Atrativos
Vale a pena visitar
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um tesouro que combina grandiosidade geológica, formações espeleológicas raras e um riquíssimo acervo de arte rupestre, oferecendo uma variedade de atrativos que contam a história natural e humana da região. O ponto alto da visitação é a monumental Gruta do Janelão, o cartão-postal do parque. Esta caverna é famosa por suas enormes claraboias (dolinas) que permitem a entrada de luz natural, iluminando seus vastos salões e monumentais formações de calcário. Em seu interior, encontra-se a Perna da Bailarina, uma das maiores estalactites do mundo, com impressionantes 28 metros de comprimento, além de um trecho onde o próprio Rio Peruaçu corre.
Além da Gruta do Janelão, o parque é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil. Diversas lapas e grutas funcionam como galerias de arte pré-histórica, com destaque para a Lapa dos Desenhos, onde painéis de pinturas rupestres policromáticas estão bem preservados, e a Lapa do Índio, que também exibe extensos painéis e oferece um mirante com vista privilegiada para a abertura do Janelão. A Lapa do Boquete é outro sítio arqueológico fundamental, conhecido pela descoberta de vestígios humanos e um silo pré-histórico, com datações que remontam a mais de 7.000 anos, proporcionando uma imersão na história dos primeiros habitantes da região.
Outros atrativos relevantes incluem a Lapa Bonita, uma das mais ornamentadas e a única caverna totalmente escura do parque aberta à visitação, as Cavernas dos Troncos e dos Cascudos.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece uma variedade de atividades centradas na exploração de suas impressionantes cavernas e na imersão em seus sítios arqueológicos. As principais atividades se dividem em trilhas que levam a diferentes atrativos, cada um com características únicas.
A grande atração do parque é a Gruta do Janelão, uma trilha de nível semipesado. Dentro da gruta, você pode caminhar por vastos salões iluminados por claraboias naturais e maravilhar-se com formações como a Perna da Bailarina, uma das maiores estalactites do mundo. Para uma experiência arqueológica, as atividades se concentram na Lapa dos Desenhos, onde você pode observar painéis de pinturas rupestres pré-históricas em ótimo estado de conservação.
Além disso, o parque oferece a exploração de cavernas como a Lapa Bonita, única caverna totalmente escura aberta à visitação, e a Lapa do Índio, que além das pinturas, proporciona uma vista panorâmica da região.