Serra da Capivara

Piauí

Um dos mais importantes exemplares do patrimônio cultural pré-histórico brasileiro

Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO, a região se destaca por concentrar a maior quantidade de sítios arqueológicos das Américas.

Inicialmente cobrindo cerca de 100.000 hectares de área de preservação ambiental que integram partes do território dos municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato, no sudeste e sudoeste piauiense, o Parque Nacional Serra da Capivara foi instituído como uma unidade de conservação brasileira por meio de decreto, em 1979, pela então presidência da república, para garantir a proteção de uma das principais e mais preciosas amostras do patrimônio pré-histórico do Brasil. Posteriormente, no início da década de 90 e igualmente através de um decreto, sua área foi ampliada e passou a abranger os atuais 135.000 hectares que ficam sob a tutela do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A área, que encanta pela prevalência da Caatinga e matas de transição de Cerrado, é reconhecida pela maior concentração de sítios pré-históricos dos continentes americanos, reunindo os mais antigos exemplares de arte rupestre nas Américas e, inclusive, a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Sua vegetação é, em maioria, composta por arbustos de galhos rígidos e mais curtos que o convencional, de aspecto espinhoso. Já as árvores caracterizam-se por seus troncos lisos e folhagem não muito densa que propicia a passagem da luz solar entre elas, fazendo com que a experiência seja ainda mais encantadora.

O lugar, que abriga diversas espécies de aves, mamíferos e répteis, é também habitat do perspicaz Macaco-prego (Sapajus libidinosus), que há mais de 3 mil anos se distingue dos outros primatas pelo uso de ferramentas de pedras como modo de adquirir alimento, além de se comunicar entre si.

Roteiros

Trilhas e sítios arqueológicos te esperam na Serra do Capivara!

Desfrute dos roteiros que separamos para você aproveitar o melhor da Serra da Capivara! Os nossos roteiros te levarão às suas melhores experiências. Com eles, você não perderá nada do que a região tem a oferecer.

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Não deixe de conhecer esse museu a céu aberto

Se você é praticante de trilhas ou tem vontade de fazê-lo, então não pode deixar de visitar a região que é repleta de vegetação característica da Caatinga brasileira e famosa por suas formações rochosas milenares. A Serra da Capivara surpreende não só pela diversidade da natureza local, mas por ainda contar com cerca de 15 circuitos de trilhas com os mais variados graus de dificuldade e que levam a mirantes e outros locais espetaculares para encantar turistas de todas as idades. De todas elas, 4 se destacam sendo as mais famosas: Alto da Pedra Furada, Baixão das Andorinhas, Baixão da Pedra Furada e Desfiladeiro do Capivara.

E ainda que busque por programas culturais ou algo mais tranquilo, para relaxar e curtir com a família, você pode optar pela visita ao Museu do Homem Americano, organização sem fins lucrativos que fica dentro da sede da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano) que dispõe além de exposições variadas, como também de reservas técnicas e laboratórios. Há de se registrar, inclusive, a presença de uma larga produção e comércio de peças de cerâmica por parte dos locais. Itens que onde em outros lugares custariam uma fortuna, ali, você os encontrará com um desconto bem camarada. Vale a pena conferir a Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara, no Povoado Barreirinho.

Baixão das Andorinhas

Baixão das Andorinhas

Ver mais
Boqueirão da Pedra Furada

Boqueirão da Pedra Furada

Ver mais
Caldeirão dos Rodrigues

Caldeirão dos Rodrigues

Ver mais
Circuito do Perna

Circuito do Perna

Ver mais
Desfiladeiro da Capivara

Desfiladeiro da Capivara

Ver mais
Grotão da Esperança

Grotão da Esperança

Ver mais
Gruta do Riacho dos Bois

Gruta do Riacho dos Bois

Ver mais
Janela do Sertão

Janela do Sertão

Ver mais
Museu da Natureza

Museu da Natureza

Ver mais
Museu do Homem Americano

Museu do Homem Americano

Ver mais
Serra Branca

Serra Branca

Ver mais
Serra das Confusões

Serra das Confusões

Ver mais
Sítio do Meio

Sítio do Meio

Ver mais
Trilha Hombu

Trilha Hombu

Ver mais


O Parque Nacional da Serra da Capivara contemplam ainda o abrigo de mais de 30 espécies de fósseis de animais gigantes. A "Megafauna", como é chamada, está instalada no Museu da Natureza e compõe-se de 12 salas que apresentam histórias de desde o surgimento do Sistema Solar até vestígios da presença de nossos ancestrais de milhares de anos atrás. O local ainda é conhecido pelo descobrimento de artefatos históricos na "Toca do Caldeirão dos Rodrigues" e no circuito do "Sítio do Meio". Curiosidade é o que não falta!

Melhor época

Adiantamos: vale muito a visita, independente do tempo

A melhor época para contemplar a vista das planícies e toda a magnitude das formações rochosas do Parque Nacional Serra da Capivara é durante a seca, período do ano que se estende de maio a dezembro e proporciona plenas condições para o turismo na região.

E embora muitos acreditem que de janeiro a abril, que é quando ocorre a temporada de chuvas, não seja uma boa época para visitar a região, afirmamos: é o período em que as paisagens dos cânions atingem o ápice do seu esplendor!

Como chegar

Conosco, você se livra de preocupações. É só alegria!

Considerado uma das mais bem-estruturadas unidades de conservação do país, o Serra da Capivara pode ser acessado de três maneiras: de avião, carro ou ônibus, sendo que a primeira alternativa se vale do nosso serviço de transfer, do qual ao desembarcar no aeroporto, a nossa equipe de guias especializados estará aguardando para te receber, garantindo que o caminho até a acomodação seja o mais prático possível.

Há duas opções para quem pretende ir de avião: a primeira via Petrolina (PE), inclusa em nossos roteiros, que fica a 239 km de distância do Parque Nacional Serra da Capivara, e a segunda via Teresina (PI), 405 km distante do destino final. Caso opter por chegar via Teresina, consulte-nos.

Ah, e se quiser estender um pouco mais a sua viagem, considere conhecer Petrolina (PE) com a Entreverdes antes ou depois de visitar a charmosa região da Serra da Capivara. Lá você encontrará uma cultura viva e bastante presente no cotidiano das pessoas. Um fato interessante sobre a cidade é que Petrolina é detentora de diversos prêmios relacionados à indústria de vinhos. Além disso, por estar às margens do Rio São Francisco, o local proporciona um clima realmente de praia aos turistas. Considere, inclusive, realizar um passeio de barco pelo Rio e, claro, um roteiro de vinho para sair de lá querendo voltar!

Outro destino próximo a Serra da Capivara é Delta do Parnaíba, que você também pode encontrar em nossas opções de roteiro. Por lá, você terá acesso a paisagens incríveis, criadas pela junção do rio e do mar, proporcionando um destino repleto de mangues, lagoas, dunas e praias desertas prontas para você se aventurar. 

Curiosidades

Você sabia?

Você sabia que em determinados locais da Serra da Capivara ficam expostos certos artefatos pré-históricos, esqueletos humanos e peças de cerâmica produzidas há mais de 8.000 anos? O local ainda apresenta o maior volume de pinturas rupestres, as quais especialistas calculam que possam ter mais de 50.000 anos de existência, além dos mais antigos vestígios de arte pré-histórica de todas as Américas.

Intitulado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e sendo o único parque nacional de caatinga brasileiro, o Serra da Capivara é o sítio arqueológico mais importante e reconhecido do Brasil. A região também propicia aos visitantes a prática não só de trilhas, cujos percursos variam seu grau de dificuldade, como de alpinismo, ciclismo e voo livre.

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

Cinco dias é o mínimo que julgamos necessário para que você tenha tempo de conhecer todos os atrativos que a magnífica Serra da Capivara tem a oferecer;

Considere fazer as trilhas sob condições adequadas. Durante a época da seca, os percursos apresentam as melhores circunstâncias para concluí-las em segurança. O período da manhã é o mais indicado;

Usar o calçado correto faz toda a diferença em qualquer prática esportiva. Isso vale para os trilheiros e trilheiras também. Procure calçados firmes e com solados aderentes, o que aumenta sua segurança, evitando quedas e torções;

Vista roupas leves, dando preferência às de tecidos esportivos tecnológicos. Você vai transpirar;

Beba bastante água para manter seu organismo hidratado durante as caminhadas e trilhas. É recomendado levar alimentos leves para os circuitos que pretende realizar, como barra de cereais, frutas e outros snacks;

Carregue sempre consigo um kit com protetor solar e repelente para insetos. Você estará em meio à natureza, mas não é por isso que não deve buscar se cuidar. Óculos escuros e chapéus são mais do que bem-vindos. 

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos