9
Entreverdes e aventuras

Volta ao Parque - 9 diasJalapão

Roteiro de 9 dias 8 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 5.775,00

Sobre Jalapão

A Viagem

Neste roteiro, você viajará ao Jalapão e fará o roteiro no sentido não tradicional, exclusivamente com horários alternativos para conhecer os principais pontos turísticos com menos turistas, além da possibilidade de praticar rafting, andar de caiaque e fazer mais trilhas do que em roteiros clássicos da região. 

Imperdível!! Você tem que ver.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha

+
Ver mais
Cachoeira das Araras

Cachoeira das Araras

+
Ver mais
Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga

+
Ver mais
Cachoeira Escorrega Macaco

Cachoeira Escorrega Macaco

+
Ver mais
Cachoeira Roncadeira

Cachoeira Roncadeira

+
Ver mais
Cânion Encantado

Cânion Encantado

+
Ver mais
Comunidade do Rio Novo

Comunidade do Rio Novo

+
Ver mais
Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão

+
Ver mais
Fervedouro Buritizinho

Fervedouro Buritizinho

+
Ver mais
Fervedouro Encontro das Águas

Fervedouro Encontro das Águas

+
Ver mais
Fervedouro Jatobá

Fervedouro Jatobá

+
Ver mais
Morro da Catedral

Morro da Catedral

+
Ver mais
Morro do Segredo

Morro do Segredo

+
Ver mais
Pedra Furada

Pedra Furada

+
Ver mais
Praia do Pixico

Praia do Pixico

+
Ver mais
Prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo

+
Ver mais
Quilombola Boa Esperança

Quilombola Boa Esperança

+
Ver mais
Rio Peixinho

Rio Peixinho

+
Ver mais
Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo

+
Ver mais
Sítio Arqueológico Caititu

Sítio Arqueológico Caititu

+
Ver mais

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

O roteiro mais completo de Jalapão!

1º dia

Origem / Palmas

Chegada em Palmas, capital planejada e a mais nova do Brasil. Recepção no aeroporto e traslado para acomodação no Hotel em Palmas (28 km em asfalto). Pernoite em Palmas.

Hospedagem em hotel/pousada
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Palmas / São Félix

Sairemos com destino a São Félix, mas antes uma parada para um banho refrescante na nascente do Rio Peixinho. Logo após seguiremos para nosso local de almoço, no restaurante da Dona Irani, na Comunidade da Taboca. No final da tarde subiremos o Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão, onde teremos a magnífica experiência de apreciar o entardecer. Após a descida, faremos nosso jantar e pernoite em São Félix.

* Trilha Moderada: a trilha do Morro da Catedral tem duração de aproximadamente 2h, em um percurso de 1.600mt ida e volta, com pequenas pedras soltas, no final da trilha tem escalada por uma escada para chegar no topo do morro, que tem 200mt de altura, a descida ocorre a noite.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço
3º dia

São Félix

Verão Tropical (06/01 a 13/04/24 e 26/10 a 29/12/24)
Começaremos as atividades do dia bem cedo, às 06:45 da manhã partiremos de carro por cerca de 10 minutos até o ponto de início da trilha. Um Trekking de 9,5 km, com previsão de duração de 4h, mas antes passaremos pela comunidade Quilombola Boa Esperança, onde faremos uma visita na casa do senhor Adão Ribeiro, líder comunitário com quem compartilharemos a cultura local. Depois iremos em direção ao - Glamping Refúgio Coração do Jalapão, chegaremos próximo das 11h no nosso destino de almoço e pernoite. Teremos a tarde livre, podendo optar por atividades opcionais, conforme abaixo descrito.

* Atividades Opcionais: i) uma aventura de Rafting classe II e III por 10km, aproximadamente, duração de 2h30 de descida pelo Rio Soninho (valor do rafting não incluso); ii) Desfrutar do Fervedouro exclusivo do Glamping; iii) Trilha de 6 km, ida e volta (autoguiada), saindo do Refúgio até Fervedouro Jatobá; iv) Caiaque: atividade conduzida de 2 horas, percurso de 4km no rio Soninho, partindo do Glamping até o Fervedouro Jatobá.

Estiagem (20/04 a 19/10/24)
Começaremos nosso dia intenso às 6h da manhã, com trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 12km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de vermos de um ângulo diferente do convencional, ou seja, na parte de dentro do parque. No almoço faremos um piquenique em uma das prainhas do Rio Novo. Na sequência faremos um Rafting de 2h, com corredeiras classe IV, para que todos possam conhecer a emoção que é remar no Jalapão. Visitaremos também, várias prainhas no maior rio de águas limpas e potável do Brasil. Depois de finalizado o Rafting, retornamos por uma trilha de 3,5km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista às 18h. Após partiremos para cidade de São Félix para jantar e pernoite.

* Trilha Moderada: a trilha da Boa Esperança é uma caminhada de 9,5km em superfície plana, com duração aproximadamente de 4h.

* Trilha Leve: a trilha do Fervedouro Jatobá é de nível leve, 6km ida e volta, em superfície plana e trecho sombreado.

* Trilha Desafiadora: a trilha da Velha é dividida em 2 parte, a primeira te 12km até a queda da cachoeira da Velha, com duração aproximadamente de 04:30h. Após o rafting retomamos a trilha por mais 4km, em um caminhada de aproximadamente 1:20h. Boa parte dos trechos são em superfície plana, porém em solo arenoso.

ATENÇÃO: Para as atividades opcionais (durante as saídas do verão tropical), consultar o guia no local. As atividades opcionais devem ser agendadas previamente, sendo que o RAFTING deve ser programado no dia anterior (valor do Rafting não incluso). Caso opte pelas atividades dentro Glamping, não será possível realizar Rafting.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço
4º dia

São Félix / Mateiros

Após o café da manhã seguiremos em direção à Mateiros, visitaremos o Fervedouro Buritizinho, de onde partiremos em uma caminhada de 4km em meio ao Cerrado, até o Fervedouro Encontro das Águas. Iremos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Em seguida almoçaremos uma típica comida Jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado. Após um breve descanso, seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com água de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo. Em seguida partimos para a cidade de Mateiros para jantar e pernoite.

* Trilha Leve: a trilha dos fervedouros tem duração de 1h30, em um percurso de 4km, em superfície plano, sendo 90% de trecho sombreado.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço
5º dia

Mateiros / Ponte Alta

Começaremos o dia bem cedo (em torno das 4h da manhã), sairemos da pousada para um trekking na Serra do Espírito Santo, com aproximadamente 1h de duração para a subida e 45min para a descida, trilha com altimetria de 200m, onde poderemos apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Em seguida visitaremos as Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas. Logo após a visita das Dunas, conheceremos uma Prainha do Rio Novo onde poderemos tomar um banho. Almoçaremos no restaurante do Sr. Adélio na Comunidade do Rio Novo, após o descanso seguiremos para Ponte Alta para jantar e pernoite.

* Trilha Moderada: a trilha da Serra do Espírito Santo tem 200mt de altura, a subida ocorre de madrugada, sem luz natural, a duração do percurso é de aproximadamente 2h ida e volta.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço
6º dia

Ponte Alta / Palmas

Sairemos em direção ao Cânion Encantado, mas não sem antes conhecer outro cartão postal da região, a Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Em seguida nos deslocamos para o Cânion Encantado, um lugar de beleza rara e única, em algumas épocas do ano chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar, faremos uma caminhada por dentro do Cânion aproximadamente de 5,2km. Almoçamos na Fazenda, onde apreciamos uma deliciosa comida caseira, após um breve descanso retornaremos para Palmas.

* Trilha moderada: a trilha do Cânion Encantado tem percurso de 5.2km total (ida e volta) terreno plano, sendo 500mt de descida/subida íngreme para acessar o Cânion, com duração de aproximadamente 3h.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
7º dia

Palmas / Lajeado

Sairemos de Palmas com destino a Lajeado, por um trajeto cheio belezas, de um lado o lago, formado pela represa do Rio Tocantins, do outro montanhas e serras, que se estendem por todo o percurso. Nossa primeira parada será no Sítio Arqueológico Caititu, que surpreende com suas pinturas rupestres preservadas ao longo dos séculos, oferecendo um vislumbre fascinante da história e da cultura das civilizações que habitaram essa região. O almoço será em um belíssimo local às margens do Rio Tocantins. Após o almoço faremos uma visita ao ateliê da ceramista Maria Elisa. Em seguida iremos apreciar o entardecer no Morro do Segredo. Ao final do dia seguiremos para o hotel em Palmas.

Opcional Lagoa do Japonês
Começaremos nosso dia conhecendo a famosa e imponente Lagoa do Japonês, um lugar de beleza rara e única, com suas águas cristalinas e em tons ora azuis e ora esverdeados, com suas curiosas formações rochosas calcárias, para quem deseja relaxar e aproveitar a beleza natural deslumbrante. Almoçaremos uma comida típica no local na Dona Almerinda. Após almoço, seguiremos para Palmas.

* Trilha moderada: a trilha do Morro do Segredo tem percurso de 5.4km total (ida e volta), com elevação de 310mt, em terreno irregular, com duração total da atividade de aproximadamente 3h.

ATENÇÃO: O opcional Lagoa do Japonês está condicionado a participação mínima de 2 pax. Quem optar pela Lagoa do Japonês não fará os passeios em Lajeado. No 6° dia não retornará para Palmas, sendo o pernoite em Ponte Alta.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
8º dia

Taquaruçu

Começaremos nosso roteiro com um dia relaxante e cheio de encantos no Distrito de Palmas, Taquaruçu, um lugarzinho aconchegante e bucólico, de gente hospitaleira e cheio de cachoeiras de águas frias e cristalinas, o manancial de águas da capital do estado. Visitaremos a Fazenda Ecológica e curtir a bela Cachoeira das Araras (25m), talvez aqui tenhamos a oportunidade de sermos conduzidos pelos labradores dóceis da propriedade. Após o almoço iremos conhecer mais dois atrativos, a Cachoeira Escorrega Macaco (50m de altura) e a Cachoeira Roncadeira (70m). Retorno para Palmas e noite livre.

* Opcionais (não inclusos): tirolesa de 1.200m / rapel de 70m na Cachoeira. Consultar PREVIAMENTE a disponibilidade e valores localmente com o guia.

Hospedagem em hotel/pousada
Café da manhã
Almoço
9º dia

Palmas / Origem

Dia livre em Palmas e transfer para o aeroporto de Palmas.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.

Informações gerais

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para o Jalapão

Abaixo mais opções de roteiros para o Jalapão, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos