8
Entreverdes e aventuras

Lençóis TradicionalChapada Diamantina

Roteiro de 8 dias 7 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 3.332,00

Sobre Chapada Diamantina

A Viagem

Roteiro ideal para quem prefere aproveitar o conforto de ficar em Lençóis, cidade com maior e melhor estrutura turística da região, e conhecer os atrativos mais clássicos, normalmente procurados na primeira viagem para a Chapada.

Apesar de ter caminhadas mais longas como a Fumaça e Sossego, o roteiro pode ser facilmente adaptável, se tornando acessível a pessoas com pouca ou nenhuma experiência em ecoturismo.

A programação inclui os passeios mais tradicionais da região como o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Lapa Doce, Marimbus, Ribeirão do Meio, além de atividades opcionais que podem ser agregadas a programação, como: escalada em rocha e rapel (ambos para iniciantes), corridas de montanha e mountain bike.

Imperdível!! Você tem que ver.

Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inácio

+
Ver mais
Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

+
Ver mais
Cachoeira da Primavera

Cachoeira da Primavera

+
Ver mais
Gruta da Lapa Doce

Gruta da Lapa Doce

+
Ver mais
Gruta da Pratinha

Gruta da Pratinha

+
Ver mais
Pantanal Marimbus

Pantanal Marimbus

+
Ver mais
Cachoeira do Sossego

Cachoeira do Sossego

+
Ver mais
Poço Azul

Poço Azul

+
Ver mais

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Atrativos clássicos da Chapada Diamantina, com hospedagem em Lençóis

1º dia

Origem / Lençóis

Receptivo no aeroporto ou rodoviária de Lençóis e traslado até a pousada / hotel. Pernoite em Lençóis.

Hospedagem em pousada
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Caminhada pelo Rio Lençóis e Cachoeira da Primavera

Saída as 9:30h. Caminhada de 6km pelo Rio Lençóis, passando pelos caldeirões do Serrano e deliciosas piscinas naturais formadas pelo característico conglomerado colorido da Chapada. A trilha continua pelo salão de areias coloridas, seguindo até a Cachoeira da Primavera. No caminho, muitos banhos em pequenas piscinas e vista privilegiada da cidade no topo do mirante. Um dos passeios mais clássicos dos arredores da cidade, já que foi desse local que surgiu o nome Lençóis. Pernoite em Lençóis.

* Caminhada: 6Km pelo rio Lençóis, caminhando sobre pedras a maior parte do tempo, com trechos de subidas e descidas.
* Banho: na Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha e Poço Halley.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
3º dia

Gruta da Lapa Doce / Gruta da Pratinha / Morro do Pai Inácio

Saímos de carro de Lençóis pela manhã e fazemos a primeira para conhecer a Gruta da Lapa Doce. A região de Iraquara é famosa por seu subsolo de rochas calcárias que permitiram a formação de inúmeras grutas e cavernas com formações rochosas raríssimas. Com a ajuda de um guia local, faremos a travessia da Gruta da Lapa Doce e conheceremos as belíssimas formações de estalactites, estalagmites, espeleotemas, colunas e seus processos de formação de milhões de anos. Depois seguimos para a Gruta da Pratinha, onde poderemos fazer mergulho de flutuação (opcional) e também visitar a gruta Azul. Finalizamos o dia com o visual impressionante do topo do Morro do Pai Inácio e retornamos a Lençóis no final da tarde. Almoço regional Pernoite em Lençóis.

* Carro: 150Km total, 22Km (off-road) + 128km (estrada).
* Caminhada: 6 km de trechos de rio, caminhando sobre as pedras, e trechos curtos de subida e descida e travessia da Gruta (1 km x 15m de altura).
* Banho: na gruta da Pratinha.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
4º dia

Cachoeira da Fumaça

Dia de conhecer a maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça. Saímos de carro pela manhã em direção ao Vale do Capão, onde daremos início a caminhada de 6km até o topo da Cachoeira. Durante o trajeto, você vai se vislumbrar com o visual do Vale do Capão e das serras de costeiam a região, até o cânion da Fumaça, com seus 400m de altura. Parada curtir o visual, descansar e lanchar, antes de retornarmos pela mesma trilha até o carro. Depois da caminhada, visita a cachoeira do Riachinho para um relaxante banho, retornando para Lençóis ao final da tarde. Lanche de rilha Pernoite em Lençóis.

* Carro: 150Km total, 40Km (off-road) + 110km (estrada).Cerca de 1:30h.
* Caminhada: 12km Total (6Km cada trecho). 2Km de subidas sobre degraus de pedra,os últimos 4km em terreno plano. Ida e volta pelo mesmo caminho.
* Banho: na cachoeira do Riachinho.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
5º dia

Pantanal Marimbus

Saída as 8:30 da manhã. Dia de descansar as pernas e desfrutar as belezas da área de proteção ambiental do Marimbus, onde faremos um passeio de barco começando no Remanso, uma pequena vila de pescadores (a 30 min de carro de Lençóis) oriundos de antigos Quilombos da região, que nos levam em seus barcos pelo pantanal até a fazenda Rocandor, onde fazemos uma parada para almoço e descanso na cachoeira e rio, próximos a fazenda. A tarde, retornamos a vila do Remando, seguindo de carro para Lençóis. Almoço regional Pernoite em Lençóis.

* Carro: 80Km total (40Km off-road – cada trecho).
* Caminhada: 3Km no máximo, caminhada fácil, com pedras escorregadias na cachoeira. Pode ser necessário pisar na água ao sair do barco.
* Barco: 1:30h cada trecho (3h total).
* Banho: na cachoeira do Roncador

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
6º dia

Cachoeira do Sossego

Uma das mais tradicionais trilhas da cidade. Saída as 8:30h para conhecer a Cachoeira do Sossego. Ao longo dos 7km, parte da trilha passa por antigas áreas de garimpo e o resto pelo leito do rio, até a cachoeira. Depois do banho e lanche de trilha, visita ao Ribeirão do Meio, famoso pelo escorrega natural. O retorno a Lençóis é por volta de 17:00h. Lanche de trilha. Pernoite em Lençóis.

* Caminhada: 14km total (7km cada trecho). Os primeiros 3km de trilha e os 4km restantes sob as pedras, pelo rio. O caminho fica bem escorregadio em dias de chuva e por ser uma das caminhadas mais técnicas da região, exige bom condicionamento físico, atenção e disposição dos participantes.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
7º dia

Poço Encantado / Poço Azul

Dia de visitarmos os dois poços de águas azuis cristalinas mais famosos da região. Primeiro seguimos de carro até o Poço Encantado, uma imensa piscina natural de água azul turquesa, dentro de uma gruta de calcário. Por um acesso ao interior da gruta, podemos curtir o efeito do do raio do sol cruza o poço até o fundo, a 60 metros de profundidade. Depois, seguimos para o Poço Azul, onde faremos uma flutuação no interior da gruta e depois um merecido almoço de comidas típicas. Retorno para Lençóis ao final da tarde. Almoço regional Pernoite em Lençóis.

* Carro: 320 Km total.
* Caminhada: descida de escada no Poço Encantado em torno de meia hora e descida de 10 minutos no Poço Azul.
* Banho: Mergulho de flutuação no Poço Azul.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Lanche de trilha
8º dia

Lençóis / Origem

Despedida e traslado até o aeroporto ou rodoviária de Lençóis.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
12º40'33" S, 41º29'9" W

Poço Azul

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

12º40'33" S, 41º29'9" W

Gruta da Pratinha

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.