Chapada Diamantina

Bahia

Surpreenda-se com suas belezas naturais!

Um dos melhores destinos do país para quem busca aventura e ecoturismo

Identificada como formação geológica, bem como uma divisão administrativa nacional, a Chapada Diamantina é uma reconhecida região serrana que está localizada bem ao centro do Estado da Bahia, no nordeste brasileiro. Seu território constitui-se de 24 municípios que contam com diversas áreas de proteção demarcadas, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões - Vereda do Romão Gramacho, a Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara, a Área de Proteção Ambiental da Serra do Barbado e o Parque Estadual do Morro do Chapéu.

O lugar é o habitat natural de inúmeros anfíbios, aves, insetos, répteis e mamíferos de pequeno porte, além de abrigar espécies por lei protegidas, como o gato-do-mato-pequeno, a onça-parda, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. Ainda assim, sua vegetação é característica de regiões da caatinga, Mata Atlântica e prados e campos rupestres. Demais, né?

Já pensou poder contemplar isso tudo de cima, com uma vista panorâmica maravilhosa acerca de toda essa natureza?

Roteiros

Guarde consigo memórias inesquecíveis!

Aqui você encontra nossa seleção de roteiros para aproveitar o melhor que a Chapada Diamantina tem a oferecer!
Confira nossos roteiros que te proporcionam aventuras jamais antes esperadas!

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Cachoeiras, grutas, trilhas e muito mais

A Chapada Diamantina conta com inúmeros atrativos para você que está procurando aventuras em meio às suas belezas naturais. Cachoeiras como a do Sossego e a do Mosquito, em Lençóis, e também a do Buracão, ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e a da Fumaça dão um toque especial a este cenário tão incrível em meio a esta região comumente mais seca do país.

A Gruta Lapa Doce, que possui estonteantes estalactites e estalagmites, é também um dos atrativos que fazem com que este lugar seja mágico. De lá, você pode visitar a Fazenda Pratinha e o Morro do Pai Inácio, que é um dos mirantes mais bonitos que verá enquanto estiver por ali. Já o Mirante do Pati proporciona imagens incríveis vistas de cima, mas saiba que a caminhada até o cume é longa e ainda passa pela Travessia do Vale do Pati, um dos trekkings mais lindos do mundo!

Os poços Azul e Encantado são também uma ótima pedida para quem quer se surpreender com águas límpidas e cristalinas em meio a este palco de belezas naturais tão procurado por viajantes. O ideal é que você os visite em sequência, para aproveitar o melhor que têm a oferecer. Já pensou em nadar em uma piscina dessas?!

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

Ver mais
Cachoeira da Primavera

Cachoeira da Primavera

Ver mais
Cachoeira das 3 Barras

Cachoeira das 3 Barras

Ver mais
Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão

Ver mais
Cachoeira do Mosquito

Cachoeira do Mosquito

Ver mais
Cachoeira do Sossego

Cachoeira do Sossego

Ver mais
Cachoeira dos Funis

Cachoeira dos Funis

Ver mais
Cachoeirão

Cachoeirão

Ver mais
Gruta da Lapa Doce

Gruta da Lapa Doce

Ver mais
Gruta da Pratinha

Gruta da Pratinha

Ver mais
Gruta do Castelo

Gruta do Castelo

Ver mais
Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inácio

Ver mais
Pantanal Marimbus

Pantanal Marimbus

Ver mais
Poço Azul

Poço Azul

Ver mais
Poço do Diabo

Poço do Diabo

Ver mais
Poço Encantado

Poço Encantado

Ver mais
Ribeirão do Meio

Ribeirão do Meio

Ver mais
Trilha Capão - Guiné

Trilha Capão - Guiné

Ver mais
Vale do Capão

Vale do Capão

Ver mais
Vale do Pati

Vale do Pati

Ver mais


A região proporciona aos turistas diversas atrações para atender a todos os gostos, como belíssimas cachoeiras, grutas deslumbrantes com formações rochosas ímpares interessantíssimas, poços de águas cristalinas e trilhas que levam a mirantes para quem quer curtir aquela paisagem de tirar o fôlego. A Chapada Diamantina ainda se compõe de cidades históricas, além de uma gastronomia plural e muito bem elaborada e uma população pra lá de hospitaleira.

Melhor época

A Chapada Diamantina é linda durante o ano inteiro!

De novembro a março, período marcado pelo aumento das chuvas na região, é quando o nível dos rios e quedas d’água está mais elevado, além do fato do ar atmosférico estar mais quente e úmido, fazendo com que as temperaturas acabem atingindo graus mais elevados. O período é perfeito para aproveitar bons banhos de cachoeiras por conta da força das corredeiras.

Já de abril a setembro, que é quando o ar está mais seco e as temperaturas mais baixas, é a época ideal para fazer trilhas e caminhadas sem muita dificuldade, principalmente à beira dos rios. Em ambos os casos é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens para programar sua viagem até a Chapada Diamantina, mas pode apostar que a aventura e a diversão por lá são garantidas durante o ano inteiro!

Como chegar

Não esquenta! Chegando em Lençóis o resto é com a gente

Para chegar na Chapada Diamantina é necessário adentrar a cidade de Lençóis (BA), que fica a 430 km de distância da capital Salvador. Você pode optar entre ir de ônibus, a partir de Salvador, ou avião, sendo que para a última opção os voos para Lençóis são realizados em dias específicos da semana, portanto é necessário se programar com antecedência.

Ao escolher utilizar-se das linhas de ônibus intermunicipais, o ideal é fazer a rota mista com avião e ônibus. A rodoviária da capital baiana fica localizada a 20 km do aeroporto de Salvador e o trajeto pode ser realizado ainda de táxi ou Uber. Já a rodoviária de Lençóis fica bem no centro da cidade, permitindo o fácil acesso a boa parte das pousadas que ali existem.

Não importa se você vai chegar de ônibus ou de avião. Estando em Lençóis, território baiano, deixa com a gente que cuidamos de tudo, tá?

Curiosidades

Você sabia?

A Chapada Diamantina, além de magnífica aos olhos, é também um lugar repleto de curiosidades interessantíssimas. Por exemplo, você sabia que o nome de algumas cidades da região vêm de origem indígena? Andaraí (rio dos morcegos), Itaetê (pedra verdadeira), Piatã (pé duro), Iraquara (esconderijo do mel).

Responsável por boa parte da economia da região durante o século XIX e início do XX, a Chapada Diamantina rapidamente tornou-se um importante centro de extração de diamantes no Brasil. Igatu (BA), uma das cidades mais antigas da região da Chapada, foi ainda um importante centro de extração de diamantes.

Rio de Contas (BA) é considerada uma das mais antigas cidades da região, apresentando traços da arquitetura do século XVII, tendo sido a primeira cidade planejada do Brasil, no ano de 1745.

A abertura da telenovela “Pedra sobre pedra”, da Rede Globo, foi gravada dentro da Gruta Lapa Doce.

A região da Chapada conta com uma culinária diversificada e rica. Por exemplo, você sabia que lá é servido um delicioso pastel de jaca, entre outras maravilhas da América do Sul. A jaca é cozida, amassada e temperada com alho, azeite, cebola, coentro e limão. Uma delícia, vale a pena experimentar!

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Caso disponha de mais tempo para ficar na região, procure roteiros com hospedagens além do município de Lençóis. Assim, aproveitará o melhor da Chapada com um pouco mais de calma;
  • Se aprecia caminhadas mais longas, conheça os nossos roteiros do Vale do Pati. Uma das travessias mais lindas do mundo!
  • Procure usar bonés ou chapéus, além de óculos escuros e roupas leves para fazer trilhas e caminhadas. O uso de protetor solar e repelente para insetos é indispensável também;
  • Com a Entreverdes, você será guiado por um guia experiente, tornando sua viagem mais segura e mais divertida!
  • Vale muito a pena conhecer os deliciosos pratos típicos da região. Lençóis dispõe de uma boa infraestrutura com bares e restaurantes que podem te impressionar;
  • Em muitos pontos do Parque Nacional Chapada Diamantina não há sinal de celular ou é restrito a uma ou outra operadora. Lençóis é o único município da Chapada a ser atendido por todas as operadoras de telefonia móvel;
  • Traga uma quantia de dinheiro em espécie, pois o acesso a bancos é limitado.

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos