8
Entreverdes e aventuras

Expedição Katerre - Reserva XixuaúAmazônia

Roteiro de 8 dias 7 noites
Dificuldade Leve
Pacotes a partir de consulte-nos

Sobre Amazônia

A Viagem

Caso seu maior desejo seja apreciar a vida selvagem, este é o roteiro ideal dentre todas as atrações que a Amazônia oferece. Apesar das praias que surgem durante a época de seca, dos encantadores vilarejos com artesanato primoroso e das adoráveis cachoeiras, o rio Jauaperi, localizado na Reserva do Xixuaú, abriga de forma intocada algumas das espécies mais fascinantes da fauna amazônica - ariranhas, peixes-boi, jaburus, quatipurus, macacos arborícolas, enormes jacarés pretos, bandos de tucanos vermelhos, gaviões malhados solitários e araras multicoloridas barulhentas. Esses animais compõem a paisagem visual e sonora desse santuário ecológico extraordinário. Esse santuário é incomum, pois é uma reserva privada onde os residentes, de forma excepcional, decidiram preservar os animais para fins de ecoturismo.

Navegando pelos igarapés de águas cristalinas, temos a sorte de, durante o verão, avistar botos e ariranhas passando sob nossas canoas. Os peixes-boi desfrutam de sua tranquilidade característica, enquanto os macacos Guariba impressionam com seus cantos guturais impressionantes. Nesse lugar, é proibido usar motores a explosão, pois o silêncio é cultivado pelos seres humanos e a natureza reina livremente. A 500 km de Manaus, já no estado de Roraima, é para lá que nos dirigimos!

Essa experiência é altamente recomendada para aqueles que desejam ter uma vivência profunda na Amazônia e um maior contato com os habitantes locais e a vida selvagem.

Roteiro

Todos os dias uma nova experiência

Vivência profunda na Amazônia nesta expedição de 8 dias!

1º dia

Origem / Manaus / Novo Airão / Anavilhanas

Traslado terrestre às 09h, da hospedagem em Manaus (não inclusa) com destino a Novo Airão (2h30). Chegada próximo a hora do almoço. Embarque e almoço a bordo. Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf. Inicio da Expedição Katerre pelo arquipélago de Anavilhanas. Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras. Parada para banho com boias no Rio Negro. Retorno a embarcação, prosseguimos navegando até o Mirante do Madadá. É servido um leve jantar a bordo. Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 pisos com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.

Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
2º dia

Anavilhanas / Madadá

O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã. Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá. No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. Mergulho com bóias no Rio Negro. Retorno à embarcação. Zarpamos com destino a Praia do Sono. Pescaria de piranhas e visita a comunidade. Pernoite ancorado na praia (seca) ou no igarapé (cheia).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
3º dia

Parque Nacional do Jaú

O dia amanhece na Praia do Sono. No caminho para o Parque Nacional do Jaú, parada para conhecer as ruinas de Airão Velho e petroglifos (cheia). Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque. Pequena caminhada para visitar a grande aárvore da Amazônia, a Samaúma. Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos. Estação da Cheia: ancoragem e incursão pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis). Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
4º dia

Rio Jauaperi / Igarapé do Matias

Navegação pela Encosta dos Pássaros, até a vila de Moura, que é a maior comunidade do Rio Negro, com cerca de 700 habitantes. Desembarque, intercambio local. Esta é a última localidade para possível compra de conveniências. Retorno a navegação, entrada no Rio Jauaperi. Próximo a hora do Por-do-Sol, chegamos a comunidade do Xixuaú, no início da reserva.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
5º dia

Reserva do Xixuaú

Após café da manhã, desembarque na comunidade do Xixuaú, tour de reconhecimento, intercambio com os moradores. Preparo do grupo para as trilhas aquáticas nos lagos e igapós da reserva, em pequenas canoas a remo (2 passageiros máx), com guia local, para observação de aves e mamíferos aquáticos. Tratamento personalizado. Visualização de ariranhas, botos, tucanos, provável de macacos arborícolas colhendo frutas no igapó, dentre outros animais. Retorno do passeio, almoço abordo. Visita a Samaúma, árvore gigante, maior espécie arbórea da região. Incursão com canoas a remo nos lagos para pesca recreativa, avançando até a boca da noite. Atenção especial para o canto dos Guaribas, audível durante a madrugada e logo ao nascer do dia. Focagem de jacarés e animais noturnos.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
6º dia

Reserva do Xixuaú

Antes do café da manhã, observação de jacarés na beira do rio, no porto da comunidade. Café da manhã a bordo. Após café da manhã na maloca da comunidade, mini-expedição para acampamento com pernoite na floresta, em local privilegiado para observação da vida selvagem (opcional incluso). O trajeto até o local é feito de canoa, em igarapés de água cristalina, com paradas para Mergulho com mascaras em observação da vida aquática submersa. Montagem do acampamento, construção do tapiri (casa onde armamos as redes). Almoço. Cardápio do dia: peixe pescado na hora, com guarnições trazidas do barco. Fogueira, bate-papo, contos e folclores das criaturas da mata – Mapinguary, Matinta-Perêra, Curupira, Cobra Grande. Pernoite em redes no tapiri.

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
7º dia

Reserva do Xixuaú

Navegamos pelo Rio Jauaperi até o Igarapé do Matias, onde conhecemos um modelo de Escolinha Comunitária alternativo, com práticas de educação ambiental e difusão da cultura local. O dia amanhece na floresta. Preparo do café da manhã. Trekking de 3hs em floresta primária, mata adentro, no intuito de visualizarmos aves e mamíferos terrestres (Macacos, Antas, Preguiças, Queixadas), e todos os sons que a biodiversidade amazônica nos oferece. Momentos de contemplação em logradouros especiais. Retorno para embarcação, almoço a bordo. Reunião de despedida na maloca central, exposição de artesanato local, caipirinha de confraternização. 15hs: Inicio da navegação de retorno (non-stop).

Café da manhã
Almoço
Jantar
Hospedagem no cruzeiro
8º dia

Parque Nacional das Anavilhanas / Manaus /Origem

Chegada a Novo Airão prevista para 10hs da manhã. Observação de Cetáceos no flutuante Boto Cor de Rosa. City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, estaleiros de construção naval e atrações da cidade. Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar. Traslado Novo Airão - Manaus, chegada prevista para 15:30h.

Traslado aeroporto / hospedagem
Café da manhã
Almoço

Datas e Preços

Opções de acordo com a sua disponibilidade.

Consulte-nos para datas e valores.

Informações gerais

Obs.: Para efeito de preservação do roteiro, alguns nomes de logradouros são fictícios. As atrações permanecem fidedignas.

A empresa se resguarda de direito de proceder modificações do roteiro apresentado de acordo com o nível do rio, condições de navegação ou condições climáticas que possam interferir na atividade proposta.

Consulte-nos para outras opções de hospedagens.

Os valores e disponibilidades descritos neste site estão sujeitos a alterações. Confirme datas e valores com nossos consultores.

O roteiro acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos ou demais fatores que possam interferir na segurança dos participantes.

Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.

Seguro viagem, quando incluso no pacote, é válido para passageiros brasileiros de até 70 anos de idade. Consulte valor adicional para maiores de 70 anos e/ou estrangeiros.

O que levar

Necessário, somente o necessário.

Não deixe que nada atrapalhe sua viagem, e nem pese demais! Se tiver dúvidas do que levar, conte conosco para te orientar e indicar as melhores roupas e equipamentos.

Equipamentos

  • Mochila de ataque (pequena)
  • Cantil / Garrafa para água
  • Poncho para chuva

Vestuário

  • Tênis ou botas pré-amaciados, com solado aderente
  • Meias de trekking
  • Calça de trekking
  • Bermuda
  • Camisetas
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • Boné ou chapéu para sol
  • Roupa de banho

Cuidados Pessoais

  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Toalha para banho pequena
  • Repelente de insetos
  • Medicamentos tomados regularmente

Eletrônicos

  • Máquina fotográfica
  • Lanterna
  • Powerbank

O que achou do nosso roteiro?
Ficou com alguma dúvida?

Estamos a disposição para lhe orientar na escolha do melhor roteiro,
e tornar sua viagem inesquecível.

Roteiros

Temos outras opções para a Amazônia

Abaixo mais opções de roteiros para a Amazônia, com passeios e/ou prazos que se encaixam melhor ao seu perfil. E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a gente!

Utilize também o nosso novo comparador de roteiros.

Comparar roteiros

Conheça mais destinos
Entreverdes e aventuras

Veja todos os destinos