Chapada das Mesas

Maranhão

Uma viagem inesquecível!

Paisagens únicas que misturam o cerrado maranhense com piscinas naturais e paredões rochosos

Sua formação pode ser antiga, mas o Parque Nacional da Chapada das Mesas é novíssimo: foi criado em 2005 para abrigar 160 mil hectares de paisagens estonteantes e exemplares únicos do Cerrado do Brasil.

Seu nome, “Chapada das Mesas", vem por conta das formações rochosas em platôs, que lembram muito as mesas de pedras. Esses platôs se concentram principalmente nas cidades maranhenses de Carolina e Riachão, mas a Chapada das Mesas agrega, além destes municípios, Imperatriz, Tasso Fragoso, Estreito, Balsas, Formosa da Serra Negra, Fortaleza das Nogueiras, Itinga do Maranhão, Campestre, Alto Parnaíba e Açailândia. Ufa! Por abranger tantas regiões do centro-sul do estado, é um destino único que possui pontos turísticos de tirar o fôlego!

A atração principal fica por conta, é claro, das inúmeras cachoeiras e piscinas naturais que chegam a medir 22ºC de temperatura e apresentar águas cristalinas. Não obstante, para quem curte trilhas e mirantes, o Polo Chapada das Mesas conta com diversas atrações para trekking e caminhadas, além de esportes como stand-up e muito mais.

Com certeza você vai encontrar muita aventura e vistas inesquecíveis neste destino!

Atrativos

Muitas aventuras te aguardam na Chapada das Mesas!

Chapada das Mesas oferece, de uma vez só, três biomas: Cerrado, Caatinga e Amazônia, que se fundem com os platôs e paredões rochosos, oferecendo além de paisagens incríveis, contato com uma fauna única. Por isso, os atrativos são inúmeros! 

Dentre algumas das cachoeiras disponíveis em nossos roteiros, estão: Cachoeira da Prata, Mansinha, Aldeia do Leão, Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Santuário, São Romão, além dos famosíssimos Poço Azul e Encanto Azul.

Além dessas atrações únicas e piscinas naturais de águas mornas, você poderá desbravar Chapada das Mesas nas trilhas para o Morro do Coco e do Chapéu, que oferecem contato único com a fauna local e uma vista de tirar o fôlego!

E não para por aí: o Complexo da Pedra Caída e Portal da Chapada das Mesas oferecem a possibilidade de conhecer a Tirolesa mais alta da América do Sul, com 1.400 metros de comprimento e 392 metros de altura, para apreciar boa parte da extensa vegetação do Cerrado e os Pilares da Chapada.

Confira outros atrativos que você encontrará neste destino!

Aldeia do Leão

Aldeia do Leão

Ver mais
Cachoeira da Esmeralda

Cachoeira da Esmeralda

Ver mais
Cachoeira da Prata

Cachoeira da Prata

Ver mais
Cachoeira do Capelão

Cachoeira do Capelão

Ver mais
Cachoeira do Castanhão

Cachoeira do Castanhão

Ver mais
Cachoeira do Dodô

Cachoeira do Dodô

Ver mais
Cachoeira do Talho

Cachoeira do Talho

Ver mais
Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara

Ver mais
Cachoeira Santuário

Cachoeira Santuário

Ver mais
Cachoeira São Romão

Cachoeira São Romão

Ver mais
Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru

Cachoeiras Gêmeas do Itapecuru

Ver mais
Complexo Pedra Caída

Complexo Pedra Caída

Ver mais
Encanto Azul

Encanto Azul

Ver mais
Mansinha

Mansinha

Ver mais
Morro do Chapéu

Morro do Chapéu

Ver mais
Poço Azul

Poço Azul

Ver mais
Portal da Chapada

Portal da Chapada

Ver mais
Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua

Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua

Ver mais
Trilha Mirante da Chapada

Trilha Mirante da Chapada

Ver mais


Aproveite Carolina para complementar sua viagem!

Ao escolher Chapada das Mesas como seu destino, saiba que Carolina será a cidade na qual você terá muito contato A começar pela culinária local, além das churrascarias mais tradicionais e pizzarias, você pode aproveitar para experimentar os pratos a base de peixes de água doce, onde se destacam o surubim, pirão, pacu, tambaqui, tambacu, além da famosa carne de sol com macaxeira frita e a galinha caipira.

Por se tratar de uma cidade histórica, Carolina abriga diversos casarões do séc. XIX, como é o caso do famoso museu construído nas ruínas de um prédio datado de 1830. O Museu Histórico de Carolina, como é conhecido, reúne um acervo de documentos oficiais, cartas, gravuras da época, fotos e peças doadas pela comunidade.

Melhor época

Conheça o verão da Chapada das Mesas

Ao contrário do que se possa imaginar, o verão não é o momento mais ideal para conhecer Chapada das Mesas. Neste período é onde as chuvas ficam mais intensas, fazendo com que as rotas para conhecer as atrações fiquem mais lamacentas e as cachoeiras, mais perigosas para visitação e banho. Portanto, de dezembro a março, não é o momento mais ideal para viajar até Chapada das Mesas!

Já durante a “seca”, entre os meses de maio a setembro, é onde você encontrará a melhor da paisagem deste destino. Além de chover bem menos, as temperaturas costumam chegar até 35ºC e as prainhas aparecem, com a diminuição dos rios. Além disso, a estrada fica melhor para acesso às trilhas e outros pontos turísticos e as águas das cachoeiras, mais cristalinas.

Uma dica: de acordo com o volume de chuvas da região, os melhores meses para curtir uma ensolarada Chapada das Mesas são junho, julho e agosto. Salvo as férias escolares, são períodos em que você poderá aproveitar muito sol e se refrescar nas piscinas naturais que esse destino oferece!

Como chegar

Chegue voando até Imperatriz

Imperatriz está a 220 km de Carolina e, portanto, é considerado o melhor local para desembarque. Com voos diretos de São Paulo, além de outros estados como Brasília, Belo Horizonte, Belém e São Luís, é possível chegar até o Aeroporto Nacional de Imperatriz, no Maranhão, e chegar em um pouco mais de 3h até Carolina.  Ao chegar no Aeroporto, fique tranquilo! O transfer da Entreverdes estará preparado para te levar até a cidade de Carolina, onde se localiza a pousada que servirá de base para todos os nossos atrativos.

Alías, você pode aproveitar e programar 1 dia extra, ou algumas horas, para conhecer a cidade de Imperatriz que oferece uma ótima infraestrutura com shoppings, restaurantes, além de diversas praias. Dentre os pontos turísticos que você pode visitar, está o Beira Rio, com mais de 600 metros de extensão, que, além de acompanhar parte da orla do Rio Tocantins - e por isso o nome -, fica em frente ao centro da cidade, e, portanto, conta com calçadões, lago, pista, ciclovia, quadras, além de praças de alimentação, quiosques e vários restaurantes próximos. Caso queira aproveitar e conhecer as praias, uma dica é conhecer a Praia do Meio, que fica situada no meio do Rio Tocantins, que você chega por meio de um passeio de barco. Logo após a Ponte do Rio Tocantins - outro ponto turístico para render boas fotos - fica a Praia do Cacau, situada na margem do rio e com mais espaço. Já a Praia da Bela Vista fica do outro lado do rio, na frente do Beira Rio, e, portanto, para chegar é preciso de barco ou balsa. Todas essas praias merecem a visitação, caso você queira estender um pouco sua viagem à Imperatriz quando chegar ou quando estiver deixando Chapada das Mesas. Converse com nossos consultores para saber mais!

Agora, caso queira realizar uma viagem combinada com outros destinos próximos à Chapada das Mesas, você pode combinar tanto Lençóis Maranhenses, quanto Jalapão. Ambos os destinos são oferecidos pela Entreverdes, é só conversar com nossos consultores e estender sua viagem!

Curiosidades

Você sabia?

A culinária que você encontrará na Chapada das Mesas é muito variada, mas, com o tanto de cachoeiras e rios, não é à toa que os peixes de água doce são a estrela principal dos pratos típicos da região, geralmente servidos com mandioca frita, chamada de “macaxeira”.

Além desse combo, a carne de sol, tradicional da culinária nordestina, também marca bastante os cardápios de Chapada das Mesas, assim como o açaí e o juçara, fruta similar, porém menos calórica e de sabor mais suave. 

Para trazer um pouco do lugar com você, o artesanato de Chapada das Mesas é aquele típico maranhense: materiais como palha de milho, capim dourado, crochê, fibras de plantas, palmeiras nativas como o tucum, buriti e guarimã criam brindes e decorações únicas para levar um pedacinho do Maranhão para casa. 

Aliás, uma curiosidade sobre o artesanato da Chapada das Mesas: a boneca “Carolina”, feita geralmente de pano ou palha de milho, é famosa entre os turistas e é uma referência direta ao nome da cidade e à esposa de Dom Pedro I, a imperatriz Carolina Josefa Leopoldina.

Você pode, inclusive, vivenciar a cultura de Carolina na famosa “Feira do Cerrado”, que conta com danças tradicionais e a venda de artesanato e comidas típicas do lugar. Vale muito a pena!

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Levar protetor solar e repelente são essenciais para as trilhas e práticas de atividades físicas nas atrações turísticas.
  • Chapéu, boné, óculos de sol, blusa com proteção UV, tênis de caminhada também devem ser incluídos na mala de viagem para encarar as caminhadas e o sol maranhense.
  • Levar cartão de crédito e débito é o ideal, e a maioria dos estabelecimentos aceita, mas atenção: em Carolina só existe Banco do Brasil, Bradesco e Banco da Amazônia.
  • Operadoras de celular que funcionam melhor são Vivo e Claro.
  • A voltagem no Maranhão é 220V, então é interessante prestar atenção nos aparelhos que você irá levar!

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos