Lençóis Maranhenses

Maranhão

Uma das paisagens mais bonitas do mundo todo, é no nordeste brasileiro!

Um cenário incomparável que combina a beleza das lagoas cristalinas com a majestade das dunas de areia branca

Sendo o principal destino turístico do estado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um local mágico para quem procura uma experiência única em meio a uma das paisagens mais deslumbrantes do mundo. Localizado no litoral oriental do Maranhão, o Parque é um dos maiores campos de dunas do Brasil, dispondo de um território total de 155 hectares repletos de ecossistemas, como a restinga, o campo de dunas e o manguezal e um campo de dunas que compõem dois terços de sua área total, sendo que a região apresenta uma forte influência de 3 biomas: Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Seu acesso é realizado a partir de três municípios – Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro – cujas infraestruturas são preparadas para receber e direcionar os turistas aos atrativos da região. Inclusive, os veículos autorizados a percorrer o terreno arenoso e alagado são necessariamente adaptados para concluir os tais trajetos. Além de atividades aquáticas nas lagoas cristalinas, os lençóis maranhenses proporcionam caminhadas e interações com comunidades locais, como nos vilarejos de Atins e Caburé.

Se você procura um lugar para contemplar a plenitude e o exotismo das belezas naturais do nordeste brasileiro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o seu próximo destino certo! Então, bora conhecer mais!?

Roteiros

Curta muito este pedaço de paraíso no nosso nordeste brasileiro que é tão lindo!

Aqui você encontra nossa seleção de roteiros incríveis, que oferecem experiências únicas e foram criados especialmente para te levar às principais cidades da região dos Lençóis: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Explore a região a pé ou de barco, desbravando as belezas intocadas e conhecendo as peculiaridades dos povos locais, com muita diversão e atividade ao ar livre!

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Os Lençóis Maranhenses têm muita história e atividades ao ar livre para atender a todos os gostos

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses proporciona paisagens ímpares e com um visual de fazer cair o queixo, dispondo inclusive de diversas lagoas de água doce escondidas nas dunas de areia branca e fofinha. Em Barreirinhas, os turistas podem realizar vários circuitos muito interessantes, como o Circuito da Lagoa Azul, que é o mais visitado e conta com trilhas de 12 km na restinga e uma trilha de 2 km no campo de dunas, que passa por quatro lagoas: Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul e Lagoa do Peixe.

O povoado de Atins, situado na foz do Rio Preguiças, é uma excelente pedida para quem busca tranquilidade e um contato mais próximo com a natureza e a comunidade local. Lá é possível praticar atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta, de caiaque, kitesurf e windsurf, stand-up paddle, entre outras. Já o Canto dos Lençóis, é um pequeno povoado formado por pescadores que garante aos visitantes uma ótima vista do campo de dunas, além de ser próximo à praia.

Em Santo Amaro, o destaque vai para a Lagoa da Gaivota, que é considerada a mais fabulosa paisagem do parque nacional. O local possibilita a observação de gaivotas e uma vista para o Lago de Santo Amaro, fazendo parte dos circuitos das Lagoas da Andorinha, do Cajueiro e do Maçarico.

Atins

Atins

Ver mais
Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

Ver mais
Farol do Mandacaru

Farol do Mandacaru

Ver mais
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Ver mais
Praia de Caburé

Praia de Caburé

Ver mais
Rio Preguiças

Rio Preguiças

Ver mais
Vassouras

Vassouras

Ver mais
Vila de Caburé

Vila de Caburé

Ver mais


Se você procura uma experiência mais extensa, que engloba aventura, cultura e gastronomia, uma ótima opção é se aventurar pelos estados nordestinos do Ceará, Piauí e Maranhão através da Rota das Emoções. Por meio de um roteiro de 500 km, você irá desfrutar de paisagens deslumbrantes que incluem praias paradisíacas com águas cristalinas, dunas de areias douradas, fauna e flora únicas, além de vivenciar a rica gastronomia local e os atrativos histórico-culturais, considerados patrimônios da humanidade.

De modo geral, não vão faltar atrativos para conhecer enquanto estiver nos Lençóis Maranhenses. Afinal, o nosso nordeste é maravilhoso!

Melhor época

Entre lagoas e dunas, os Lençóis Maranhenses são incríveis o ano todo.

Não à toa, a região dos Lençóis Maranhenses é um destino turístico bastante procurado no Brasil. Suas muitas paisagens paradisíacas e as peculiaridades dos vilarejos ribeirinhos têm atraído turistas do mundo inteiro para este pedaço de paraíso no nordeste do país. Mas planejar a viagem, é importante levar em consideração o período no qual você mais aproveitará a estadia no local. De um modo geral, os Lençóis contam com basicamente dois períodos bem definidos: o chuvoso e o não chuvoso.

Durante o período de chuvas, que vai de fevereiro a maio, as lagoas se enchem d’água para literalmente transformar o visual em algo realmente impressionante. Entretanto, é preciso levar em consideração que as chuvas podem dificultar o acesso a algumas áreas e trilhas. Passado o período chuvoso, podemos dizer que a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses e aproveitar o ápice da beleza das piscinas é a partir da segunda quinzena de maio até meados da primeira quinzena de Setembro.

Como chegar

Te guiamos em segurança desde o aeroporto até a sua acomodação, para que se preocupe apenas em relaxar

São Luís é o ponto de partida e chegada de muitos dos nossos roteiros. A capital é o município mais populoso do Maranhão e o quarto do nordeste brasileiro, abrigando cerca de 1,1 milhão de habitantes em seu território que dispõe de aproximadamente 832 km² de extensão. A cidade é também a única capital brasileira fundada por franceses, encantando turistas de todos os cantos por conta de seus traços históricos que contrastam com a modernidade dos seus litorais.

Com cerca de 4 mil construções coloniais, seu centro histórico é um verdadeiro cartão postal da cidade, onde é possível admirar os antigos casarões, igrejas, e as praças que guardam a suntuosidade da arquitetura colonial portuguesa. Ao mesmo tempo, a parte litorânea, que se estende da Ponta D’Areia até a Praia de Calhau, apresenta uma atmosfera mais contemporânea, com construções mais modernas e uma infraestrutura que conta com bares, restaurantes e outros tipos de comércios na orla.

Curiosidades

Você sabia?

A origem do nome "Lençóis" se deve à peculiar aparência das dunas que constituem o parque nacional, as quais quando vistas do alto se assemelham a lençóis amassados sobre a cama. Essa é mais uma das características que atraem milhares de turistas todos os anos à região.

Durante a época de cheias, a paisagem árida é inundada pelas águas das chuvas e mais de 36 mil lagoas cristalinas são formadas em toda a extensão do parque, criando um ambiente totalmente diferente e maravilhoso de se ver e estar.

Na região dos Lençóis, a água subterrânea está mais acessível do que em outras regiões brasileiras, visto que, se uma pessoa cavar cerca de 2 a 3 metros, encontrará o lençol freático. Isso permite que a população local possa facilmente cavar poços artesanais para ter mais fácil acesso à água potável.

Com uma área que cobre 155 mil hectares de extensão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é gigantesco. Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo caberia inteira dentro do território parque.

É possível visitar o parque nacional durante a noite e isto pode ser uma experiência única. Embora a temperatura deva ser mais baixa do que durante o dia, é muitas vezes ainda agradável. Isso sem contar que se você visitar o parque durante uma noite de lua cheia, sua luminosidade chega a ser tão intensa que pode-se facilmente confundir com a luz do dia.

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Lembre-se que há a opção de hospedagem nos 3 municípios que englobam dos lençóis: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro;

  • Proteja-se do Sol, utilizando-se de protetor solar com um bom fator de proteção, além de roupas com proteção térmica, de preferências as de manga comprida, para trilhas e circuitos mais longos;

  • Evite queimar seus aparelhos eletrônicos, lembrando que a voltagem do estado do Maranhão é 220V; 

  • Para minimizar o risco de poluição ambiental, é estritamente proibido levar comidas e bebidas aos passeios, principalmente garrafas e latas;

  • Atente-se às regras de preservação ambiental para melhor aproveitar as belezas da região, sabendo que somente o trânsito de veículos credenciados é liberado;

  • A maioria dos estabelecimentos locais aceita pagamento em cartão.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos