7
Entreverdes e aventuras

Travessia da Costa PotiguaraPraia de Pipa

Roteiro de 7 dias 6 noites
Dificuldade Moderado
Pacotes a partir de R$ 5.434,00

Sobre Praia de Pipa

A Viagem

O litoral norte paraibano tem metade dos seus sessenta e seis quilômetros de praias dentro de áreas de proteção ambiental, distribuídos em um mosaico de unidades de conservação que se estendem até o Rio Grande do Norte, onde espécies ameaçadas de extinção encontram refúgio em lugares paradisíacos.

A costa abriga, ainda, a mais antiga reserva indígena do Brasil, cuja nação, os potiguaras, habita o mesmo lugar onde protagonizaram alguns dos principais capítulos do início da colonização brasileira.

O cenário, por sua vez, continua espetacular como no século XVI, quando intensas batalhas, envolvendo nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses, aconteciam em meio a falésias, praias desertas, estuários exuberantes e lagoas de águas cristalinas. Nesse século, essa Costa ganha asas e se abre como um portal para diferentes lugares e perfis de desbravadores.

Se você gosta de natureza, história, praias desertas, esportes de aventura ou simplesmente degustar um prato típico e participar de tradicionais festejos populares, este é o lugar. Abrem-se as portas de um novo destino de ecoturismo no Brasil com o objetivo em fomentar e desenvolver um turismo de base sustentável e de inclusão social, comprometido com a preservação das unidades de conservação ambiental, assim como a divulgação e o resgate da cultura dos índios potiguaras no belo e surpreendente Litoral Norte da Paraíba e sul do Rio Grande do Norte.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / João Pessoa

Chegada e receptção no aeroporto João Pessoa/PB. Às 12h, traslado para o hotel em João Pessoa e briefing com anfitrião. Noite livre.

Hospedagem em João Pessoa não inclusa (consulte-nos para opções).
Recomendamos voos para chegada antes das 12hs.

Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

João Pessoa / Lucena / Baia da Traição

Início da expedição após café da manhã, em carro sentido norte. Cruzaremos em ferry boat o Rio Paraíba Cabedelo/Lucena. Na Praia de Lucena onde encontraremos com o primeiro guia local, iniciaremos a caminhada por uma bela e deserta praia. Em seguida, passamos a pé o primeiro rio, já nas Falésias do Bom Sucesso em meio a mata as ruínas da Igreja do Bom Sucesso e abraçada por um Gameleira - segue imponente desde 1789 - seguiremos nosso trekking que, nesse dia, será de aproximadamente 12km. Caminhando boa parte em trilha na Mata sombreada, nosso guia local especialista nesse ecossistema irá colher várias frutas típicas da época e dar uma aula de plantas medicinais durante todo percurso, seja por falésias com lindos mirantes ou mata. Após cruzarmos mais um rio (Mirirí) a pé, seguiremos por trilhas em meio a Mata Atlântica e vegetações típicas, local paradisíaco sempre selvagem. No final da trilha um buggy nos levará até a Barra do Mamanguape (6 km) no encontro do rio com o mar, onde cruzaremos o Estuário, que é uma península semideserta de difícil acesso, e inclusive abriga o Projeto Peixe Boi. Em embarcação local é possível ver esses animais soltos em seu habitat. Um barco nos levará por 30 minutos até a aldeia indígena “Tramataia”, cujo nome vem do tupi e significa erva que cura, planta medicinal usada para combater o inchaço provocado pelo contato com as cascas dos crustáceos, base da economia local. As ruas dessa aldeia tem piso de conchas. Já em terras indígenas demarcadas pela união, um carro nos levará a casa Paraíso Anikauai para a primeiro pernoite frente ao mar na Baía da Traição. A noite podemos ser atendidos por uma pajé indígena (opcional) e curtirmos a paz e céu desse lugar.

Pernoite em Baía da Traição.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
3º dia

Baia da Traição / Camaratuba

Após café da manhã, despertando frente ao mar, teremos mais um lindo dia, dessa vez de imersão na cultura indígena “Potiguara”, que significa comedor de camarão. Nosso anfitrião especialista nas tradições locais irá nos conduzir a princípio de carro em meio as terras indígenas. A Baía da Traição é composta por 33 aldeias, orgulhosa de ser a única etnia no mundo a entrar em confronto com potências colonizadoras e se manter no mesmo lugar de origem há muitos mais de 500 anos. Conheceremos os seus vigorosos habitantes, grande oportunidade de comprar artesanato indígena, pintar o corpo e vivenciar essa cultura, histórias e costumes. As aldeias são protegidas e só descendentes diretos podem morar em suas terras, o local é muito preservado, paramos em casa de nativos onde podemos conhecer pajés e caciques e tomamos banhos em rios e lagoas de águas cristalinas. Para almoçar, iremos a uma linda praia deserta, cercada de falésias onde há somente um restaurante indígena com ocas frente ao mar. Será um dia de relaxamento e reflexão. Ao fim do dia uma caminhada de 04km por trilhas e na Lagoa Encantada para um banho em suas águas mornas, a trilha nos levará a mais um estuário de manguezais, o lindo Rio Camaratuba, onde cruzamos por uma balsa para contemplarmos um pôr do sol incrível. Em seguida caminharemos até a próxima hospedagem. Check-in em pousada elegida.

Pernoite em Barra do Camaratuba

Hospedagem em pousada
Café da manhã
4º dia

Barra do Camaratuba

Mais um dia amanhecendo, e Camaratuba não é qualquer mar. Passaremos o dia inteiro desbravando seus encantos. Nosso monitor logo cedo já estará na pousada para nos conduzir para uma caminada pela pequena vila de duas ruas, a aldeia de pescadores de Barra do Camaratuba. Um distrito da cidade de Mataraca, ainda na Paraíba, localiza-se precisamente na foz do Rio Camaratuba, próximo à divisa com o estado do RN, e é o último povoado litorâneo da costa norte da PB onde vivem aproximadamente 900 moradores. Está encravado entre dunas, resquícios de mata atlântica e manguezais, com uma das praias mais lindas de nossa expedição onde também foi instalado o Parque Ecológico do Caranguejo-uçá. Pela manhã faremos uma pequena caminhada para conhecer a vila, a praia e o mangue, em sua foz com final no alto de uma duna e todo visual do lindo rio. Conheceremos tudo sobre o ecossistema mais importante local, os mangezais, os seus diversos tipos de flora e fauna muito bem explicado pelo guia local que também poderá ensinar a pesca em tarrafa, típica do local. O dia em Camaratuba segue livre para aproveitar esse lindo paraíso de água doce e salgada. Ao final da tarde faremos uma deliciosa expedição (recomendável para quem sabe nadar),  o “Flutuante”, que inicia na praia e, com flutuadores, nos leva pela correnteza rio adentro, conduzindo em meio a linda vegetação por braços de rio, contemplando um pôr do sol que será sem dúvida inesquecível, puro êxtase ecológico! Ao final, uma caminhada por entre árvores de manguezal até a vila. Noite livre.

Pernoite na Barra do Camaratuba.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
5º dia

Camaratuba / Sagi

Após delicioso café da manhã, nos despedimos de Camaratuba. Nesse dia faremos um trekking de 15km por praias desertas em maré baixa de areia dura para nosso próximo destino (as mochilas serão levadas em buggy). No caminho encontramos as gigantes hélices do Parque Eólico e a lagia da Pavuna de água doce para banho. Seguiremos para a divisa PB/RN, Rio Guajú, e após cruzarmos a pé o rio,  uma parada para comer um espetinho de lagosta, camarão ou queijo coalho feito na brasa por Dona Mocinha, ou até mesmo se aventurar em uma tirolesa. Na sequência mais 03km de caminhada até a Aldeia Sagí Tramanda. A vila é a primeira praia do RN com aproximadamante 350 moradores, também com 02 ruas principais, pertence ao município de Baía Formosa, Sagí tem um ar muito pitoresco de vila Potiguara e ainda é pouco conhecida para o turismo. Faremos o check-in na pousada elegida, escolhemos um restaurante para almoçar e a tarde faremos um passeio pelo rio que cruza o vilarejo com uma figura local, Toreba, só alegria!!! Muita diversão e contemplação de um lugar lindo, no alto do rio um ponto de água térmica e transparente para banhar-se e um banho de argila que segundo Toreba rejuvenesce. Noite livre onde iremo pernoitar nesse paraíso em pousada, sempre com vista mar.

Pernoite na praia do Sagi.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
6º dia

Sagi / Baia Formosa / Pipa

Após café da manhã, outro monitor local nos conduzirá até Baía Formosa, aproximadamente 16 km de trilhas na mata atlântica (opcional ir de buggy pela praia) e lagoas. Uma muito famosa, a Coca Cola, tem esse nome pela sua cor, essa reserva é a maior reserva Atlântica nessa região com árvores centenárias que abriga os macacos Guaribas (Bugio), muito provável escutarmos ou até mesmo vermos alguns exemplares dessa raridade no nordeste Brasileiro. No caminho diversas frutas locais da época, além do conhecimento empírico de nosso condutor que sempre surpreende com detalhes da fauna e flora. Ao final do trekking, já em Em Baía Formosa, os bugueiros locais nos conduzirão até a Pipa (22km no total) beirando praia deserta, com área de desova das Tartarugas de Pente administrada pelo Projeto Tamar até chegarmos ilha da restinga, na Praia de Barra do Cunhaú onde cruzaremos mais um estuário em balsa, faltando apenas 10km para chegarmos a Pipa, uma parada em um restaurante frente ao mar para para comer o famoso peixe Meca (opcional), ne sequência mais uma balsa no rio Catu em Sibaúma e na sequência as falésias de até 50mts ao nível do mar, trecho final de nossa expedição para enfim chegarmos ao nosso destino final, a famosa e cosmopolita Praia da Pipa. No primeiro momento Praia das Minas entrando pelo Chapadão e mirante da Praia do Amor para finalmente entrarmos pelas ruas coloridas de Pipa, check-in pousada local. Noite livre com inúmeras opções de restaurantes e bares a Pipa é diferenciada, depois de tantos locais virgens e pouco explorados chegaremos a civilização, porém apesar do movimento Pipa é linda e tem praias fantásticas onde se pode conhecer tudo a pé. 

Sem pernoite incluso.

Café da manhã
7º dia

Pipa / Origem

Após o café da manhã, nos despediremos de Pipa e seguiremos para Natal, onde embarcaremos com destino à cidade de origem (aproximadamente 90km, em 2h de viagem). Recomendamos voos para após 12h. 

Uma dica é ficar mais dias em Pipa, e fazer a trilha no santuário ecológico até Praia do Madeiro e nadar com os golfinhos selvagens na Baía dos Golfinhos (não incluso). 

Café da manhã
Traslado aeroporto / rodoviaria
6º33'35" S, 34º56'5" W

Baía da Traição

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- A data especial para a expedição será de preferência em semana de lua cheia ou nova, facilitando os acessos das caminhadas por praias em maré baixa pela manhã e atrativos de rios e piscinas naturais;

- Caso haja necessidade de resgate por não condições físicas o cliente terá que arcar com custos de traslado extra, podendo ser buggy, cavalo, moto, etc.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

6º14'30" S, 35º5'8" W

Buggy no último trecho da travessia

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Praia de Pipa

Abaixo mais opções de roteiros para a Praia de Pipa, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos