5
Entreverdes e aventuras

Imersão na AmazôniaSão Gabriel da Cachoeira

Roteiro de 5 dias 4 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 9.500,00

Sobre São Gabriel da Cachoeira

A Viagem

Um roteiro para conhecer de perto o povo amazônico com sua cultura, culinária, histórias e modos de vida. São Gabriel da Cachoeira é a principal cidade da região chamada de “Cabeça de Cachorro”, devido à forma da linha da fronteira com Colômbia e Venezuela. Nesta região estratégica vivem 23 grupos étnicos distintos entre eles os Wanano, Baniwa, Yanomami, Nheengatu, Tucano e falam-se muitas línguas e dialetos. A riqueza e diversidade cultural são surpreendentes e serão descobertas na relação com a natureza, nas crenças e sabedorias que são transmitidas de geração em geração.

Existem lugares que não adianta falar, é preciso conhecer. São Gabriel da Cachoeira é um desses Paraísos. E está dentro de outro Paraíso: a Amazônia

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Conheça tudo o que São Gabriel da Cachoeira proporciona!

1º dia

Origem / São Gabriel da Cachoeira

Ao desembarcar, iremos para um passeio de reconhecimento pelo centro da cidade. Almoço
no Mercado Municipal ou local a ser combinado (não incluso). Fim de tarde na praia, jantar e noite livre.

Obs.: A gastronomia regional é um dos pontos ricos desta viagem, e devido haver várias opções de ambientes e diversidades de ofertas, optamos por deixar livre de acordo com a disponibilidade do momento, conforme a recomendação do guia, com despesas à parte do pacote. 

Hospedagem em hotel/pousada
Traslado aeroporto / hospedagem
2º dia

Visita à Comunidade de São João

Fica localizada do outro lado do Rio Negro. Iremos de barcos com motor, chamados de “voadeiras”, onde visitaremos o vilarejo típico de comunidades ribeirinhas, onde iremos conhecer os aspectos das vidas simples, escolas, seu meio de trabalho, experimentar os gostos das comidas preparadas, fazer visitas nos arredores na mata da comunidade, conhecer alguns anciões e saber um pouco da história. Ao final do dia, retornar para São Gabriel da Cachoeira. Jantar (não incluso) e pernoite na Pousada Bawary.

Café da manhã
3º dia

Comunidades Curicuriai, Mercês e São Jorge

Comunidade de Mercês - Localizada na margem esquerda do Rio Negro, fica na foz do Rio Curicuriari, canal de acesso para a comunidade de São Jorge e na sequência, à montanha chamada popularmente de Bela Adormecida. Essa comunidade abriga indígenas de etnias variadas, os quais vivem na simplicidade interiorana típica dos povos ribeirinhos do Amazonas. Sua economia de subsistência baseada na caça, pesca e cultivo de mandioca e macaxeira, que fazem parte da alimentação primária dos integrantes dessa comunidade. O acesso para São Jorge pode ser realizado por voadeira (lancha de alumínio). Também existe uma trilha para São Jorge e nesse itinerário através selva a caminhada demora de 30 a 50 minutos, de acordo com a passada do participantes.

Comunidade de São Jorge - Localizada na margem direita do Rio Curicuriari, canal de acesso para a comunidade e para a montanha Bela Adormecida. Aqui habitam indígenas de várias etnias, que vivem da caça, pesca e cultivo de mandioca e macaxeira, que fazem parte da alimentação primária dos integrantes dessa comunidade. Como diferencial, a comunidade
tem uma associação que desenvolveu um projeto de pesca esportiva, no qual recebem parte dos lucros obtidos pelas operadoras de turismo que exploram essa modalidade. O acesso para São Jorge é realizado principalmente por lancha de alumínio e por uma trilha que tem origem na comunidade de Mercês, para os mais aventureiros, os quais são recompensados pela visão majestosa de parte da floresta amazônica da região. Outras recompensas são a visão próxima da exuberante Bela Adormecida e uma linda cachoeira que sem dúvida faz valer a pena qualquer esforço para alcançá-la. Ao final do dia, retornar para São Gabriel da Cachoeira. Jantar (não incluso) e pernoite na Pousada Bawary.

Café da manhã
4º dia

Comunidade indígena Ya-Mirim, Balaio, Parintins

As três Comunidades deste roteiro estão localizadas na BR 307, rodovia de acesso ao distrito de Cucuí, com extensão de 200 km até o referido distrito. Essas Comunidades utilizam a Rodovia para transportar o excedente da lavoura de subsistência para vender na feira municipal e assim adquirir itens básicos da alimentação que já se apropriou de muitos itens da
chamada alimentação dos brancos, se referindo aos produtos alimentícios dos não indígenas que são vendidos por comerciantes em São Gabriel da Cachoeira. A comunidade de Parintins fica nas imediações do Km 74, Iá Mirim no Km 85 e Balaio no Km 100. Todas dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina. No Km 85 também está localizado o acesso até às comunidades Yanomami existentes nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro, inicialmente pelo Igarapé Iá Mirim e depois pelo Rio Cauburis e afluentes. Na comunidade de Balaio existe uma maloca indígena que é palco de eventos tradicionais da cultura da etnia Tucano e também onde os Pagés daquela etnia se reúnem para celebrar sua religiosidade e praticar seus conhecimentos da medicina indígena. Um passeio que sem dúvida irá provocar muitos questionamentos no visitante. Como bônus desse incrível passeio, os
visitantes poderão registrar a passagem pela linha imaginária do Equador, a parte mais larga do nosso planeta, a qual marca a divisão entre os hemisférios norte e sul. Ao final do dia, retornar para São Gabriel da Cachoeira. Jantar (não incluso) e pernoite.

Café da manhã
5º dia

São Gabriel da Cachoeira / Origem

Depois desta imersão profunda na Amazônia, junto aos Amazônidas originais, chegou o dia do regresso para nosso mundo. Durante esses dias você foi um Amazônida, e a alma deste lugar encontrou guarida em seu interior, e você jamais se esquecerá desta experiência na Maior Floresta do Mundo. Às 08h00 transfer da pousada para o aeroporto.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
0º7'22" N, 67º5'49" W

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

 

Informações gerais

- Não operamos com a parte aérea. A companhia que realiza esses voos é a AZUL, com voos às terças, quintas e sábados, no trecho Manaus/São Gabriel da Cachoeira/Manaus.

- Há a opção de viajar de S. Gabriel da Cachoeira para Manaus em Lancha Expresso, com duração de 24 horas pelo Rio Negro. Não tem saídas diárias, por isso é importante estabelecer um cronograma antecipado, caso queira esta opção. Estas lanchas podem ser uma alternativa, em caso de imprevistos com os voos.

- Esta programação poderá ser alterada em virtude de situações ocasionais durante o evento. 

- Os transportes em São Gabriel da Cachoeira devem ser em veículos de passeios. No trajeto para as comunidades indígenas, há a possibilidade de que sejam em Toyotas Bandeirante, conforme a necessidade do momento.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.

0º7'22" N, 67º5'49" W

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Mosquetões

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Roupas íntimas
  • Camisetas
  • Jaqueta Anorak
  • Blusa Fleece
  • Sandália, papete ou crocs
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Powerbank

Outros

  • Saco plástico para o lixo na trilha

Galeria de fotos

Somente uma prévia do que você verá.

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Amazônia

Abaixo mais opções de roteiros para a Amazônia, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos