Sobre Monte Roraima
A Viagem
O Pico da Neblina, situado dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina e da Terra Indígena Yanomami, no Amazonas, é o ponto culminante do Brasil, com 2.995 mts de altitude. Erguendo-se imponente em meio a maior floresta tropical do mundo, o Yaripo, como é chamado na língua Yanomami, é envolto por muitos mistérios e reverência pelos indígenas. A Expedição Pico da Neblina/Yaripo parte da cidade de São Gabriel da Cachoeira situada a 850km de Manaus. Estando próxima a divisa com a Venezuela, a cidade com 50 mil habitantes é a casa de 23 etnias indígenas.
Roteiro
Todos os dias uma nova experiência
Desvende os mistérios do Pico da Neblina!
Origem / São Gabriel da Cachoeira
Embarque aéreo em sua cidade de origem com destino aSão Gabriel da Cachoeira. O transfer para o aeroporto estará esperando para levá-lo a pousada e passaremos pelo centro da cidade, aproveitando para comprar os últimos itens para o trekking. O fim da tarde é livre para aproveitar a orla e praia de São Gabriel ou descansar na pousada.
Obs;. São Gabriel da Cachoeira - 93 mts de altitude. Latitude: 00º 07' 49" N / Longitude: 67º 05' 21" W.
São Gabriel da Cachoeira / Briefing sobre a expedição
Após o café, manhã livre com sugestão de atividades na cidade, sob orientação do guia. A tarde, vamos tomar banho no Rio Negro e organizar a mochila nos últimos preparativos para a expedição.
São Gabriel da Cachoeira / Maturacá
A viagem começa em veículos Toyota Bandeirante por estrada de terra até o km 85, cruzando a Linha do Equador no km 28. Após chegar ao igarapé Ya-mirim, o grupo embarca em canoas motorizadas rumo a Maturacá, em uma navegação de 7 horas. Na chegada, há recepção com ritual de boas-vindas dos Yanomami e refeições típicas. A temperatura média é de 25 °C e o pernoite acontece na sede da AYRCA, em redes.
Serra do Opota / Início da trilha / Acampamento Irokae
Logo cedo, o grupo toma o café da manhã com vista para a Serra do Opota e recebe a bênção dos caciques Yanomami para proteger a jornada até o Yaripo. Em seguida, a viagem segue de barco pelo Rio Cauaburis por cerca de 2 horas até a foz do igarapé Irokae. A partir daí, inicia-se uma trilha de 6 km, com caminhada de 5 horas até o acampamento Irokae, onde o grupo pernoita em redes. O banho será no rio próximo ao acampamento.
Serra do Opota / Acampamento Gavião
Após o café da manhã, seguimos nossa caminhada, que neste dia será de 6 km, mas saindo de 110 para 420 metros de altitude. O trajeto pela floresta, quente e úmida, é desafiador. Chegaremos por volta de 13h00 no acampamento Gavião. Após montarmos as redes teremos um banho no igarapé ao lado para relaxar. A tarde é para descansar, contar e ouvir histórias com um almoço preparado pela nossa equipe junto com os Yanomamis.
Serra do Opota / Bebedouro Novo
Ao amanhecer, o grupo desmonta as redes e toma café da manhã. Segue-se uma caminhada de 9 km até o acampamento Bebedouro Novo, com aumento da dificuldade devido à subida. A beleza da floresta intocada proporciona ânimo durante as 6 horas de caminhada. Ao chegar ao acampamento, um banho revigorante no rio ao lado espera por todos.
Serra do Opota / Yaripo / Acampamento Laje
Após o café da manhã, o grupo enfrenta o trecho mais desafiador da jornada: 5 km com 800 metros de elevação, passando por uma floresta densa, árvores gigantes e troncos caídos que dificultam o caminho. Após 6 horas de caminhada, o grupo chegará ao acampamento Laje, onde, apesar das dificuldades, é possível apreciar a primeira vista do Yaripo. A temperatura varia entre 10º e 15ºC, e, devido à limitação de água, o banho no local não é recomendado.
Serra do Opota / Acampamento Areal
Caminhada até a base do Cume, acampamento Areal, 08km com duração de aproximadamente 06 horas. Caminhada com trilha de mata fechada, bastante alagada, com subidas íngremes. Pernoite em acampamento de selva, em redes. Neste acampamento há bom local para banhos.
Obs: Acampamento Areal - 2.022 mts de altitude. Latitude: 0°47’16.02” N / Longitude: 66° 0’57.27” W. Temperatura: 15º a 18ºC aproximadamente.
Serra do Opota
O grupo sairá cedo do acampamento Base, deixando as mochilas cargueiras e levando apenas mochilas de ataque. Enfrentam uma subida desafiadora, com grampos e cordas, passando o dia inteiro entre subida e descida. A vista das serras à medida que sobem é surpreendente, até chegarem à Montanha dos Ventos, envolta em neblina. A temperatura na base varia entre 15º e 18ºC, e no topo fica em torno de 5ºC. O pernoite será em redes, em acampamento de selva.
Serra do Opota / Acampamento Bebedouro Novo
Após o café da manhã, admiraremos a última vista do Yaripo e partimos para a caminhada de volta. Descida da base do cume até o Acampamento Bebedouro Novo, passando pela Laje para uma breve parada, totalizando 15km com 08 horas de caminhada, na maior parte de descida. Neste trecho o cansaço será maior, os joelhos sentirão o peso do corpo. Pernoite em acampamento de selva, em redes.
Obs: Acampamento Bebedouro Novo - 866 mts de altitude. Latitude: 0°44’57.21” N / Longitude: 65°58’19.39” W.
Serra do Opota / Acampamento Irokae
Iremos tomar o café da manhã logo cedo, e após, partir para nosso segunda dia de descida. Caminharemos 14 km até o acampamento Irokae, fazendo uma parada no acampamento Gavião. Chegando no acampamento, um delicioso banho no rio ao lado nos espera. Descansamos até a hora das refeições. À noite, roda de conversa e comemoração com os Yanomamis.
Obs: Acampamento Irokae - 101 mts de altitude. Latitude: 0°37’2.77” N / Longitude: 65°55’35.25” W.
Serra do Opota / Maturacá
No último dia de caminhada, o grupo parte após o café da manhã em direção ao início da trilha, onde os barcos os aguardam. A caminhada de 6 km dura cerca de 4 horas até o Rio Cauaburis, seguido por uma descida de barco até Maturacá. Apesar do cansaço físico, o orgulho de completar a jornada é imenso. O pernoite acontece na sede do projeto Yaripo, na sede da AYRCA, com um clima de alegria, histórias de superação e novas amizades. O pernoite será em redes.
Maturacá / São Gabriel da Cachoeira
No último dia em Maturacá, aproveitaremos para comprar artesanato e nos despedir de todos os Yanomamis que tornaram nossa jornada possível e extremamente especial. Seguimos então nosso caminho de volta, percorrendo os 150 km pelos rios Maturacá, Cauaburis. Ya-Grande e Ya-Mirim de voadeira. Depois, pegamos o carro e seguimos pela estrada até chegar em São Gabriel da Cachoeira. Um lanche, banho quente e camas confortáveis nos esperam na pousada.
Obs: São Gabriel da Cachoeira - 93 mts de altitude. Latitude: 00º 07' 49" N / Longitude: 67º 05' 21" W.
São Gabriel da Cachoeira
Iremos tomar o café da manhã na Pousada e após, para quem optar, uma massagem revigorante para relaxar o corpo. A tarde é livre para descansar na pousada ou passear pelo centrinho de São Gabriel da Cachoeira, e como sugestão, passar na loja de artesanato Wariró. A noite, faremos uma confraternização na pousada para celebrar a conquista do cume mais alto do Brasil.
São Gabriel da Cachoeira / Origem
Após o café da manhã, faremos nossas malas e partiremos com o transfer para o Aeroporto de São Gabriel da Cachoeira.
Datas e Preços
Opções de acordo com a sua disponibilidade.
Consulte-nos para datas e valores.
Informações gerais
Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.
O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.
Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.
O que levar
Necessário, somente o necessário.
Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.
Equipamentos
- Bastão para caminhada (opcional)
- Mochila (de 50 a 60 litros)
- Mochila de ataque (pequena)
- Saco de dormir (0ºC)
- Isolante térmico
- Cantil / Garrafa para água
- Poncho para chuva
- Corda de varal ou barbante (pedaço) para usar como varal
- Mosquetões
- Saco estanque
Vestuário
- Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
- Meias de trekking
- Calça de trekking
- Bermuda
- Roupas íntimas
- Camisetas
- Jaqueta Anorak
- Blusa Fleece
- Luvas
- Sandália, papete ou crocs
- Óculos de sol
- Boné ou chapéu para sol
- Roupa de banho
Cuidados Pessoais
- Protetor solar
- Protetor labial
- Sabonete e shampoo biodegradáveis
- Toalha para banho pequena
- Medicamentos tomados regularmente
Eletrônicos
- Máquina fotográfica
- Lanterna de cabeça
- Powerbank
Outros
- Saco plástico para o lixo na trilha
O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?
Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.
Roteiros
Temos outras opções para o Monte Roraima
Abaixo mais opções de roteiros para o Monte Roraima, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!
Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.
Comparar roteiros