12
Entreverdes e aventuras

Circuito Mágico MakunaimaMonte Roraima

Roteiro de 12 dias 11 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 8.490,00

Sobre Monte Roraima

A Viagem

Por mais que se caminhe no topo do MONTE RORAIMA, duas coisas nos deixam inquietos: Que lugar é esse? Suas formas, seus sons, seus silêncios, suas névoas, suas energias, quantas pedras, quanta água, que imensidão é essa que parece ter parado no tempo? Quanto mais se anda, mais se tem para descobrir e, na verdade, ainda há muitos lugares no topo que sequer foram pisados pelo homem.

Essa montanha parece estar viva, desperta sensações adormecidas, eleva a alma ao SER SUPREMO que habita cada um de nós, fazendo repensar valores, rever nossa existencialidade, tornando cada pessoa mais frágil e forte ao mesmo tempo.

Este é o roteiro mais completo, com cinco noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, um lugar extremamente enigmático e pouco visitado em relação aos demais, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati.

Sabemos que conhecer esse lugar é muito mais do que ir até lá, olhar e fazer fotos. O cenário é o mesmo para todos, mas temos como princípio, cuidar com zelo para que sua experiência seja diferente e transformadora. Sua viagem ao Monte Roraima não deve ser algo comum.

Imperdível!! Você tem que ver.

El Fosso

El Fosso

+
Ver mais
Lago Gladys

Lago Gladys

+
Ver mais
Mirante do Roraiminha

Mirante do Roraiminha

+
Ver mais
Mirante La Ventana

Mirante La Ventana

+
Ver mais
Passo das Lágrimas

Passo das Lágrimas

+
Ver mais
Pedra Maverick

Pedra Maverick

+
Ver mais
Piscinas Jacuzzi

Piscinas Jacuzzi

+
Ver mais
Ponto Triplo

Ponto Triplo

+
Ver mais
Salto Catedral

Salto Catedral

+
Ver mais
Vale dos Cristais

Vale dos Cristais

+
Ver mais

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Explore ao máximo o Monte Roraima dormindo 5 noites no topo!!!

1º dia

Origem / Boa Vista

Embarque aéreo em sua cidade de origem com destino a Boa Vista, capital de Roraima. Estaremos te aguardando no aeroporto para realização do traslado até o hotel de sua pernoite.

O transfer in será realizado entre as 11h00 e 14h00, conforme chegada dos voos *.

* Clientes que, porventura não estiverem dentro desse horário, devem providenciar, por meios próprios, taxi ou transporte via app até o hotel onde serão hospedados, ou solicitar transfer extra através dos nossos consultores, com valor à parte.

Hospedagem em hotel/pousada
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Boa Vista / Santa Elena de Uairén (900m)

Às 08h30, teremos um briefing no próprio hotel, com objetivo de integrar o grupo e repassar informações e normas importantes para que tudo aconteça de forma segura. Saíremos de Boa Vista às 13h, com destino a Santa Elena de Uairén, na Venezuela. O trajeto é de 220km de distância e tem chegada prevista às 18h no hotel. Noite livre em Santa Elena de Uairén para jantar.

Boa Vista 86mt altitude
Santa Elena de Uairén (Venezuela) 900mt atitude
Percurso de 220km, cerca de 03 horas de duração. 
Temperatura: 25ºC, aproximadamente.

Hospedagem em hotel
Café da manhã
3º dia

Santa Elena de Uairén / Paraitepuy (1.300m) / Rio Tek ou Kukenan (1.100m)

Após café da manhã, saíremos por volta das 8h em direção da Comunidade Indígena de Paraitepuy, localizada a 100km de distância. Distribuição e pesagem das bagagens concluídas, iniciaremos o trekking até o acampamento no Rio Tek ou Kukenan, um percurso de 16km e cerca de 5 horas. Acampamento montado, restante do tempo livre para  reconhecimento da área, tirar fotos, descansar e algumas reflexões e informações sobre o próximo dia de trekking. Jantaremos no próprio acampamento.

Santa Elena de Uairén 900mt altitude
Comunidade Indígena Paraitepuy 1300mt altitude
Primeiro acampamento 1100mt altitude
Percurso de 75km de asfalto em veículos 4x4, mais 25km em estrada não pavimentada até a Comunidade de Paraitepuy, onde se inicia o trekking de 15km até o acampamento, 04 a 05 horas de caminhada.
Temperatura: 25ºC, aproximadamente.

Hospedagem em barraca
Almoço
Jantar
4º dia

Rio Kukenan / Base do Monte Roraima (1.850m)

Saíremos po volta das 8h, após o café da manhã. Nosso destino de hoje será a base da montanha. Caminharemos entre 4 a 5 horas, num percurso de 7km. Apesar de o percurso ser menor, o esforço será bem maior devido a ser 70% de subida. Na chegada, montaremos acampamento e almoçaremos. Tarde livre para tomar um banho nas águas geladas, fazer reconhecimento da área para fotos, meditar, e nos planejar para o dia seguinte.

Acampamento Base 1.850mt
Percurso de 08km 
Duração de 05 horas de caminhada, aproximadamente 
Temperatura: 20ºC, aproximadamente

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
5º dia

Base do Monte Roraima / Topo da montanha (2.734m)

Chegado o dia mais esperado da nossa expedição: a conquista do topo do Monte Roraima. Saíremos as 8h, após café da manhã, rumo ao topo. Uma subida de aproximadamente 4,5km de distância, levando cerca de 4 a 5 horas de duração. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores como orquídeas de diversas espécies e pequenos pássaros. Passaremos por vários igarapés e sob uma cachoeira. Faremos uma breve parada para recuperar o fôlego e reunir o grupo e depois seguiremos para o local do acampamento. A tarde será de descanso. Jantaremos no final do dia e pernoitaremos no acampamento, na nossa primeira noite no topo.

Ponto mais alto – Pedra Maverick 2875mt altitude
Percurso de trilha - 4,5km
Duração de 04 a 05 horas de caminhada. Não tem escalada. 
Temperatura: 10ºC durante o dia, 5ºC à noite, podendo ficar em ZERO, se chover. 
O clima é instável, poderá haver variações de temperatura e pluviometria no decorrer de todos os dias no topo.
Clima e pluviometria passam a ter a mesma previsão durante a permanência no topo.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
6º dia

Vale dos Cristais / Ponto Triplo / Acampamento Coati – Lado brasileiro

Após café da manhã, saíremos com destino ao Vale dos Cristais e Ponto Triplo, num percurso de 4 horas de caminhada. Neste ponto, poderemos descansar, fazer um lanche e tirar fotos. Logo depois, seguiremos durante 40 minutos para o acampamento Coati, um lugar enigmático, misterioso e encantador, com entrada como se fosse uma caverna e uma espécie de jardim de inverno com uma pequena lagoa no centro, rodeado de plantas variadas. Um lugar bom para quem gosta do silêncio e do isolamento. A caminhada total neste dia será de 15km, aproximadamente, e aos que estiverem dispostos, poderão caminhar depois, por mais 500 metros, até o paredão no lado brasileiro, onde avistarão a floresta do Parque Nacional do Monte Roraima na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, onde vivem os índios Ingarikó, e logo adiante o Roraiminha (um tepuy menor). Após o merecido jantar, nossa segunda pernoite no topo.

Percurso de trilha - 15km
Duração de 08 horas de caminhada aproximadamente.
Neste dia, há deslocamento de acampamento, para dormir no Coati.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
7º dia

Acampamento Coati / Lago Gladys

Neste dia, após café da manhã, partiremos em direção ao Lago Gladys, no lado guianense da montanha. Será uma caminhada de quase 3 horas de ida e mais 3 horas de volta. Um ótimo passeio, com trilhas um pouco diferente da que fizemos até agora. E o lago... um atrativo à parte. Para aqueles que preferem um pouco de descanso neste dia, tem-se a opção de ficar no acampamento Coati, já que todos nós retornaremos ao mesmo acampamento no final do dia para jantar e pernoite (terceira noite no topo).

Percurso de trilha - 06km
Duração de 06 horas de caminhada aproximadamente, com tempo de contemplação no Lago Gladys.
Neste dia, não há deslocamento de acampamento, dorme-se no Coati.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
8º dia

Acampamento Coati / El Fosso / Acampamento próximo do início da descida

Nos despedimos do acampamento Coati com um café da manhã logo cedo. Retornaremos para o acampamento próximo da chegada ao topo, com aproximadamente 05 horas de caminhada e 15km percorridos. Em determinado ponto da trilha, visitaremos o El Fosso, um buraco enorme onde se forma uma piscina natural. Aos mais curiosos e aventureiros, há possibilidade de ir ao fundo do El Fosso através de uma galeria subterrânea, tornando completa a experiência. Chegando no acampamento, teremos a tarde livre para descanso e no final do dia, nosso jantar. Esta será nossa quarta noite no topo.

Percurso de trilha - 15km
Duração de 08 horas de caminhada aproximadamente.
Neste dia, há deslocamento de acampamento, com toda a logística.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
9º dia

Pedra Maverick / Piscinas Jacuzzi / Mirante La Ventana / Salto Catedral

Após café da manhã, saíremos para um dia de caminhada leve, de aproximadamente 6km, rumo a Pedra Maverick - o ponto mais alto do Monte Roraima, com 2.875 metros de altura e de onde se avista a vastidão da Gran Sabana, inclusive toda a trilha que foi feita para chegarmos à base da montanha. Depois, caminharemos até as Banheiras Jacuzzi, piscinas naturais onde podemos tomar banho, e ao Mirante La Ventana, onde admiraremos a imponência do Monte Kukenan, com suas diversas quedas d’águas. Observaremos também o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuys - Roraima e Kukenan - uma verdadeira janela com vista ao paraíso com imagens de tirar o fôlego. Momento apropriado para ficar quieto e deixar a brisa tocar a alma. Após esta experiência, iremos ao Paso de Los Cristales, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking. No retorno para a o acampamento, faremos uma parada no Salto Catedral, onde, literalmente, nos sentiremos dentro de um Santuário. Chegada no acampamento para jantarmos e completarmos mais um dia com nossa quinta noite no topo do Monte Roraima.

Percurso de trilha - 08km
Duração de 06 horas de caminhada super tranquila (sem mochila, apenas uma de ataque para pequenos pertences).
Não há deslocamento de acampamento, dorme-se no mesmo lugar.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
10º dia

Topo / Base / Acampamento rio Tek

Hora de retornar à civilização. Após o café da manhã, levantaremos acampamento e iniciaremos nossa descida do Monte Roraima por volta das 8h, nos despedindo de cada momento vivido durante nossa estadia na montanha. o tempo de descida até a base é de 4h aproximadamente, com parada de cerca de 40 minutos para descanso e alimentação. Após descanso, seguiremos durante 14km para o acampamento do rio Tek, com chegada prevista para as 16h. Este será o acampamento mais agradável, com um céu estrelado deslumbrante. Afinal, todos os perrengues já foram superados no topo da montanha. O restante do dia aproveitaremos para descanso, banhos e mais fotos. Após o jantar, pernoite no acampamento.

Descida até a base (desnível de 1.000mt), com duração de 04 horas.
Acampamento no rio Kukenan ou Tek (altitude 1.100mt).
Temperatura 25ºC aproximadamente.

Hospedagem em barraca
Café da manhã
Almoço
Jantar
11º dia

Acampamento Rio Tek / Paraitepuy / Santa Elena de Uairén / Boa Vista

Chegada a hora da nossa última etapa da expedição. Café da manhã e inicio da caminhada de 15km - 4h de duração -  rumo à aldeia Paraitepuy. Chegado ao nosso destino, passaremos pela inspeção de rotina pela guarda do Inparques, e retornaremos para Santa Elena de Uairén, um percurso de 100km. Depois, seguiremos para Boa Vista, um percurso de 220km de distância, com previsão de chegada às 20h. Todos serão acomodados no hotel em que tiverem reserva.

Para clientes que embarcam nesta madrugada, faremos o transfer out às 00h00.

15km de caminhada até Comunidade de Paraitepuy, duração de 04 horas aproximadamente. 
Temperatura 25ºC aproximadamente.

Hospedagem em hotel
Café da manhã
Hospedagem no veleiro
12º dia

Boa Vista / Origem

Momento de despedida de Roraima. Disponibilizaremos o traslado do hotel até o aeroporto às 11h00 para os clientes que embarcam nesta tarde.
Fim dos nossos serviços.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.

Informações gerais

- As hospedagens e transfers regulares fazem parte indissociável do Pacote. Cliente que optar por não utilizar, não terá direito a reembolso ou descontos.
- As hospedagens em Boa Vista e Santa Elena são em apartamentos duplos compartilhados. Cliente que desejar single, solicite antecipadamente, com valores à parte, conforme descrito abaixo.
- Briefing às 08h30 em local a ser definido. Início da viagem às 13h30. Previsão de chegada em Boa Vista ao final da expedição por volta das 19h00, no mesmo hotel.
- A participação no briefing é importante para integrar o grupo e fazer parte da viagem. Nesta reunião serão passadas informações e critérios fundamentais para que a expedição aconteça dentro das Normas de Segurança e Conduta da Roraima Adventures e do Inparques (Instituição que controla o Parque Nacional Canaima – na Venezuela). Todos os regulamentos adotados pela empresa, bem como pelas Instituições Venezuelanas e Brasileiras devem ser respeitadas e seguidas.
- É extremamente necessário o saco de dormir e isolante térmico ou colchonete. É item de uso particular e cada um deve trazer o seu e carregá-lo consigo.
- Caso o viajante tenha interesse em adicionar itens diferenciados ao cardápio, o mesmo deve providenciar e trazer os quais tenha preferência, que poderão ser transportados por nossa equipe, inclusive ser preparados por nós, sem custos adicionais e sem descontos no valor original do pacote.
- Caso o viajante tenha interesse em lanche de trilha, para comer durante a caminhada, deverá trazer e carregá-lo.
- Sobre bagagem extra, que não será utilizada durante a expedição, recomendamos deixar no guarda-volumes do próprio hotel em Boa Vista.

Seguro Viagem: Este pacote de viagem para o Monte Roraima inclui apenas um seguro viagem nacional básico. Todos os participantes devem ter seu próprio seguro viagem com cobertura internacional e resgate emergencial em caso de acidente durante a prática de esportes e atividades de aventura.  Recomendamos o seguro GLOBAL RESCUE (https://www.globalrescue.com) que pode ser emitido pelo próprio cliente.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Mochila (de 50 a 60 litros)
  • Mochila de ataque (pequena)
  • Saco de dormir (0ºC)
  • Isolante térmico
  • Cantil / Garrafa para água
  • Poncho para chuva
  • Corda de varal ou barbante (pedaço) para usar como varal
  • Mosquetões
  • Saco estanque

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Roupas íntimas
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Luvas
  • Sandália, papete ou crocs
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Sabonete e shampoo biodegradáveis
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna de cabeça
  • Powerbank

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para o Monte Roraima

Abaixo mais opções de roteiros para o Monte Roraima, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros