Aparados da Serra

Rio Grande do Sul

Aventuras inesquecíveis nos Cânions do Sul

Lar de cânions e desfiladeiros, é o destino ideal para quem busca aventuras inesquecíveis.

Conhecido por seus magníficos cânions e desfiladeiros que naturalmente dividem os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na região nordeste do Rio Grande do Sul, fazendo fronteira com o Parque Nacional da Serra Geral, dispõe de aproximadamente 13.000 hectares (cerca de 130 km²) de área estimada. 

Além disso, é rico em belezas e diversidade de mata nativa, sendo lar de diversas espécies animais, como jaguatiricas, lobos-guará, e até o leão-baio. O local, que encanta os olhos por ser repleto de vegetação nativa, é reconhecido como uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, cujo objetivo base é garantir a manutenção da preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho.

E aí, acha que tem o necessário para desafiar os cânions?

Roteiros

Desbrave os Aparados da Serra do jeito que preferir!

Aqui você encontra nossa seleção de roteiros para desbravar Aparados da Serra do jeito que você preferir!
Roteiros que oferecem experiências únicas tanto em família, quanto em atividades mais radicais.

Na dúvida de qual dos roteiro abaixo mais te agrada?
Utilize nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Atrativos

Vale a pena visitar na terra dos Cânions!

Aparados da Serra é uma região bastante propícia a muita aventura em trilhas pelos maiores e mais desafiadores cânions do Brasil, como o Fortaleza e o Itaimbezinho, além de oferecer aventuras 4x4 imperdíveis para os amantes da adrenalina. O destino ainda dispõe de belíssimas cachoeiras para quem busca se refrescar e lavar a alma. Mas não se engane, as águas podem atingir temperaturas baixíssimas em determinadas épocas do ano. Saiba mais sobre cada atrativo:

Apiário Cambará

Apiário Cambará

Ver mais
Cachoeira do Juvenal

Cachoeira do Juvenal

Ver mais
Cachoeira do Tio França

Cachoeira do Tio França

Ver mais
Cachoeira dos Venâncios

Cachoeira dos Venâncios

Ver mais
Cachoeirão dos Rodrigues

Cachoeirão dos Rodrigues

Ver mais
Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza

Ver mais
Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho

Ver mais
Cânion Malacara

Cânion Malacara

Ver mais
Cânion Monte Negro

Cânion Monte Negro

Ver mais
Cânions da Boa Vista e da Encerra

Cânions da Boa Vista e da Encerra

Ver mais
Circuito Aventura

Circuito Aventura

Ver mais
Circuito das Águas

Circuito das Águas

Ver mais
Desnível dos Rios (Divisa e Silveira)

Desnível dos Rios (Divisa e Silveira)

Ver mais
Estância Felicidade

Estância Felicidade

Ver mais
Kridjijimbé

Kridjijimbé

Ver mais
Trilha da Borda Sul

Trilha da Borda Sul

Ver mais
Trilha da Piscina do Malacara

Trilha da Piscina do Malacara

Ver mais
Trilha do Rio do Boi

Trilha do Rio do Boi

Ver mais
Trilha do Tigre Preto

Trilha do Tigre Preto

Ver mais


Diversão e aventura não faltarão durante sua viajem para Aparados da Serra.

Aproveite sua estadia em Cambará do Sul para conhecer esta charmosa cidade, cuja culinária impressiona pelo sabor de pratos típicos como o carreteiro de charque, o feijão tropeiro e o surpreendentemente saboroso pinhão assado na chapa do fogão a lenha.

Conta também com fazendas, estâncias, vinícolas, o Museu Histórico Municipal Irmã Tarcila, EcoParks, apiários e muito mais. É uma viagem ideal para você que quer curtir um clima serrano, com muita comida caseira, café gostoso e claro, oportunidades únicas de desbravar a natureza e conhecer o que ela oferece de melhor.

Inclusive, aqui vai uma dica: existe um destino próximo de Aparados da Serra que também pode ser uma excelente sugestão, caso queira conhecer regiões vizinhas. É São José dos Ausentes, cidade inclusa em alguns de nossos roteiros que, para quem gosta de novela, vai amar esta curiosidade: foi no Cânion Monte Negro, no destino, onde foram gravadas cenas da minissérie "A Casa das Sete Mulheres".

Melhor época

É durante o inverno que a diversão acontece!

As belas paisagens de Aparados da Serra se mantêm extraordinariamente lindas durante as quatro estações do ano, mas, há de se atentar não somente à meteorologia como também às condições climáticas características de cada época a fim de melhor aproveitar sua viagem. O clima da região é temperado, mantendo em 16ºC a média anual de temperatura, enquanto janeiro costuma ser o mês mais quente. Para quem gosta de um friozinho, os meses ideais são junho e julho.

O clima no sul é marcado pelo frio implacável nos meses de inverno e, se deseja contemplar a vista dos cânions com pouca ou quase nenhuma nebulosidade no ar, então cogite visitar o Parque Nacional de Aparados da Serra durante os meses de março a agosto, que é quando o local apresenta as condições perfeitas para garantir aquela foto bem clicada em altitude.

De setembro até fevereiro, como as temperaturas estão mais altas, é comum haver neblina dificultando a visão privilegiada dos cumes dos cânions e desfiladeiros, então, por que não encarar as águas geladas das cachoeiras e riachos para um banho revigorante de natureza?

Como chegar

Em Porto Alegre, nossos guias já estarão te esperando

Ir por Porto Alegre (RS) é considerado o melhor trajeto até Cambará do Sul, nossa cidade base para conhecer os Aparados da Serra. Se nunca ouviu falar de Cambará, aqui vai uma dica: a cidade foi palco de famosas novelas e em alguns meses, é possível ver neve no lugar!

E para aproveitar essa maravilhosa cidade, não precisa se preocupar: ao desembarcar no aeroporto, nossos pacotes oferecem transfer até a acomodação, e nossos guias estarão te esperando no aeroporto para que você realize todo o caminho de maneira mais tranquila possível!

Em Porto Alegre, caso tenha disponibilidade de ficar uns dias a mais, não deixe de visitar alguns dos seus principais atrativos, como o Centro Histórico, o Mercado Público e a Casa de Cultura Mario Quintana. Consulte-nos para conferir noites extras em hospedagens na cidade.

Curiosidades

Você sabia?

Aparados da Serra não ganha apenas na beleza. Lá se guardam também diversas curiosidades: desde sua extensa fauna, até sua origem. Vamos conferir?

Sobre sua geografia natural, Aparados da Serra possui a maior parte da Mata Atlântica preservada no Brasil, onde, inclusive, podemos encontrar diversos animais selvagens de habitat natural na área central da montanha. 

Além disso, a cidade ganha em números: possui a maior quantidade de vertentes de águas cristalinas do Brasil e também é onde costuma-se registrar as temperaturas mais baixas do país, chegando a números negativos e geadas facilmente.

Mas não é à toa: esse complexo de cânions também é a montanha mais gelada que se tem conhecimento no Brasil e a neve surge quando massas de ar polar estão anexas aos sistemas de alta pressão, garantindo que haja neve até mesmo nas encostas da Serra Geral, que são pontos de baixa altitude.

Por fim, guardamos o melhor: sua origem tem a ver com a história da Revolução Farroupilha e os tropeiros, que, ao desbravar o Sul do Brasil, criaram rotas que desciam diretamente nos Aparados. Hoje conhecida como Serra da Rocinha, foi caminho essencial para Bento Gonçalves e Anita Garibaldi caminharem rumo ao litoral. Legal, não?

Dicas e recomendações

Confira antes de ir

  • Procure fazer as trilhas pela manhã. As possibilidades de nevoeiro (ou chuva) são menores nesse período.

  • Ande sempre com protetor solar e repelente para te proteger durante os percursos de trilhas.

  • Use sempre roupas leves e tênis com solas aderentes para realizar as trilhas. Não se esqueça que, em muitas delas, há travessia pelo leito do rio, que pode molhar as peças, por isso, a dica é trazer roupas apenas para estes passeios.

  • Hidrate-se e não se esqueça de trazer algo para dar energia. Dependendo do trajeto, é possível realizar paradas para se alimentar, mas é sempre bom levar algum alimento com você.

  • Para curtir Aparados da Serra, busque ficar, pelo menos, 5 dias. Assim, você consegue realizar bons roteiros com a gente e curtir ao máximo a cidade!

  • Como já foi indicado anteriormente, visitar os cânions sem tanta nebulosidade é mais vantajoso e, por isso, os meses de inverno são os melhores. Entretanto, para encarar as cachoeiras e curtir a natureza, setembro até fevereiro o clima fica mais quente, mas corre o risco de não conseguir aproveitar a vista dos cânions. Seja lá qual for a escolha, uma coisa é certa: dá para curtir Aparados da Serra o ano todo!

 

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

Gustavo Greggio

Vamos conversar sobre sua próxima aventura

Nosso diretor, Gustavo, já percorreu alguns dos principais destinos eco turísticos do Brasil, como: Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Monte Roraima, entre outros. Fora do Brasil, teve oportunidade de viajar para Argentina e Uruguai, explorar um Parque Nacional Americano - Shenandoah, mochilar pelo norte da Itália, e recentemente percorrer 900km completando o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na Entreverdes, terá o maior prazer em te ajudar a escolher o seu melhor caminho para se conectar na natureza.

Telefone
+55 11 99691-5555‬

Vamos conversar

Conheça mais destinos

Veja todos os destinos