5
Entreverdes e aventuras

Alter do Chão a bordo 2024Alter do Chão

Roteiro de 5 dias 4 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 9.900,00

Sobre Alter do Chão

A Viagem

Distrito de Santarém, Alter do Chão reúne o melhor da água doce em seus diversos formatos, além de oferecer a quem visita um contato único com sua cultura local, seja por meio de trilhas na Floresta Nacional Tapajós, ou em uma visita na famosa Ilha do Amor, uma das paisagens que consagraram Alter do Chão como o Caribe Brasileiro.

Neste roteiro, propomos uma viagem pelos rios da Amazônia paraense com a experiência de navegar calmamente pelas águas do Tapajós e do Arapiuns sentindo o perfume da mata, ouvindo os sons da floresta e vivenciando de forma verdadeira um pouco do cotidiano da maior floresta do planeta. Nossa proposta é que você conheça não apenas a rica natureza, mas também a história e a diversidade das pessoas que dão vida a este lugar.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Uma viagem por três ecossistemas fluviais, na maior reserva de biodiversidade do planeta

1º dia

Origem / Alter do Chão

Da janela do avião, é a imensidão de águas doces da Amazônia do Pará que dá as boas-vindas à Santarém! A nossa equipe aguarda você, no aeroporto, para a viagem de 30 minutos de carro até Alter do Chão, onde embarcaremos a partir das 15h00. Após acomodação, apresentação do barco e dos procedimentos de segurança, para em seguida, fazermos um batismo com um primeiro mergulho no rio Tapajós. Tempo livre para nado. Você poderá conhecer ainda um dos mais simpáticos vilarejos de toda a Amazônia, que reúne bons restaurantes à beira da orla e ao redor de uma charmosa praça central, além de lojas de artigos indígenas. Jantar a bordo incluso.

Traslado aeroporto / hospedagem
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
2º dia

Rio Arapiuns

Neste dia vamos enriquecer o seu repertório amazônico, fazendo uma visita, logo após o café da manhã, a uma típica casa de farinha onde somos convidados pela comunidade São Marcos a acompanhar o processo de produção dos derivados da mandioca - alimentos indispensáveis para os povos da floresta. Voltamos para relaxar e apreciar a praia. Nossa tripulação estará à sua espera para preparar caipirinhas com frutas locais, servir os tradicionais e irresistíveis petiscos ou estender uma rede na sombrinha de alguma árvore. No final da tarde, o nosso encontro é com a comunidade Coroca, outro importante vilarejo da região. Passamos para conhecer a lagoa das tartarugas e o berçário de tartaruguinhas do projeto de recuperação da espécie e damos uma pausa na bela loja de artesanatos, originais e de alta qualidade, produzidos pela comunidade. Vivenciamos uma verdadeira aula sobre a importância do turismo sustentável para a preservação da fauna, da flora e para todos os povos que dependem da vida da floresta.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
3º dia

Canal do Jari

A visita especial do dia é a uma das mais bem organizadas comunidades ribeirinhas da Amazônia: Anã. Lá, somos convidados para o almoço servido de pratos típicos e para conhecer o vilarejo, seu meliponário (abrigos para abelhas sem ferrão) e criação de peixe.

Seguimos navegando pelas águas negras do Rio Arapiuns, com seu deslumbrante cenário da floresta e de praias de areias brancas. Prepare a câmera. Os botos podem aparecer para acompanhar nossa viagem.

No final da tarde, chegaremos no Canal do Jari, um pequeno braço do grandioso Rio Amazonas, para completar nossa rota pelos três ecossistemas fluviais e suas diversas riquezas de fauna. Um dos grandes espetáculos é a alvorada amazônica! A pôr do sol cria um verdadeiro festival de cores no céu e no reflexo das águas. Ouvir a sinfonia dos pássaros desse precioso universo, é um momento reservado para poucos aventureiros.

Depois de descansar do passeio, serviremos, à bordo, um jantar especial preparado, com muito capricho, pela nossa tripulação com o melhor da culinária paraense. O programa mais indicado nessa noite é subir ao deck para contemplar o céu, as estrelas e os sons da floresta amazônica.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
4º dia

Floresta Nacional do Tapajós

Logo após o café da manhã, desembarcamos na área da Floresta Nacional do Tapajós (conhecida como FLONA), uma importante unidade de conservação, com mais de 500.000 hectares. Atracamos em frente à comunidade Jamaraquá e, dentro dessa natureza intocável, se o grupo tiver disposição, faremos uma trilha longa na floresta primária para alcançar a famosa Samaúma gigante e saciar a alma aventureira em um dos mais belos igarapés da Amazônia. Considerada a vovó da floresta por ter cerca de 600 anos de idade, segundo cálculos de especialistas, essa gigante da Amazônia é extremamente generosa. Seus longos
galhos e sua copa densa, é capaz de carregar nos braços e abrigar diversas espécies da flora, de pássaros e outros animais. A trilha pode ser encurtada, conforme o desejo do grupo. Para celebrar a última noite da viagem, preparamos, com muito capricho, um jantar especial na praia com a tradicional Piracaia: peixe assado na brasa.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
5º dia

Rio Tapajós / Alter do Chão / Origem

No último dia da viagem, acordamos nas águas verdes do Rio Tapajós, com parada para um último mergulho de despedida. Retornamos a Alter do Chão para o desembarque. Nossa equipe conduzirá o grupo para o transfer até o aeroporto de Santarém, levando em conta que a maioria dos passageiros costuma embarcar no voo por volta de 12h.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- A partir da confirmação de 4 passageiros adultos, a viagem está garantida. Confirmaremos a saída, no máximo, até 30 dias da data programada da viagem, assim que tivermos atingido o mínimo de passageiros para formar o grupo. 

- Crianças acomodadas com apenas 1 adulto na cabine pagam o mesmo valor do adulto.

- Crianças que viajam com 2 adultos, geralmente, são acomodadas em cabines próximas mas independentes. A partir de 9 passageiros, utilizamos um de nossos barcos maiores e nesse caso, existe a opção de acomodarmos 1 criança no quarto com os pais.

- Recomendamos crianças a partir de 7 anos.

- Nas saídas regulares, você compartilha a viagem com outros passageiros a bordo. Para navegações privativas, consulte nossa equipe.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos