4
Entreverdes e aventuras

Caminho da BocainaSerra da Bocaina

Roteiro de 4 dias 3 noites
Dificuldade Dificil
Pacotes a partir de R$ 2.167,00

Sobre Serra da Bocaina

A Viagem

Uma das mais incríveis programações de caminhada na Serra da Bocaina!

Com formato de caminho, também sendo uma travessia da Serra da Bocaina no sentido oeste/leste, o Caminho da Bocaina é a novidade que a Serra da Bocaina oferece a todos que gostam da aventura de se aventurar. Rincões desconhecidos, sertões pouco desbravados, imensidões sem a presença humana, locais onde a natureza nos presenteia com belíssimos visuais de montanha, cachoeiras, e a emoção de pisar por lugares onde bem poucos aventureiros ousaram deixaram as marcas de suas botas.

O caminho da Bocaina é o único caminho no Brasil que não atravessa nenhuma cidade ou área urbana, seu trajeto é totalmente na montanha com muitos visuais, cruzando florestas, pequenas propriedades rurais e cachoeiras! O Caminho da Bocaina é uma peregrinação na natureza, onde cada participante vai sentir sua mente aos poucos se misturando com o horizonte longínquo se derretendo no ensurdecedor barulho do silêncio, tornando-a mais serena e tranquila a cada dia de caminhada.

Um espetáculo para os olhos, uma bênção para o corpo, o remédio ideal para a mente ficar em paz, uma oportunidade de se encontrar consigo mesmo…

Venha vivenciar esse desafio, superar seus obstáculos internos, expandir seus próprios limites, ganhar mais autoconfiança e se dar ao luxo de se achar um vencedor!

O Caminho da Bocaina também é ideal para quem está se preparando para fazer o Caminho de Santigado de Compostela.

Prepare sua mochila, engraxe suas botas – e junte-se a nós nesta aventura com muitos visuais!

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

1º dia

Origem / São José do Barreiro / Crista da Bocaina

Chegada às 06h em São José do Barreiro, próximo à Praça Central, para encontro, apresentações e check-in na sede de nosso parceiro. Logo em seguida, sairemos em econdução coletiva para o Sertão de Silveiras (75km). Chegaremos no ponto de início da caminhada às 08h, para logo em seguida partir para nossa caminhada de 12km subindo a Serra e seguindo pela crista da Bocaina, chegando a mais de 1.900m de altitude, até a primeira pousada. Chegada às 15h30 na Pousada Mirante da Bocaina e jantar de massas ou rodízio de pizzas às 19h. Solenidade de carimbo dos passaportes e pernoite em pousada.

Atenção: 

- Qualquer atraso no horário de saída irá comprometer o horário de chegada na primeira pousada; serão 2hs em caminhonete e 6 horas de caminhada.

- Trazer pequenos lanches, barras de cereais, frutas, entre outros, para comer durante a caminhada.

- Todos os participantes deverão levar lanterna preferencialmente de cabeça.

- O pernoite é feito em quartos coletivos, não é necessário levar roupa de cama. O banheiro é coletivo com água quente.

Dicas para aumentar o seu conforto:

- No primeiro e no segundo dia da programação, haverá um carro de apoio acompanhando o grupo; sendo assim, leve seus equipamentos numa mochila maior para ficar no carro e leve para caminhar outra bem pequena, somente para carregar sua água e seu lanche de trilha.
Quando chegar na Pousada Recanto da Floresta, deixe na pousada toda a sua roupa suja pois, no terceiro dia não haverá carro de apoio, portanto, tudo o que desejar levar, terá que carregar na sua mochila.

Hospedagem em pousada
Jantar
2º dia

Cachoeira dos Pilões / Caminho da Bocaina

Café da manhã às 07 horas e em seguida início da caminhada de 12km até a Cachoeira dos Pilões. Faremos uma parada para banho na Cachoeira dos Pilões por volta das 12h e após iniciaremos a caminhada de 10km pelo Caminho da Bocaina. A partir da Encruzilhada com o município de Areias, faremos o traslado do grupo na caminhonete de apoio para a pousada Recanto da Floresta em duas ou mais viagens. Passagem pelas Ruínas da Casa de Pedra. Chegaremos na pousada Recanto da Floresta por volta das 17h, onde um almoço vespertino de comida caseira feita com primor e fartura feita fogão à lenha estará nos aguardando. Para finalizar o dia, a noite será servido um delicioso caldo quente com torradinhas de forno. Solenidade de carimbo dos passaportes. Pernoite na pousada.

Observação:

- Trazer pequenos lanches, barras de cereais, frutas, entre outros, para comer durante a caminhada.

- O pernoite é feito em quartos coletivos na modalidade hostel.

Hospedagem em pousada
Café da manhã
Almoço tardio
Jantar
3º dia

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Sairemos às 8h, após café da manhã (07h), para caminhada de 2km até a Sede do Parque Nacional da Serra da Bocaina e caminhada de 23km no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Por volta das 13h faremos uma parada Cachoeira das Marrecas, para lanche e banho. Passagem pelo belo visual do Vale do Bonito. Chegaremos na casa de colono por volta das 17h. Jantar de comida caipira com fartura feita em fogão à lenha, e solenidade de carimbo dos passaportes. Pernoite em casa de colono.

Observação:

- Trazer pequenos lanches, barras de cereais, frutas, entre outros, para comer durante a caminhada.

- A casa é de pau a pique e bastante simples, não tem eletricidade, o pernoite é feito em quartos coletivos, não é necessário levar roupa de cama. O banheiro é coletivo e tem serpentina para esquentar a água.

Hospedagem em casa de morador
Café da manhã
Jantar
4º dia

Vale do Rio Gavião / Vale do Sertão da Onça / Serra da Brastel

Acordaremos cedo para café da manhã, e às 07h30 sairemos para o último dia de nossa caminhada. Serão 23km subindo o Vale do Rio Gavião e percorrendo todo o Vale do Sertão da Onça. Parada para lanche e banho na belíssima Cachoeira do Jacú Pintado e após reinício da caminhada percorrendo todo o Vale do Sertão da Onça, Vale da Roseira e Alto da Brastel. Chegaremos na Serra da Brastel por volta das 16h para almoço de encerramento no Restaurante Estalagem. Última solenidade de carimbo dos passaportes e entrega dos certificados aos que concluíram o "Caminho da Bocaina". Às 17h30 descida da Serra da Bocaina em condução coletiva, passagem por Bananal e retorno para São José do Barreiro, com chegada prevista na sede de nosso parceiro às 19h30.

Observação:

- Trazer pequenos lanches, barras de cereais, frutas, entre outros, para comer durante a caminhada.

Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.

Informações gerais

A saída do grupo somente será confirmada com um mínimo de 4 participantes pagantes e um máximo de 10 participantes.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.


Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total.
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total.
- Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Parte aérea:
- Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Bastão para caminhada (opcional)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Mochila (de 30 a 45 litros)

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Sandália, papete ou crocs
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Serra da Bocaina

Abaixo mais opções de roteiros para a Serra da Bocaina, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor a seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!