Delta do Parnaíba

Piauí

Prepare-se para um dos roteiros mais deslumbrantes do Brasil!

Conheça as maravilhas deste paraíso ecológico do Nordeste.

Localizado na divisa entre o Maranhão e o Piauí, o Delta do Parnaíba é um dos principais destinos da chamada “Rota das Emoções” e reúne mangues, lagoas, dunas de areias e praias desertas em seu cenário. Um verdadeiro tesouro de biodiversidade em terras nordestinas.

Também chamado de “Delta das Américas”, por ser o único existente neste continente, é o terceiro maior delta oceânico, e tem esse nome pois corresponde a uma foz do Rio Parnaíba, que desemboca em cinco canais diferentes. Esse encontro de águas forma um triângulo - a letra ∆, delta, do alfabeto grego -, que nomeia perfeitamente o fenômeno que ocorre. Aliás, o destino se encontra em uma área de proteção ambiental e, por isso, é a viagem perfeita para quem espera ver diversas espécies diferentes da fauna e flora brasileira. 

Ao todo, são 73 ilhas fluviais. Para quem procura passeios entre igarapés e dunas, além de muito contato com animais únicos da região como os famosos guarás vermelhos, esse é o destino ideal. Pronto para saber mais?

Roteiros

Vale a pena visitar

Pronto para conhecer o Delta do Parnaíba? Selecione a opção que mais se encaixa com o que você procura!

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Desbrave a região e conheça a fauna de Delta!

Não faltam atividades em Delta do Parnaíba. Para quem quer conhecer Delta pelas praias, há inúmeras possibilidades, desde a Praia da Pedra do Sal, Praia do Coqueiro, Praia de Macapá, Maramar, Feijão Bravo até Barra Grande.

Já para quem procura praticar um pouco de esporte, inclusive, em Barra Grande é possível fazer kitesurf, sem dúvidas uma experiência inesquecível. Em Lagoa do Portinho, você consegue fazer passeios de lanchas e jet-ski, uma proposta que pede também momentos para apreciar a paisagem incrível que se forma, principalmente ao pôr-do-sol.

O contato com a fauna fica garantido com os passeios que prometem contato com os animais típicos da região, como é o caso da Revoada dos Guarás, que possibilita um momento impressionante no qual os pássaros voam em conjunto, transformando a paisagem ensolarada em um belo mix de azul do céu com o vermelho vibrante das aves. O passeio do Cavalo-Marinho (que é oferecido também em alguns dos nossos roteiros) é perfeito para quem quer conhecer de perto esses animais fascinantes em meio aos manguezais.

E não para por aí, há também as diversas dunas que se formam, como as Dunas do Coqueiro que, em alguns roteiros nossos, oferecemos inclusive a oportunidade de desbravá-las com quadriciclos. Uma experiência única, onde a diversão é garantida!

Não podemos também deixar de citar o Parque Nacional de 7 Cidades. O local abriga formações geológicas e inscrições rupestres que datam 6 mil anos, proporcionando uma vivência única para quem visita o local.

Baía do Feijão Bravo

Baía do Feijão Bravo

Ver mais
Dunas

Dunas

Ver mais
Praia da Pedra do Sal

Praia da Pedra do Sal

Ver mais
Revoada dos Guarás

Revoada dos Guarás

Ver mais


Explore vivências únicas em Parnaíba!

Há muito o que fazer além das atrações turísticas oferecidas pelo Delta do Parnaíba. Inclusive, em Parnaíba, o que não pode faltar é entrar em contato com a cultura local, seja através da comida típica ou um passeio despretensioso no centro histórico da cidade. Apesar de ter 150 mil habitantes, é considerada a segunda maior cidade do Piauí e encanta com a simplicidade e muita simpatia de seus moradores. 

Para conhecer mais sobre Parnaíba, você pode ir ao Porto das Barcas, e conhecer o Museu do Mar, que abriu em 2021 e abriga exposições interessantíssimas! O local é todo colorido, e possui três salas dedicadas à exposição de pessoas importantes para a cultura local, biodiversidade e tecnologia náutica. Há também um andar para exposições temporárias, e um jardim maravilhoso que com certeza será palco para atualizar suas fotos.

O Porto das Barcas, aliás, é um patrimônio histórico da cidade. Foi construído no séc XX e em suas casinhas coloridas, abriga diversos bares, restaurantes e lojas de artesanato.

À noite, não espere movimentação e lugares badalados. Entretanto, há boas opções de bares e restaurantes, que inclusive levam em seu cardápio as comidas típicas do local, como a torta de caranguejo, por exemplo. É uma boa ideia para conhecer moradores, aproveitar para beber bons drinks e experimentar a culinária predominantemente de frutos do mar que Parnaíba oferece. 

Melhor época

A travessia em Delta do Parnaíba é incrível o ano todo!

As recomendações são unânimes quando há o questionamento sobre a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba: de junho a agosto, durante o período que há menos chuvas, as paisagens se tornam mais incríveis e você pode usufruir mais das paisagens que Delta proporciona. Durante julho e agosto, principalmente, as temperaturas não estão tão altas, então se forma o clima perfeito para conhecer os atrativos da região.

Entretanto, entre fevereiro e maio, no período em que Delta possui mais chuvas e o clima mais úmido, é possível entrar mais em contato com os animais da região, que oferecem vivências realmente únicas. Já em dezembro e janeiro, época de férias escolares, venta bastante em Delta, tornando o ambiente perfeito para a prática de velejar ou praticar kitesurf, um esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés, para que se possa “deslizar sobre a água”. No entanto, nestes meses as lagoas não estão tão cheias, portanto, é de se pensar! 

Em cada época do ano você encontra um Delta do Parnaíba diferente. Para praticar esportes, para apreciar as travessias com águas mais cristalinas e até para entrar em contato com a fauna local. Tudo depende do que você quer vivenciar!

Como chegar

É na Parnaíba que a aventura começa!

Há diversos jeitos de chegar até o Delta do Parnaíba, sendo a locomoção por avião a mais recomendada. A cidade de Parnaíba, inclusive, conta com um aeroporto que recebe voos diretos com saída de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI). Para quem sai da região sudeste, é possível pegar um voo direto de Campinas até o Aeroporto de Parnaíba. 

A equipe da Entreverdes aguardará a sua chegada no aeroporto de Parnaíba para te levar com todo o conforto possível em nosso traslado até o hotel escolhido. 

Há também a opção de chegar por Teresina, e se caso essa for sua opção, será necessário realizar um orçamento adicional com nossos agentes para que seja feita toda a locomoção necessária para o hotel escolhido. Conte com a Entreverdes para ajustar todos esses pormenores, estamos à disposição.

Caso queira realizar roteiros conjugados, indicamos Serra da Capivara, que combina paisagens igualmente exuberantes e muita possibilidade de praticar trilhas e outras atividades! Converse com a gente sobre essa possibilidade, ficaremos felizes em poder te ajudar!

Curiosidades

Você sabia?

Assim como tantos outros destinos brasileiros, a região de Delta do Parnaíba era habitada por índios. Até o séc XVII, era lar da etnia Tremembé, que hoje espalha descendentes principalmente na cidade do Cajueiro da Praia, há 399 km de Teresina. 

Outro fato interessante sobre Delta do Parnaíba é que 65% da sua área pertence ao Maranhão, e mesmo que só 35% pertença ao Piauí, ficou mais conhecida por ser uma atração piauiense. 

É também o único Delta das Américas que deságua em mar aberto, e é o terceiro maior do mundo, ficando atrás do rio Nilo, na África, e MeKong, no Vietnã. A Pedra do Sal, praia mais frequentada pelos moradores locais, é onde abriga o primeiro farol do Piauí, desde 1873. 

Para quem se aventura nas conversas com os moradores, vale a pena perguntar sobre lendas. Há uma sobre Simplício Dias, figura conhecidíssima entre os moradores que continua “vagando” pela cidade, mesmo após seu falecimento. De assustar, mas bom demais para rir um pouco com as pessoas que moram ali e estreitar relações, né?

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Não deixe de reservar um momento para visitar o Centro de Artesanato, no centro de Parnaíba. Além de poder comprar artes típicas da região, é possível ver os mestres santeiros - e de quebra, levar uns para decorar a sua casa. 

  • Caso você queira se locomover mais por Parnaíba, além dos passeios do roteiro, é possível alugar carro ou utilizar aplicativos de carona. Táxis também funcionam super bem na cidade.

  • Se quiser estender um pouco mais sua viagem, conheça Luís Correia, destino piauiense que todo mundo quer conhecer no verão com seus 45 km de praias belíssimas.

  • Não deixe de caminhar pelo centro histórico de Parnaíba e conferir seus casarões. A arquitetura única do local é uma atração à parte!

  • O sustento de muitos locais é a caça de caranguejos e mariscos, portanto, é possível provar essas iguarias em muitos restaurantes.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos