7
Entreverdes e aventuras

Expedição Katerre - AnajaúAmazônia

Roteiro de 7 dias 6 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de R$ 17.000,00

Sobre Amazônia

A Viagem

Com um leque diversificado de atrações selvagens e humanas, este roteiro oferece mergulho com Botos Cor-de-Rosa, índios Tuiuka e navegação por ecossistemas de água negra e barrenta, do Rio Solimões até o Parque Nacional de Anavilhanas, passando por todo o arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro.

Em seu ponto mais distante, conheceremos o rio Jaú, onde está o maior parque florestal de água doce do mundo. Pela logística relativamente complicada de acesso, suas trilhas, cachoeiras e igarapés são turisticamente muito pouco explorados. Macacos, preguiças, botos, pacas e aves podem ser observados em pernoites na selva, ou do rio, próximo à hora do por-do-sol. Na estação da seca, as ariranhas são o destaque.

Comunidades ribeirinhas, com genuínas manifestações culturais nortistas, dão o toque humano a uma região onde a natureza ainda comanda o espetáculo. O sistema aquático do Parque e composto por 3 grandes rios (Unini ao norte, Carabinani ao sul e Jaú ao centro) e
uma infinidade de pequenos igarapés de águas negras. O nível de água destes rios apresenta uma grande variação durante o ano. As matas encontradas nas margens dos rios são chamadas de Matas de Igapó, e são submetidas a períodos de 6 a 8 meses de inundação durante o ano. As matas não alagadas são conhecidas como Floresta de Terra Firme.

Esta é a típica floresta tropical úmida, com árvores que chegam a mais de 35 m de altura, como a Samaúma. Sua diversidade chega a 200 espécies por ha.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Vivência profunda na Amazônia nesta expedição de 7 dias!

1º dia

Origem / Manaus / Rio Negro / Solimões

Embarque as 09h no Píer do Hotel Tropical, em Manaus. Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro. Chegada ao Lago Janauary, um rico ecossistema amazônico repleto de aves, répteis, plantas exóticas e árvores gigantes, banhado pelas águas do Rio Solimões, abundante em vida e nutrientes orgânicos. Atracagem para passeio de canoa pela região. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-daVárzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum),Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus). Arirambas(Galbulidae), Vitória Régia (Victoria Amazonica). No retorno, seguimos a navegação pelo até o Rio Solimões. Almoço a bordo. Chegamos ao Encontro das Águas, onde Rio Negro e Rio Solimões correm lado a lado por mais de 9 km. Seguimos a navegação em direção ao Arquipélago de Anavilhanas, Rio Negro acima. Jantar a bordo, navegação noturna.

Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
2º dia

Rio Negro / Rio Ariaú / Acajatuba

O dia amanhece no Rio Negro, onde reside um assentamento de indígenas oriundo do Alto Rio Negro. Após o café da manhã a bordo, descemos para a aldeia onde assistimos a uma apresentação rústica de seus costumes tradicionais. Dança, um pouco de história e artesanato. Após a apresentação, intercâmbio em língua nativa Tuiuka e Tukano. Almoço a bordo. Seguimos navegação até o Rio Ariaú, um belo curso de águas pretas, com vegetação característica e atrações peculiares como árvores gigantes, onde há anos se situava o famoso hotel de selva Ariaú. com o opcional de realizar a Escalada de Árvore ( necessário
aviso antecipado). Grande incidência de fauna. Atividade de trilha aquática com Pescaria de piranhas e provável interação com macacos de cheiro. Após o jantar, focagem de jacarés e outros animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
3º dia

Arquipélago de Anavilhanas

O dia amanhece no coração do segundo maior Arquipélago fluvial do mundo. Navegamos até o encontro com Botos Cor-de-Rosa em casa flutuante apropriada. Em seguida vamos conhecer o Pirarucu, o maior peixe de escamas do mundo, também conhecido como o Leão da Amazônia. Retorno à embarcação, almoço a bordo. Navegação até a comunidade cabocla do Santo Antonio (ou Tiririca), caminhada e visita a casa de farinha, pomar de frutas
regionais e loja artesanato. Imersão em lagoa central no meio da floresta (disponível na cheia) Jantar a bordo, enquanto navegamos em direção às Grutas do Madadá.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
4º dia

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá. No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com boias no Rio Negro. Almoço a bordo. Retorno a embarcação, zarpamos com destino a Praia do Sono. Jantar e histórias do folclore caboclo. Pernoite ancorado na praia (seca).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
5º dia

Parque Nacional do Jaú

O dia amanhece e no caminho para o parque Nacional do Jaú, parada para conhecer Airão Velho e petróglifos. Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque parada para identificação. Pequena caminhada para visitar a grande arvore da Amazônia, a Samaúma. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos.Estação da Cheia: ancoragem e incursão de voadeira pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis). Estação da Seca: Incursão pelo rio Carabinani, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a Comunidade da Cachoeira, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
6º dia

Parque Nacional do Jaú

Ancoragem na Comunidade da Cachoeira - passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, etc. Passeio em canoa de pescador na ilha dos macacos para observação da fauna local, em especial o macaco Bicó. No retorno, mergulho na cachoeira (estação seca). Visita a árvore gigante (estação da cheia). Almoço a bordo. Início da navegação de retorno a base do ICMBIO, saída do parque.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
7º dia

Novo Airão / Manaus / Origem

Visita ao Flutuante dos Botos Cor-de-Rosa, interação com a espécie. City-tour pela cidade de Novo Airão, visita na Fundação Almerinda Malaquias (FAM), projeto que engloba geração de renda através de marchetaria e educação ambiental para crianças e jovens (projeto onde somos mantenedores) e a AANA (Associação de Artesãos de Novo Airão) artesanato de fibras, madeira e indígena (opcional). Visita ao Lodge Mirante do Gavião. Almoço no Restaurante flutuante Flor do Luar. Traslado Novo Airão – Manaus em taxi climatizado ou Van, previsão de chegada às 15h30.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Selecione abaixo o período que deseja realizar sua viagem. Consulte-nos para outras datas.
Avisaremos quando houver saídas promocionais no período escolhido.

Informações gerais

Obs.: Para efeito de preservação do roteiro, alguns nomes de logradouros são fictícios. As atrações permanecem fidedignas.

A empresa se resguarda de direito de proceder modificações do roteiro apresentado de acordo com o nível do rio, condições de navegação ou condições climáticas que possam interferir na atividade proposta.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

As tarifas aéreas estão sujeitas a constantes mudanças. Certifique-se do valor no dia do pagamento do seu pacote. Somente a emissão do passagem garante a tarifa.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Poncho para chuva

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna
  • Powerbank

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Amazônia

Abaixo mais opções de roteiros para a Amazônia, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos