de 278m de altura. De um mirante natural é possível comtemplar este acidente geográfico único que nos impressiona pela sua magnitude. Teremos tempo para tomar banho nas piscinas naturais que se formam na parte alta e fazer um piquenique nas pedras antes de voltar para o acampamento. Depois desta forte experiência sensorial, teremos um merecido jantar e quem sabe a companhia das estrelas. Pernoite em barracas e opção de banho quente.

Duração: 6 horas
Distância: 10 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 400 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  400 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Tabuleiro (parte alta) / Tabuleiro (parte baixa) / Belo Horizonte

O último dia ainda nos reserva grandes surpresas. Depois de um café da manhã bem cedo, seguiremos em marcha por aproximadamente 2h até a sede do Parque Municipal Ribeirão do Campo, já no município de Conceição do Mato Dentro. Durante a descida passaremos por dois mirantes com uma nova perspectiva da Cachoeira do Tabuleiro e seu enorme poço com aproximadamente 20 metros de profundidade. Se do alto a sensação já era indescritível, sentir a força da água que cai a nossa frente torna-se uma experiência mais forte ainda. Teremos tempo para curtir esse momento e seguir de volta até o povoado de Tabuleiro, onde vamos almoçar antes de voltar para Belo Horizonte. Previsão de chegada em BH às 21h.

Duração: 8 horas
Distância: 9 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 150 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  650 m

Café da manhã
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Para os que vierem de ônibus deve-se atentar para chegada em BH antes das 5:30 do primeiro dia da expedição e retorno depois das 20h do último dia.

- Para os que vierem de carro, existe a opção de encontrar na rodoviária de BH ou na Serra do Cipó.

- Para os que vierem de avião local de encontro a combinar.

- O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 3 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá compartir e carregar em sua mochila toda estrutura coletiva da expedição como barraca, comida e água. Serviço de carregador opcional.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila (de 50 a 60 litros)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.