3
Entreverdes e aventuras

Alto Palácio x Serra dos AlvesTravessia Serra do Cipó

Roteiro de 3 dias 2 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 1.290,00

Sobre Travessia Serra do Cipó

A Viagem

O Parque Nacional da Serra do Cipó se encontra à 100km da Belo Horizonte e faz parte da Serra do Espinhaço, a maior cadeia montanhosa do país, com mais de 1.200 Km entre os estados de Minas Gerais e Bahia. A Travessia Serra do Cipó – Alto Palácio x Serra dos Alves – foi a primeira oficialmente aberta para visitação e se destaca por acessar as terras mais remotas do Parque, onde predomina a pitoresca paisagem formada pelos campos rupestres, com alto grau de diversidade florística e de endemismo de suas espécies. O percurso passa pelo Travessão, acidente geográfico de singular beleza cênica, um divisor de águas das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce dentro dos limites do Parque Nacional. Caminhando pelos extensos planaltos ondulados é possível avistar os principais cumes da região como Pico do Breu, da Lapinha, Pedra do Elefante e da Serra do Caraça. Os dois locais permitidos para acampamento durante a travessia contam com uma estrutura simples de abrigo, Casa de Tábuas e Casa de Currais, localizados próximos à cursos d’água. A expedição termina no pequeno vilarejo colonial formado aos pés da Serra dos Alves, na borda oeste do Espinhaço, onde reside uma comunidade rica em costumes tradicionais e guardiã de um modo simples de viver.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Belo Horizonte / Alto Palácio / Casa de Tábuas

Saída de Belo Horizonte às 5:30 em transporte fretado com destino à Serra do Cipó, seguindo até a portaria do parque Alto Palácio. Deslocamento de aproximadamente 2h30 com parada no caminho para reforçar o café da manhã. O primeiro trecho da travessia tem 8 km com subidas de baixa inclinação, passando próximo da cota de 1.500 m de altitude, seguida de uma descida mais acentuada até o local da nossa primeira parada, uma pequena lapa onde se encontra preciosas pinturas rupestres em bom estado de conservação. O segundo trecho é o grande atrativo do dia, cruzar os 3 km que forma o Travessão, único local possível de atravessar a montanha na direção Norte-Sul, daí a origem de seu nome. Trata-se de uma passagem muito utilizada antigamente por tropeiros que abasteciam a região da Estrada Real. O Travessão é divisor entre o Vale da Bocaina e o Vale do Rio do Peixe. Até a Casa de Tábuas, local do nosso primeiro pernoite, são mais 6 km com a subida mais forte de toda a travessia, cerca de 480 m de elevação acumulada. Jantar e pernoite em barraca.

Duração: 8 horas
Distância: 17 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 730 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  650 m

Hospedagem em barraca
Jantar
Lanche de trilha
Transfer
2º dia

Casa de Tábuas / Casa dos Currais

Após café da manhã, nosso rumo continua apontando para o Sul, seguindo o desenho do relevo que forma essa imensa cadeia montanhosa. O primeiro trecho até a nossa próxima base começa com uma longa subida até o ponto mais alto da travessia, acima de 1.600m. Pelo caminho teremos contato com exemplares de canelas-de-ema gigantes, atravessaremos fragmentos de mata fechada e após contornar o ponto culminante do parque seguiremos por trilhas que se perdem pelos extensos planaltos ondulados, perdendo altitude, até chegar na Casa dos Currais. O abrigo desta parada conta com uma bica de água potável, banheiro seco, chuveiro de lata e fogão a lenha, além do rio com pequeno poço para banho que passa bem próximo da casa. Jantar e pernoite em barraca.

Duração: 6 horas
Distância: 11 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 340 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  330 m

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Jantar
Lanche de trilha
3º dia

Casa dos Currais / Serra dos Alves / Belo Horizonte

O último dia ainda nos reserva grandes surpresas. Após café da manhã seguiremos pelos campos altos em trajeto suave e bastante contemplativo, antes de iniciar uma longa descida de 6 km, passando pelo mirante natural do Cânion Boca da Serra e pela Cachoeira dos Cristais, ideal para um banho antes de chegar no nosso destino final. A caminhada segue até cruzar o rio Tanque, onde nosso transfer estará nos aguardando para nos levar até o povoado da Serra dos Alves, pertencente ao município de Itabira. No pequeno vilarejo teremos a nossa espera um delicioso almoço caseiro e local para banho antes de voltar para Belo Horizonte. Previsão de chegada em BH às 20h.

Duração: 6 horas
Distância: 12 km
Ganho acumulado de elevação (GAE): 180 m
Perda acumulada de elevação (PAE):  750 m

Café da manhã
Transfer

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Para os que vierem de ônibus deve-se atentar para chegada em BH antes das 5:30 do primeiro dia da expedição e retorno depois das 20h do último dia.

- Para os que vierem de carro, existe a opção de encontrar na rodoviária de BH ou na Serra do Cipó.

- Para os que vierem de avião local de encontro a combinar.

- O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 3 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá compartir e carregar em sua mochila toda estrutura coletiva da expedição como barraca, comida e água. Serviço de carregador opcional.

- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.

- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.

- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila (de 50 a 60 litros)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Saco estanque

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Gorro
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Lanterna de cabeça

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.